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Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português

Código: CL005     Sigla: EFMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística Portuguesa

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 1 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
EPL 17 Plano Oficial em Vigor 2 - 6 52 162
LLC 13 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Transcrição fonética larga do português - Classificação articulatória tradicional das consoantes e vogais do português - Identificação das principais marcas de variação fonética dialetal - Descrição do inventário segmental do português - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos do português – Descrição dos processos prosódicos de atribuição de acento lexical em português – Descrição dos principais processos fonológicos lexicais e pós-lexicais do português - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras em português - Identificação e explicação de casos de interferêcia de fatores fonológicos e morfológicos em português: acento; especificação da vogal temática; harmonização vocálica – Identificação e delimitação das unidades prosódicas fundamentais do português: palavra fonológica; grupo clítico

Resultados de aprendizagem e competências

1. Competência satisfatória de transcrição fonética do português.
2. Competência avançada de identificação explícita de fenómenos de variação linguística em português baseados em marcas fonéticas, fonológicas, morfológicas e lexicais.
3. Domínio seguro das principais técnicas de análise fonológica e morfológica de dados linguísticos do português.
4. Capacidade de descrição explícita dos principais processos de formação de palavras em português.
5. Capacidade de estabelecer relações entre o plano fonológico e o plano morfológico na descrição gramatical do português.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

1. Conhecimentos elementares acerca da arquitetura da gramática e das relações entre fonética, fonologia e morfologia na descrição de uma língua.
2. Conhecimentos básicos acerca dos principais processos de formação de palavras nas línguas flexionais: derivação, flexão e composição.
3. Conhecimento da divisão do léxico do português em classes morfossintáticas.
4. Conhecimento metalinguístico explícito dos tempos verbais do português.

Programa


  1. Aspetos fonéticos gerais do português.


1.1. Breve descrição funcional do aparelho fonador.


1.2. Formação e classificação articulatória dos sons do português.


1.3. Transcrição fonética larga do português.



  1. Variedades (europeias e não europeias) do português. Caracterização fonética geral das variações atestadas.

  2. O inventário segmental do português.

  3. Padrões silábicos não marcados e marcados em português.

  4. Fatores fonológicos e morfológicos na atribuição do acento de palara.

  5. Processos flexionais em português: flexão nominal, verbal e pronominal.

  6. Processos derivacionais (afixais e não afixais) e composicionais em português.


8. A cliticização em português. Palavra fonológica e grupo clítico.

Bibliografia Obrigatória

Mateus, Maria Helena Mira, 1931-; The^phonology of portuguese
Mateus, Maria Helena Mira, 1931- 070; Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-4
Raposo, Eduardo Buzaglo Paiva 340; Gramática do português. ISBN: 978-972-31-1456-0
Barbosa, Jorge Morais; Introdução ao estudo da fonologia e morfologia do portugues. ISBN: 972-40-0762-6
Emiliano, António; Fonética do português europeu. ISBN: 978-972-665-614-2

Bibliografia Complementar

Spencer, Andrew; Phonology. ISBN: 0-631-19233-6
Spencer, Andrew; Morphological theory. ISBN: 0-631-16144-9
Rosa, Maria Carlota; Introdução à Morfologia, Contexto, 2006
Villalva, Alina; Morfologia do Português, Universidade Aberta, 2008
Villalva, Alina; Estruturas morfológicas. ISBN: 972-31-0874-7
Camara Jr., Joaquim Mattoso; Estrutura da língua portuguesa
Faria, Isabel Hub 340; Introdução à linguística geral e portuguesa. ISBN: 972-21-1048-9
Veloso, João; Na ponta da língua. ISBN: 972-8594-01-1
Martins, Maria Raquel Delgado; Ouvir falar. ISBN: 972-21-0646-5
Martinez Celdrán, Eugenio; El sonido en la comunicacion humana. ISBN: 84-8063-156-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O principal método de trabalho adotado em aula consiste no método inferencial e na realização de exercícios práticos. A observação de corpus pretende levar os estudantes à explicitação/generalização de propriedades fonológicas e morfológicas dos dados. Segue-se uma sistematização/expicitação dessas propriedades. A avaliação consiste em trabalhos escritos em que os alunos demonstram a aquisição das principais competências de transcrição fonética, análise fonológica e morfológica do português.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonética
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas > Português
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Lexicologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Dialectologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 70,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 12,00
Trabalho de investigação 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sujeita às normas em vigor na FLUP (número mínimo de assistência às aulas: 75% das aulas lecionadas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os itens de avaliação previstos acima.

Provas e trabalhos especiais

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Trabalho de estágio/projeto

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Avaliação especial (TE, DA, ...)

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Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FLUP: exame escrito final, dentro dos prazos legais, prevalecendo a nota final mais elevada das duas.

Observações

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