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Economia Internacional

Código: LRI004     Sigla: ECOINT

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 90 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 4 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio dos conceitos teóricos. Desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise crítica de informação estatística sobre relações económicas internacionais. Desenvolvimento da capacidade de comunicação, oral e escrita, dos conhecimentos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A Economia Internacional

1.1. O objeto de análise

1.2. Padrões de comércio internacional e globalização.

1.3. Estatísticas de comércio externo

 

2. Teoria Económica do Comércio Internacional

2.1. A abordagem clássica: teorias das vantagens absolutas e comparativas

2.2. O modelo de Hecksher-Ohlin

2.3. Modelos neo-fatoriais e neo-tecnológicos

2.4. Modelos do lado da procura

2.5. A consideração de economias de escala e de concorrência imperfeita.

2.6. O modelo de Porter

 

3. Política Comercial Externa

3.1. Principais instrumentos de política

3.2. Organização do comércio mundial



Bibliografia Obrigatória

Krugman, Paul e Obstfeld, M.; Economia Internacional – Teoria e Política, São Paulo, Pearson Addison Wesley., 2005
Appleyard, F. and Cobb; International Economics – Trade Theory and Policy, Irwin –Chicago, 2006
Stiglitz, Joseph E.; Globalização. ISBN: 972-710-328-6
Held, David 340; Globalization theory. ISBN: 978-0-7456-3210-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teórico-práticas (TP) e sessões de orientação tutorial (OT). Nas aulas TP é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a apresentação de exemplos concretos baseados, maioritariamente, na sociedade portuguesa. Nas sessões de OT propõe-se o desenvolvimento de trabalhos sobre temas relacionados com as matérias em estudo, tendo em vista o seu acompanhamento continuado. Os estudantes têm também ao seu dispor sessões de atendimento particular, que se realizam fora do espaço de aula, onde podem esclarecer eventuais dúvidas sobre as matérias lecionadas. Todos os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma Sigarra. A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída com exame final. A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes de OT (30%) e de exame final (70%).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia internacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 15,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 77,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 33,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial (ver ponto seguinte). Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado do exame final tem uma ponderação de 70% na classificação final. A restante parte (30%) corresponde à avaliação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutorial. A classificação mínima de ambas as componentes é de 8 valores. É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final (70%) e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial (30%).

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