Código: | MEIEFA001 | Sigla: | DA_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | http://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEIEFA | 5 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPIEFA | 0 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação no sentido do “Autonomes Lernen”; b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã.
A utilização da plataforma Moodle é uma ferramenta fundamental desta unidade curricular.
Objetivos:
Aquisição de conhecimentos,
acerca de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
acerca das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
acerca da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.
Iniciação à análise,
das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
dos actuais materiais de ensino;
das alterações actualmente existentes.
Desenvolvimento de capacidades
relacionadas com a planificação, sua execução e consequente reflexão;
relacionadas com a escolha, definição e adequação de conteúdos,
objectivos e concepções metodológicas;
relacionadas com a elaboração escrita de planos concretos de aula.
Ao longo do semestre, os estudantes aprendem a lidar (mais autonomamente) com textos académicos em alemão e com as suas caraterísticas linguísticas, seja através da aquisição de estratégias para a leitura de artigos científicos da área da didática, seja através da elaboração de uma apresentação oral em alemão. Além disso, os estudantes aprendem a analisar planificações de aulas. Para isso, são confrontados com modelos de planificação, com conteúdos e temas vários e pertinentes para a futura atividade como docentes de alemão.
Competências:
-Adquirir responsabilidade pela própria aprendizagem, avaliando-a e ajustando-a aos objetivos delineados
-Aumentar a competência de pesquisa, seleção e tratamento de materiais
-Participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em debates
-Ampliar os conhecimentos científicos e linguísticos relevantes para o percurso no Mestrado em Ensino e para a futura atividade como docente da língua alemã
-Ampliar a capacidade de compreensão e produção de certos tipos de textos académicos, orais e escritos em alemão
-Desenvolver a competência de refletir profundamente sobre questões relacionadas com o ensino da atualidade mais abrangentes
Teoria:
Perspectivação histórica das Abordagens e Métodos no ensino das línguas estrangeiras no séc. XX.
-Atuais questões e vertentes da metodologia e didática do alemão como língua estrangeira-Análise das condições concretas do ensino e dos objetivos e conteúdos programáticos (ensino básico e secundário).
-Planificação Introdução: Princípios didáticos e concepções metodológicas. Condições. Objetivos. Conteúdos/Temas. Análise de planos. O modelo segundo Peterβen.
-Análise de certos tipos de textos académicos em alemão em termos formais
-Análise de características da linguagem científica em alemão na área da didática
-Desenvolvimento de estratégias e a consequente autonomia para o trabalho com textos científicos em alemão
Prática:
-Aplicação do modelo de Peterβen: Exercícios de análise de planificações de aulas e de unidades didáticas; exercícios para construir o fio condutor de uma aula, exercícios para a formulação de comentários didáticos para as diferentes fases de uma aula; exercícios para a formulação do tema e de objetivos de uma aula
-Elaboração de uma apresentação oral em alemão
A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.
Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes; apresentação oral de um tema ligado a um aspeto metódico-didático ou a um aspeto ligado a linguagem científica em alemão; trabalhos de grupo, trabalho individual, trabalhos de casa; pesquisa na biblioteca e na internet, dá-se grande importância à participação ativa por parte dos alunos nas aulas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Prova oral | 30,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 36,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 72,00 |
Total: | 162,00 |
Aprovação nos diferentes elementos de avaliação.
Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Componentes da avaliação:
Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle: 20%
Apresentação oral (Referat): 30%
1 teste teórico: 25%
1 teste prático: 25%
De acordo com o regulamento da FLUP.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar a docente no início do semestre para esclarecer todos os procedimentos.
Não applicável
Não aplicável
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.