Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EPL003

Cultura Brasileira

Código: EPL003     Sigla: CULBRA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Portugueses

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 21 Plano Oficial em Vigor 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução à cultura brasileira, através da abordagem da sua formação e da sociedade que a suporta.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que, no final do curso, os alunos sejam capazes de conhecer aspetos essenciais da cultura brasileira e de problematizarem a sua formação e o seu relacionamento atual com as suas principais matrizes. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos sejam capazes de produzir um discurso crítico fundamentado sobre os pontos do programa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Breve apresentação do Brasil: aspetos geográficos; as grandes regiões; os símbolos nacionais; o sistema político-administrativo; datas e acontecimentos históricos mais relevantes
II. A formação da sociedade e da cultura brasileiras
1. O índio
1.1. A cultura indígena
1.2. O confronto com o mundo dos brancos: o extermínio e a aculturação
1.3. A herança ameríndia
1.4. Representações do índio na cultura brasileira
2. O português
2.1. A imposição da cultura europeia
2.1.1. O filme Desmundo, de Alain Fresnot (a partir do romance homónimo de Ana Miranda)
3. O negro
3.1. A escravatura
3.2. A luta pela abolição
3.3. A cultura de resistência e sincretismo
I. Breve apresentação do Brasil: aspetos geográficos; as grandes regiões; os símbolos nacionais; o sistema político-administrativo; datas e acontecimentos históricos mais relevantes


Bibliografia Obrigatória

DaMatta, Roberto; Carnavais, malandros e herois
DAMATTA, Roberto; O que faz o Brasil Brasil, Rocco, 1989
Freyre, Gilberto, 1900-1987; Casa-Grande & senzala. ISBN: 85-01-05664-2
Holanda, Sérgio Buarque de; Raízes do Brasil. ISBN: 85-7164-448-9
Ribeiro, Darcy; O povo brasileiro. ISBN: 85-7164-451-9
SCHWARCZ, LIlia M. & STARLING, Heloisa M; Brasil: uma biografia, Temas & Debates / Círculo de Leitores, 2015

Observações Bibliográficas

O essencial da bibliografia estará disponível nos "Documentos" da discilpina, junatamente com outros materiais de apoio. The basic reading list and other materials are available in course "Documents".

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos; comentário e análise de texto. A participação dos alunos será estimulada. As aulas serão teóricas, teórico-práticas e práticas, havendo ainda as sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, salvaguardados os casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A) Dois testes escritos — 50% (10/20 valores) B) Dois pequenos trabalhos escritos, a indicar nas aulas — 30% (6/20 valores) C) Trabalho nas aulas — 20% (4/20)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Recomendar Página Voltar ao Topo