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Conceção e Análise de Narrativas e Jogos Interativos

Código: ICPD034     Sigla: CANJI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências e Tecnologias da Comunicação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ICPD 6 ICPD - Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,75
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,75
Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso 2,00
Ana Carla Miguéis Amaro 1,75

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivos:

- promover a compreensão, a análise e a discussão sobre várias teorias de narrativas digitais e jogos interativos;

compreender os conceitos de ludologia versus narratologia;

- promover a aquisição de conhecimentos no processo de desenvolvimento de game design;

- promover a compreensão, a análise e discussão sobre o impacto dos videojogos na sociedade da atualidade;

- promover a capacidade de análise e avaliação de narrativas digitais e de jogos digitais interativos;

 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

Espera-se que os estudantes sejam capazes de:

- efetuar uma análise crítica sobre as várias teorias e conceitos sobre narrativas digitais e jogos interativos;

- experimentar o processo de game design

- analisar os impactos dos jogos na sociedade atual (pontos fortes e fracos);

- planear uma avaliação de narrativas digitais e jogos interativos;

Os alunos deverão aplicar os conceitos apreendidos em novas situações e desenvolver trabalho autónomo de natureza projetual através de ferramentas de software e desenvolver competências sociais de trabalho colaborativo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Unidade 1 – conceitos fundamentais acerca de jogos interativos, jogar, narrativas digitais

- jogos digitais interativos;

- jogar;

- narrativas digitais;

- tipos de jogos e narrativas;

- contextualização histórica das narrativas e jogos interativos;

Unidade 2 – game design

- princípios gerais;

- processo de desenvolvimento;

- análise do públicos;

- análise dos dispositivos;

- análise das ferramentas desenvolvimento;

Unidade 3 – os jogos digitais e a sociedade

- efeitos (psicológicos, cognitivos, comportamentais, ....);

- públicos específicos;

Unidade 4 – análise de jogos digitais

- estudo casos;

- avaliações heurísticas.

Bibliografia Obrigatória

Salen, K. & Zimmerman, E. (coord.), (2006). ; The Game Design Reader: A Rules of Play Anthology., Massachusetts: MIT press., 2006
Salen, K. & Zimmerman, E. (2004); Rules of Play: Game Design Fundamentals. , Massachusetts: MIT press., 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, apoiadas por projeções, para fornecimento dos conceitos teóricos básicos; discussão em turma das bases teóricas da matéria exposta; realização de exercícios práticos de análise das várias teorias e conceitos apresentados sobre narrativas digitais e jogos interativos.

Avaliação: apresentação oral e escrita de um trabalho teórico/prático de investigação sobre narrativas digitais e/ou jogos interativos.

Software

N/A

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho de investigação 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 10% AP inicial + 10% Presença + 70% Artigo Escrito + 10% AP Final

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
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