Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEIEFA013

Alemão I

Código: MEIEFA013     Sigla: A_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Língua Estrangeira

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 0 MEIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 26 81
MEPIEFA 0 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 26 81

Língua de trabalho

alemão

Objetivos

Os estudantes vão adquirir e aprofundar as competências de língua necessárias para o ensino da língua alemã; praticar a leitura, nomeadamente através do estudo de textos autênticos sobre didática, pedagogia e cultura; praticar a compreensão oral, através de recurso a materiais audio; praticar a produção oral, adquirindo maior fluência e melhorando aspetos da fonética, através da apresentação de trabalhos e da participação em discussões em contexto de sala de aula; adquirir e aprofundar a sua capacidade de exprimir opiniões e de reagir às opiniões dos colegas; adquirir o léxico específico para o exercício profissional de docente de língua alemã (“Unterrichtssprache”); adquirir maior competência gramatical através da revisão e do aprofundamento de temas escolhidos da gramática alemã; adquirir autonomia na consulta de gramáticas descritivas para esclarecimento de dúvidas e resolução de dificuldades individuais; adquirir e aprofundar técnicas de pesquisa em bibliotecas e na internet, recorrendo a sites em língua alemã; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.

In diesem Fach werden die Fertigkeiten der deutschen Sprache vertieft, d.h. sowohl die Produktion als auch die Rezeption mündlicher wie schriftlicher Texte, um die Studenten auf ihre spätere Tätigkeit als Deutschlehrer vorzubereiten. Im Vordergrund steht der Erwerb bzw. Ausbau von den Kompetenzen, die im Unterrichtsalltag von besonderer Bedeutung sind. Im Laufe des Semesters werden die Studenten - die für den DaF-Unterricht und die Unterrichtspraxis erforderlichen Sprachkenntnisse erwerben bzw. ausbauen; - ihre Lesekompetenz erweitern, insbesondere durch die Lektüre von authentischen Texten über Didaktik, Pädagogik und Themen, die sich mit dem Alltag an deutschen Schulen beschäftigen; - durch die Rezeption von Audiomaterialien sowie die Vorträge von Referaten das Hörverstehen trainieren; - durch die aktive Mitarbeit, Vorträge im Unterricht und Diskussionen ihre mündliche Ausdrucksfähigkeit verbessern; - ihre Fähigkeit ausbauen, eigene Meinungen zum Ausdruck zu bringen sowie auf Meinungen der Kommilitonen zu reagieren; - das für den DaF-Unterricht erforderliche Vokabular erwerben und anwenden (Unterrichtssprache); - durch gezielte Wiederholungen und Vertiefung ausgewählter grammatischer Themen ihre Grammatikkenntnisse festigen; - den eigenständigen Umgang mit deskriptiven Grammatiken üben, um im Selbststudium Grammatikkapitel vorzubereiten bzw. Zweifel zu klären; - Recherchetechniken erwerben und ausbauen (Bibliotheken sowie deutschsprachige Internetseiten); - durch die Präsentation von Arbeitsergebnissen ihre Medienkompetenz erweitern.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes vão fazer um trabalho de revisão e aprofundamento do nível B2 (Grundstufengrammatik), nomeadamente no que diz respeito às competências indispensáveis para a atividade letiva enquanto profesores de alemão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Serão focados temas relacionadas com situações que ocorrem na escola e na sala de aulas. Os estudantes vão adquirir conhecimentos sobre o sistema de ensino alemão. Praticar-se-á a linguagem técnica necessária para situações na sala de aulas (“Unterrichtssprache”) a fim de preparar os estudantes para a sua futura profissão e de lhes fornecer as ferramentas indispensáveis para dominar, em língua alemã, as várias situações comunicativas. Vários aspetos gramaticais (por exemplo todo o complexo da conjugação verbal) são objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos.
Para completar o estudo e o aprofundamento da gramática, os estudantes são convidados a elaborar, de forma autónoma, pequenas unidades didáticas sobre aspetos seleccionados da gramática alemã, e apresentá-las nas aulas.

Os estudantes irão alcançar a competência gramatical que lhes permitirá transmitir, de forma segura e correta, os conteúdos gramaticais que constam dos programas escolares.

