Código: | LRI010 | Sigla: | INTECO |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LA | 50 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 1 | 3 |
LRI | 76 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 1 | - | 6 | 1 | 3 |
Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.
Domínio de conceitos teóricos fundamentais no âmbito da Economia e sua aplicação em contextos sociais específicos. Desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em torno da análise de informação económica. Desenvolvimento da capacidade de comunicação oral e escrita dos conhecimentos.
1. A Economia como ciência social
1.1. O objeto de análise
1.2. Fundamentos da análise económica e seus pressupostos.
2. Problemas básicos de organização económica
2.1. Escassez e possibilidades de produção
2.2. O mecanismo da “mão invisível”
2.3. A intervenção do Estado na economia
3. Funcionamento do mercado em concorrência perfeita
3.1. Oferta e procura
3.2. O equilíbrio de mercado
4. Mercados de fatores
4.1. Terra, trabalho e capital
4.2. Desemprego de fatores
4.3. Formação e distribuição do rendimento e riqueza
O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teórico-práticas (TP) e sessões de orientação tutorial (OT). Nas aulas TP é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a apresentação de exemplos concretos baseados, maioritariamente, na sociedade portuguesa. Nas sessões de OT propõe-se o desenvolvimento de trabalhos sobre temas relacionados com as matérias em estudo, tendo em vista o seu acompanhamento continuado. Os estudantes têm também ao seu dispor sessões de atendimento particular, que se realizam fora do espaço de aula, onde podem esclarecer eventuais dúvidas sobre as matérias lecionadas. Todos os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma Sigarra. A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída com exame final. A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes de OT (25%) e de exame final (75%).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 33,00 |
Estudo autónomo | 73,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial (ver ponto seguinte). Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.
O resultado do exame final (época normal ou de recurso) tem uma ponderação de 75% na classificação final. A restante parte (25%) corresponde à avaliação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutorial. A classificação mínima de cada componente é de 8 valores. É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação.
Não aplicável.
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
De acordo com as normas de avaliação da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final (75%) e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial (25%).