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Temas das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Código: EPL038     Sigla: TLALP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura de Língua Portuguesa

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
EPL 18 Plano Oficial em Vigor 2 - 6 52 162
LLC 14 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O presente programa visa proporcionar aos estudantes um conhecimento dos temas dominantes na escrita de autores africanos paradigmáticos dos cinco países lusófonos, promovendo, em simultâneo, uma reflexão crítica sobre os modos de representação da realidade africana e dos processos de auto-representação na escrita em língua portuguesa padrão – ou em “línguas”, dialetos e variantes resultantes de um processo de miscigenação com as “línguas” locais.
Alguns dos autores selecionados: Alda Espírito Santo, Ana Paula Tavares, Baltasar Lopes, Conceição Lima, Francisco José Tenreiro, Jorge Barbosa, José Craveirinha, José Eduardo Agualusa, Luís Bernardo Honwana, Luis Carlos Patraquim, Luandino Vieira, Mia Couto, Noémia de Sousa, Ondjaki, Paulina Chiziane, Rui Knopfli, Ruy Duarte de Carvalho, Vasco Cabral, Viriato da Cruz.
Privilegiando quer uma abordagem sincrónica quer diacrónica, procurar-se-á dar conta da especificidade das literaturas e culturas de cada país (a diferença específica de Cabo Verde, por exemplo) e dos vários movimentos, revistas, jornais, gerações e correntes que marcaram a história literária desses países.
Este estudo será acompanhado (sempre que se justificar) de uma contextualização histórico-cultural dos textos estudados ao longo do semestre.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da lecionação da UC de “Temas das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”, os estudantes terão de ter adquirido um conhecimento sólido dos temas dominantes nas literaturas africanas dos países de língua oficial portuguesa no período anterior à independência – e da intrínseca relação dos textos literários dessa época com as especificidades históricas e geográficas de cada país (por ex., as diferenças significativas entre Cabo Verde e Moçambique) –, bem como um conhecimento mais genérico, numa perspetiva comparatista e pós-colonial, dos diferentes caminhos seguidos no período pós-independência, da pluralidade de vozes e tendências quer na poesia quer na prosa. Há, assim, uma abordagem diacrónica e sincrónica no sentido de uma melhor compreensão do desenvolvimento e consolidação das Literaturas Africanas de Língua Portugu No final da lecionação da UC de “Temas das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”, os estudantes terão de ter adquirido um conhecimento sólido dos temas dominantes nas literaturas africanas dos países de língua oficial portuguesa no período anterior à independência – e da intrínseca relação dos textos literários dessa época com as especificidades históricas e geográficas de cada país (por ex., as diferenças significativas entre Cabo Verde e Moçambique) –, bem como um conhecimento mais genérico, numa perspetiva comparatista e pós-colonial, dos diferentes caminhos seguidos no período pós-independência, da pluralidade de vozes e tendências quer na poesia quer na prosa. Há, assim, uma abordagem diacrónica e sincrónica no sentido de uma melhor compreensão do desenvolvimento e consolidação das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Questões de Enquadramento

1. Questões de ordem terminológica: reflexão crítica em torno da designação “Temas das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”;
2. Imagens de África (estereótipos, clichés, visões unilaterais e visões plurais);
3. Aspetos marcantes da colonização portuguesa;
4. Cultura colonial (e/ou colonialista) e culturas nativas;
5. A questão da(s) língua(s): portuguesa e locais;
6. Oralidade (a voz) vs escrita (a letra).

II. Temas selecionados

1. Escravatura;
2. Guerra;
3. Identidade e alteridade;
4. Infância e Velhice;
5. Memória e sabedoria ancestrais;
6. Mestiçagem;
7. Migrações;
8. Mitos;
9. Negritude;
10. O contrato (o contratado);
11. Urbanidade e ruralidade.

Observ. Estes temas serão estudados sobretudo a partir de narrativas breves (contos e novelas) e de textos de poesia.

BIBLIOGRAFIA ATIVA SELECIONADA
Antologias de Textos Literários

AAVV. Antologias de Poesia da Casa dos Estudantes do Império (1951-1963), 2 vols., Lisboa, ACEI, 1994.
AAVV, Poesia Angolana de Amor dos Anos 80 (Breve Antologia), Pontevedra / Braga, Irmandades da Fala da Galiza e Portugal, 1991.
ANDRADE, Mário de, Antologia Temática de Poesia Africana 1 – Na noite grávida de punhais, Lisboa, Sá da Costa, 1975.
ANDRADE, Mário de, Antologia Temática de Poesia Africana 2 – O canto armado, Lisboa, Sá da Costa, 1979.
CÉSAR, Amândio, Antologia do Conto Ultramarino, Lisboa, Verbo, 1972.
FERREIRA, Manuel (org.), No reino de Caliban: antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa, Lisboa, Plátano, 1988.
FERREIRA, Manuel, 50 Poetas Africanos: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Lisboa, Plátano, 1989.
HAMILTON, Russel G., Literatura Africana Literatura Necessária I: Angola, Lisboa, Edições 70, 1981.
RAMOS, Ricardo (Org.), Contos Moçambicanos, São Paulo, Global, 1990.
SAÚTE, Nelson, As Mãos dos Pretos: Antologia do conto moçambicano, Lisboa, Dom Quixote, 2000.
SAÚTE, Nelson, Nunca Mais é Sábado: Antologia de poesia moçambicana, Lisboa, Dom Quixote, 2004.
TENREIRO, Francisco; ANDRADE, Mário Pinto de, Poesia Negra de Expressão Portuguesa, pref. de Manuel Ferreira; Linda-a-Velha, África Editora, 1982.
UNIÃO NACIONAL DOS ARTISTAS E ESCRITORES DA GUINÉ-BISSAU
Antologia Poética da Guiné-Bissau, Lisboa, Inquérito, 1990.



NOTA: A bibliografia teórico-crítica será facultada aos alunos na primeira aula (os carateres relativos a uma breve bibliografia selecionada ultrapassam o número de carateres que este campo da ficha disciplinar permite).

Bibliografia Obrigatória

Andrade, Mário de (org.),; Antologia Temática de Literatura Africana I - Na Noite grávida dos punhais, Porto, Sá da Costa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo, em certas circunstâncias, revestir-se de caráter teórico-prático.

Aulas práticas, com análises e comentário de textos literários e de textos críticos relativos à matéria exposta nas aulas téoricas, que poderão assumir a forma de debates ou de trabalhos realizados individualmente ou em grupo.

Sessões de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado e sistemático dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, desde que o número de estudantes inscritos permita este tipo de acompanhamento.



Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas Africanas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação: 30%;
Exame: 70%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.

Observações

A língua de ensino será o Português, com recurso pontual à língua inglesa, caso as competências linguísticas dos estudantes de Erasmus (ou de outros em regime de mobilidade extraordinária) o justifique.
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