Literatura Angolana
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura de Língua Portuguesa |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Introdução à literatura angolana através do estudo panorâmico de textos e autores representativos.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que, no final do curso, os alunos sejam capazes de conhecer e de problematizar o sistema literário angolano e de o relacionarem com outros sistemas e movimentos, africanos e europeus. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos aprofundem noções de história literária e de poética e que sejam capazes de produzir um discurso crítico fundamentado sobre os pontos do programa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. A literatura no contexto colonial africano
1. Literatura colonial e literaturas africanas
2. O problema da designação
3. O marco inicial e o processo de afirmação
4. A questão da língua: língua portuguesa e línguas locais
II. As primeiras manifestações literárias e a literatura colonial
1. Luís Félix da Cruz, inaugurador da poesia em Angola
2. José da Silva Maia Ferreira e a poesia de salão
3. Alfredo Troni, um ‘agitador’ nos trópicos
4. Guilhermina de Azeredo e as contradições da literatura colonial
III. Da formação da consciência nacional à independência
1. A poesia: Agostinho Neto, Viriato da Cruz e António Jacinto
2. A narrativa: João Vêncio: os seus amores, de Luandino Vieira
IV. A literatura do pós-independência
1. A poesia: Ana Paula Tavares
2. A narrativa: Ondjaki
Bibliografia Obrigatória
Topa, Francisco; Entre a "terra de gente oprimida" e a "terra de gente tostada": Luís Félix da Cruz e o primeiro poema "angolano", Literatura em Debate. Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. VII: 13 (2013), 2013
Ferreira, José da Silva Maia;
Espontaneidades da minha alma. ISBN: 972-27-1183-0
Troni, Alfredo;
Nga mutúri. ISBN: 972-44-0412-9
Azeredo, Guilhermina de; Feitiços, Parceria António Maria Pereira, 1935
Neto, Agostinho; Fogo e ritmo (24 poemas), Nóssomos, 2011. ISBN: 978-989-97331-9-0
Cruz, Viriato da; Poemas, Nóssomos, 2013. ISBN: 978-989-8563-13-2
Jacinto, António; Poesia (1961-1976), Nóssomos, 2011. ISBN: 978-989-97331-3-8
Vieira, José Luandino, pseud.;
João Vêncio. ISBN: 9789722116282
Tavares, Ana Paula;
O^sangue da Buganvília
Ondjaki, pseud., 1977-;
Quantas madrugadas tem a noite. ISBN: 972-21-1626-6
Observações Bibliográficas
Uma bibliografia mais pormenorizada pode ser consultada nos "Documentos" da disciplina. O essencial da bibliografia ativa e passiva está disponível nessa mesma secção da ficha da disciplina.
A more detailed reading list can be found in course "Documents". The basic bibliography is also available in that section.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos; comentário e análise de texto. A participação dos alunos é estimulada. As aulas são teóricas, teórico-práticas e práticas, havendo ainda as sessões de orientação tutorial.
A avaliação tem três componentes, com pesos diferenciados: A) Avaliação escrita (dois testes) — 50%; B) Dois pequenos trabalhos (um ensaio sobre matéria trabalhada nas aulas e um registo audiovisual da leitura de um texto de literatura angolana selecionado pelo aluno) — 30%; C) Trabalho nas aulas — 20%.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura
Humanidades > Literatura > Literaturas Africanas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
34,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, salvaguardados os casos previstos na lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A) Dois testes escritos — 50% (10/20 valores) B) Dois pequenos trabalhos escritos, a indicar nas aulas — 30% (6/20 valores) C) Trabalho nas aulas — 20% (4/20)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Melhoria de classificação
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.