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Cultura Portuguesa do Barroco e das Luzes

Código: EPL006     Sigla: CPBLUZ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Portugueses

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
EPL 8 Plano Oficial em Vigor 2 - 6 52 162
LLC 13 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende facultar aos estudantes um quadro informativo e cultural complexo sobre os séculos XVII e XVIII portugueses, considerando, por um lado, o seu enquadramento europeu e, por outro, as especificidades das ideias e modos de pensar, das expressões literárias e do viver social da época. Deste modo, os estudantes poderão desenvolver conhecimentos e perspetivas críticas sobre os conceitos e as caraterísticas dos períodos Barroco e das Luzes a partir de um conjunto de textos que representam aspetos e temas importantas destes períodos. Ao mesmo tempo, disporão de elementos que lhe permitam compreender a sua influência sobre o desenvolvimento cultural daquelas épocas e das posteriores.
Os estudantes comprenderão que a relação entre "textos e contextos" é particularmente relevante para a compreensão das continuidades e mudanças entre o "Portugal restaurado" e o "Portugal do Iluminismo".

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ficar capazes de, em termos documentais e literários, identificar e distinguir claramente aspetos marcantes da cultura portuguesa do Barroco e das "Luzes", percebendo, nomeadamente, a relação dos textos com os seus contextos - não só literários, mas também sociais, políticos, económicos e culturais - e como a cultura escrita e, em particular, a literatura (no seu mais amplo sentido) são veículos e criações fundamentais das evoluções históricas.
Com a análise das continuidades e descontinuidades constitutivas do extenso tempo da nossa história cultural colectiva que vai do período anterior ao «Portugal Restaurado» até ao Portugal das «Luzes» pombalinas, os estudantes poderão desenvolver competências relevantes para a compreensão dos tempos de mudança e dos signficiados das relações entre os contextos sociais, económicos, políticos, religiosos a que a literatura e outras artes muito devem.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Introdução geral: Barroco e Luzes: enquadramento geral, os conceitos e sua relação com os contextos histórico-culturais dos séculos XVII e XVIII.

1. O século XVII, entre o político, o religioso e o literário: União Ibérica e Restauração, Contrarreforma e Conceptismo.
    1.1. A valorização da biografia exemplar no século XVII: a reescrita, por Fr. Luís de Sousa, da Vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
    1.2. Temas morais, crítica soial e vida familiar nobiliárquica no século XVII: os exemplos dos Relógios Falantes e da Carta de Guia de Casados de D. Francisco Manuel de Melo

2. Continuidades e ruturas (séculos XVII-XVIII): Cultura, literatura e arte

3. As Luzes, a consciência das mudanças e a valorização da História no século XVIII   
    3.1. Significados culturais da criação da Academia da História no século XVIII
    3.2 A valorização da educação para o sucesso da mudança: dos Apontamentos para a educação de um menino nobre (1734) de Martinho de Mendonça de Pina e Proença às Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760) de A.N. Ribeiro Sanches
     3.3. O Testamento Político de D. Luís da Cunha

Bibliografia Obrigatória

Sousa, Luís de, Frei; A^vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires (Introd. Aníbal Pinto de Castro, Lisboa: INCM, 1984)
Melo, Francisco Manuel de, 1608-1666; Carta de guia de casados. ISBN: 972-610-664-8 (Ed. Mª de Lurdes C. Fernandes. Porto: Campo das Letras, 2003)
Melo, Francisco Manuel; Os relógios Falantes e Escritório Avarento, Coimbra (Sep. Rev. da U.Coimbra, vol. XX-XXI), 1968
PROENÇA, Martinho de M. de Pina e; Apontamentos para a Educação de um menino nobre (on-line), Lisboa, 1734
Sanches, Ribeiro, 1699-1783; Cartas sôbre a educação da mocidade ((pref. Maximiano Lemos) Coimbra: Imprensa da Universidade, 1922)
Cunha, D. Luís; Testamento Político, Biblioteca Nacional de Portugal, 2013

