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Teoria do Gosto Literário

Código: EPL041     Sigla: TGLIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Crítica Literária - Português

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 13 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 52 162
LLC 3 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudar a função da sensibilidade na percepção estética do discurso literário através do conhecimento histórico da teoria do gosto.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes compreenderão o funcionamento dos critérios de apreciação da Literatura e as condições da comunicação estético-literária nos planos individual, social e civilizacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Aspectos teóricos da sensibilidade

2. Fisiologia e psicologia do gosto

3. O gosto como metáfora estética e literária
3.1. A matriz platónica da beleza ideal
3.2. “Juízo” e “gosto” no Renascimento
3.3. “Bom gosto” e “Belo ideal” no Classicismo
3.4. Gosto e sentimento na Modernidade

4. A comunicação estética
4.1. Estilos e padrões do gosto
4.2. Categorias estéticas: do Belo ao Sublime
4.3. Critérios de apreciação da obra literária

5. Pedagogia do gosto
5.1. Gosto individual e gosto social
5.2. A educação do gosto literário

Bibliografia Obrigatória

Baumgarten, A. G.; Esthétique, Paris: L’Herne, 1988
Bayer, Raymond; História da Estética, Lisboa: Estampa, 1995
Brillat-Savarin; Fisiologia do Gosto, Lisboa: Via Occidentalis, 2007
Brugère, Fabienne; Le Goût: Art, Passions et Société, Paris: PUF, 2000
Burke, Edmund; Uma Investigação Filosófica acerca da Origem das nossas Ideias do Sublime e do Belo, Lisboa: Edições 70, 2013
Carlos, Luís Adriano; “Fisiologia do Gosto Literário”, introd. a José Emílio-Nelson, A Alegria do Mal, Quasi Edições, 2004
Coelho, Jacinto do Prado; “A Educação do Sentimento Poético”, in A Poesia de Teixeira de Pascoaes seguido de A Educação do Sentimento Poético, Porto: Lello, 1999
Dickie, George; Introdução à Estética, Lisboa: Bizâncio, 2008
Dickie, George; The Century of Taste, Nova Iorque: Oxford University Press, 1996
Dorfles, Gillo; As Oscilações do Gosto: A Arte de hoje entre a Tecnocracia e o Consumismo, Lisboa: Livros Horizonte, 1989
Ferry, Luc; Homo Aestheticus: A Invenção do Gosto na Era Democrática, Coimbra: Almedina, 2003
Genette, Gérard; “L’Appréciation Esthétique”, in L’Oeuvre de l’Art: La Relation Esthétique, Paris: Seuil, 1997
Hartmann, Pierre; Du Sublime (De Boileau à Schiller), Estrasburgo: Presses Universitaires de Strasbourg, 1997
Hume, David; “Do Padrão do Gosto”, in Ensaios Morais, Políticos e Literários, Lisboa: INCM, 2002
Kant, Immanuel; Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: INCM, 1998
Klein, Robert; “Giudizio et Gusto dans la Théorie de l’Art au Cinquecento”, in La Forme et l’Intelligible, Paris: Gallimard, 1983
Lopes, Óscar; “A Educação do Gosto Literário”, in Uma Arte de Música e Outros Ensaios, Porto: Oficina Musical, 1986
Michaud, Yves; Critères Esthétiques et Jugement de Goût, Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 1999
Michel, Alain; La Parole et la Beauté: Rhétorique et Esthétique dans la Tradition Occidentale, Paris: Albin Michel, 1994
Schiller, Friedrich; Sobre a Educação Estética do Ser Humano numa Série de Cartas e Outros Textos, Lisboa: INCM, 1994
Schiller, Friedrich; Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, Lisboa: INCM, 1997
Souriau, Étienne; Les Catégories Esthétiques, Paris: Centre de Docummentation Universitaire, 1966
Vários; Antologia de Textos da Questão Coimbrã, ed. Alberto Ferreira e Maria José Marinho, Lisboa: Moraes, 1980

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário. | Aulas teórico-práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas. | Sessões restritas de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado das tarefas a desenvolver pelos alunos, nomeadamente a elaboração de relatórios de leitura ou de trabalhos de investigação.

Palavras Chave

Humanidades > Artes
Humanidades > Ciências da linguagem
Humanidades > Literatura
Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia da comunicação
Humanidades > Filosofia > Semiótica
Humanidades > Filosofia > Estética

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas, nos termos do Art. 9.º do Regulamento de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%. Exame final - 70%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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