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Didática do Alemão II

Código: MEIEFA007     Sigla: DA_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 2 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 0 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação no sentido do “Autonomes Lernen”; b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã. Para que os estudantes possam contactar com diferentes contextos de ensino, são organizadas visitas de estudo.

Um objetivo fundamental deste semestre centra-se na elaboração de planificações de aulas de alemão. Para isso, são apresentados e debatidos vários modelos teórico-didáticos, servindo como base na planificação de uma aula, relevante, motivadora e bem estruturada. Neste processo de aprendizagem os estudantes adquirem as competências e conhecimentos indispensáveis para a elaboração de planificações, pondo-as em prática através de sessões de micro-teaching.

Resultados de aprendizagem e competências

Para dar continuidade aos objetivos do primeiro semestre, os estudantes devem:

-Adquirir responsabilidade pela própria aprendizagem, avaliando-a e ajustando-a aos objetivos delineados

 

-Participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em debates

-Ampliar os conhecimentos científicos e linguísticos relevantes para o percurso no Mestrado em Ensino e para a futura atividade como docente da língua alemã

-Ampliar a capacidade de compreensão e produção de certos tipos de textos académicos, orais e escritos em alemão (leitura de artigos científicos da área da didática do alemão; elaboração de resumos orais e escritos dos artigos lidos

-Conhecer e aplicar modelos e conceitos para a elaboração de planificações de aulas

-Pesquisar, selecionar, avaliar e adaptar materiais didáticos

-Produzir materiais didáticos

-Desenvolver um espírito crítico

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos de Didática do Alemão I.

Programa

Teoria:

-Formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;

-Atuais questões e vertentes da metodologia e didática do alemão como língua estrangeira;

-Aspetos culturais dos países de expressão alemã;

-Tipologia de exercícios para o ensino/a prática das diferentes competências;
-A planificação, sua execução e consequente reflexão

Prática:
-Exercícios de planificação de aulas e de unidades didáticas; elaboração de exercícios e atividades para as diferentes fases da aula; uso prático de meios técnicos e informáticos na sala de aula; experimentação prática (micro-teaching).

-Análise das condições concretas do ensino e dos objetivos e conteúdos programáticos, análise de manuais

-Análise de métodos de ensino vários

-Visitas de estudo à Escola Secundária “Escola da Ponte” em S. Tomé de Negrelos e ao Jardim de Infância antroposófico “Casa do Sol” na Senhora da Hora

-Visitas às aulas dos estagiários nas escolas cooperantes

Bibliografia Obrigatória

Funk, H./Tschirner, E.; Schnittstellen: Lehrwerke zwischen alten und neuen Medien, Berlin: Cornelsen, 2001
Piepho, H.-E.; „Verfahren der Unterrichtsplanung“, in: Helbig, G. et al. (Hrsg.): Deutsch als Fremdsprache HSK Bd. 19.1, Berlin: de Gruyter, 835-840, 2001
Schmölzer-Eibinger, Sabine; "Textkompetenz und schulisches Lernen in der Zweitsprache“.In: PORTMANN-TSELIKAS, Paul R ./ H.-J. KRUMM (Hg.). Tagungsband zur XIII.Internationalen Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer (IDT) in Graz, Innsbruck, 2006
Schocker- von Ditfurth, M.; Erfahrungswissen reflektieren und den eigenen Unterricht weiterentwickeln, Modul 1, München: Goethe Institut, 2002
Vários; Fernstudieneinheit, Langenscheidt, 2012
Vários; Zeitschrift Fremsprache Deutsch, Klett, 2012

Bibliografia Complementar

Bausch;Christ;Krumm; Handbuch Fremdsprachenunterricht, Francke, 4. Auflage, 2003
Helbig, Gerhard; Götze, Lutz; Henrici, Gert; Krumm, Hans-Jürgen; Deutsch als Fremdsprache. Ein internationales Handbuch. 2. Halbband, Walter de Gruyter, 2001. ISBN: ISBN: 3-11-016940-1
Jung, Lothar; 99 Stichwörter zum Unterricht DaF, Ismaning: Hueber, 2001
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 1, de Gruyter Mouton, 2010. ISBN: 978-3-11-020507-7
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 2, de Gruyter Mouton, 2010. ISBN: 978-3-11-020508-4
Rösler, Dietmar; Deutsch als Fremdsprache - Eine Einführung, Stuttgart/Weimar: J.B. Metzler, 2012

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Componentes da avaliação:

Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle.

Sessão de micro-teaching

Exame escrito (teoria)
Exame escrito (prática)

 

Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes; apresentação oral de um tema ligado a um aspeto metódico-didático ou a um aspeto ligado a linguagem científica em alemão; trabalhos de grupo, trabalho individual, trabalhos de casa; pesquisa na biblioteca e na internet, dá-se grande importância à participação ativa por parte dos alunos nas aulas.

Software

Microsoft Office: Word, Power-Point; Frontpage
Prezi
Plataforma Moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 30,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 72,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aprovação nos diferentes elementos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação:

Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle: 20%
Sessão de micro-teaching: 30%
Exame teórico: 25%

Exame prático: 25%

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o regulamento da FLUP

Trabalho de estágio/projeto


Não apicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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