Bibliografia Complementar

Araújo, Ana Cristina; A^cultura das luzes em Portugal. ISBN: 972-24-1233-8 (Temas e Problemas. Lisboa: Livros Horizonte, 2003)
ANDRADE, António Alberto Banha de; Vernei e a cultura do seu tempo, Universidade de Coimbra, Coimbra, 1965
Bouza Álvarez, Fernando; Portugal no Tempo dos Filipes. Política, Cultura, Representações (1580-1668), Lisboa: Cosmos, 2000
Calafate, Pedro 300; História do pensamento filosófico português. ISBN: 972-21-1299-6 (vols. II e III, Lisboa: Caminho, 2007)
Curto, Diogo Ramada; Cultura escrita. ISBN: 978-972-671-193-3 (Séculos XV a XVIII. Lisboa: ICS, 2004)
Curto, Diogo Ramada; Cultura política no tempo dos Filipes. ISBN: 978-972-44-1652-6
Dias, José Sebastião da Silva; Portugal e a cultura europeia. ISBN: 989-625-094-4 (Séculos XVI a XVIII). Introd. M. A. Rodrigues. Porto: Campo das Letras, 2006)
Fernandes, Maria de Lurdes Correia; O^tempo do desengano
Fernandes, Maria de Lurdes Correia; Espelhos, cartas e guias (Espelho, Cartas e guias. Casamento e Espiritualidade na Península Ibérica (1450-1700), Instituto de Cultura Portuguesa , 1995)
Hendrix, Harald; Traiano Boccalini tra erudizione e polemica, Firenze, Olschki, 1995. ISBN: 9788822243676
MACHADO, Fernando Augusto; Educação e cidadania na ilustração portuguesa: Ribeiro Sanches, Campo das Letras, Porto, 2001
Marques, João Francisco, 1929-2015; A^parenética portuguesa e a Restauração (2. vols. Porto: INIC, 1989)
PALOMO, Federico; A Contra-Reforma em Portugal 1540-1700, Livros Horizonte, Lisboa, 2006
PIRES, Maria Lucília Gonçalves, CARVALHO, José Adriano; História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. III, Maneirismo e Barroco, Verbo, Lisboa, 2001 (Direcção de Carlos Reis)
Sarrailh, Jean; La^Espana ilustrada de la segunda mitad del siglo XVIII (Madrid: FCE, 1979)
Saugnieux, Joel 300; Foi et lumières dans l.Espagne du XVIIIe siècle. ISBN: 2-7297-0254-7 (Lyon: PUL, 1985)
Torgal, Luís Reis; Ideologia politica e a teoria do estado na Restauração (2 vols. Coimbra: BGU, 1982)

Observações Bibliográficas

A bibliografia indicada é apenas resultado de uma seleção que visa o enquadramento geral dos temas para apoio ao estudo dos estudantes. O corpus de análise é constituído, essencialmente, pelas 6 obras identificadas. A bibliografia indicada fornece uma base teórica para a compreenção do contexto histórico, político e cultural que, por sua vez, favoreça a compreenção dos significados e do alcance cultural das obras (incluindo a sua dimensão literária ou doutrinária). Bibliografia complementar ou específica será indicada e comentada ao longo das aulas, de acordo com a sua relevância para a abordagem dos diferentes temas e pontos do programa, ou para dar resposta aos interesses dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação de aulas teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as participativas, centradas no esforço, iniciativa e participação ativa do estudante. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegiam-se as metodologias de estudo e trabalho autónomo dos estudantes, o apoio à análise crítica de textos (literários e não literários) e de outros «documentos de época», inclusive com recurso a meios audio-visuais.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial nas aulas - 30%;
Testes - 70%: são obrigatórios dois testes escritos, valendo cada um 35%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes beneficiarão de todas as condições previstas no Estatuto de Trabalhador-Estudante da U.Porto, inclusive no que diz respeito às modalidades de avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na U.PORTO/FLUP.

Observações

Alguns materiais de apoio, se não existirem em formato digital aberto, serão facultados aos estudantes no Sigarra
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