Im Unterricht werden unterrichtsspezifische Themen behandelt. So werden Texte besprochen, in denen es u.a. um Probleme des Alltags an Schulen, Psychologie des Lernprozesses, die Beziehung zwischen Lehrern und Schülern sowie die Beziehung der Schüler untereinander geht. Weiterhin sollen die Seminarteilnehmer Kenntnisse über das deutsche Schulsystem erwerben und dieses mit anderen europäischen Schulsystemen vergleichen können.
Es wird im Laufe des Seminars immer wieder unterrichtsspezifische Fachsprache geübt, um die Studenten auch lexikalisch auf ihrer spätere Tätigkeit als Fremdsprachenlehrer vorzubereiten und ihnen ein sprachliches Instrumentarium an die Hand zu geben, das ihren Arbeitsalltag und die Kommunikation im Klassenzimmer in deutscher Sprache erleichtern soll. Neben ausgewählten Grammatikthemen des Lehrbuches werden im Laufe des Studiums erworbene Grammatikkenntnisse in Form von Wiederholung und Vertiefung Gegenstand des Unterrichts sein.
Die Studenten werden im Unterricht aufgefordert, kleinere Grammatikeinheiten eigenständig zu erarbeiten, wobei sie verschiedene Grammatiken konsultieren sollen, um ihre Ergebnisse in Form von kleinen Unterrichtseinheiten in der Gruppe zu präsentieren. Es wird von den Teilnehmern erwartet, dass sie ihren Kenntnisstand der deskriptiven Grammatik erweitern und am Ende des Seminars über profunde Grammatikkenntnisse der deutschen Sprache verfügen, die weit über das an den Schulen gelehrte Pensum hinausgehen und die ihnen die nötige Sicherheit vermitteln, Grammatik in der Unterrichtspraxis zu vermitteln.
Von den Studenten wird erwartet, dass sie eigenständig arbeiten, um individuelle Schwächen zu beheben. Die Studenten können dazu aufgefordert werden, Referate vorzubereiten und vorzutragen sowie an Projekten mitzuarbeiten. Besonderer Wert wird auf eigenständige Recherche (u.a. im Internet), Gruppenarbeit und die angemessene Präsentation von Arbeitsergebnissen gelegt, zudem wird eine aktive Mitarbeit im Unterricht vorausgesetzt, um die kommunikative Kompetenz weiter zu entwickeln.

Bibliografia Obrigatória

Butzkamm, Wolfgang; Unterrichtssprache Deutsch. Wörter und Wendungen für Lehrer und Schüler, Hueber, 2007. ISBN: 9783190115860
Klosa, Annette et al. (Hrsg.); Duden. Deutsches Universalwörterbuch, Bibliographisches Institut & F.A. Brockhaus AG, 2006

Bibliografia Complementar

Schmidt, Sabine; Schmidt, Karin (Hrsg.); Erinnerungsorte. Deutsche Geschichte im DaF-Unterricht, Cornelsen Verlag, 2012
Engel, Ulrich; Deutsche Grammatik – Neubearbeitung, Iudicium, 2004
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 1 + 2, De Gruyter Mouton, 2010
Dietmar Rösler;; Deutsch als Fremdsprache – Eine Einführung, J.B. Metzler, 2012
Paul Rusch; Helen Schmitz; Einfach Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch A1 bis B1, Langenscheidt, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet. Dá-se grande importância à participação ativa por parte dos alunos.
O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: apresenta trabalhos orais e escritos, faz testes e entrega trabalhos de projeto e de investigação. A elaboração dos trabalhos e das apresentações em aula são acompanhadas pela docente nas horas de contacto de orientação tutorial. Nestas horas de orientação tutorial a docente também procura, em conjunto com os estudantes, definir estratégias individuais para superar dificuldades diagnosticadas ao longo das aulas.

Software

Microsoft Office: Word, Power-Point

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 15,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de investigação 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75 % das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é feita através da média das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O estudante terá que apresentar todas as componentes de avaliação, tanto escritas como orais.

Melhoria de classificação

O estudante terá que apresentar todas as componentes de avaliação, tanto escritas como orais.

 

Observações

A avaliação desta unidade curricular não prevê exame final. Por isso, estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.
Língua de Ensino: Alemão
Recomendar Página Voltar ao Topo