Código: | ICPD034 | Sigla: | CANJI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências e Tecnologias da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | http://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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ICPD | 6 | ICPD - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso | Regente |
Teorico-Prática: | 3,75 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,75 |
Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso | 2,00 | ||
Ana Carla Miguéis Amaro | 1,75 |
Objectivos:
- promover a compreensão, a análise e a discussão sobre várias teorias de narrativas digitais e jogos interativos;
compreender os conceitos de ludologia versus narratologia;
- promover a aquisição de conhecimentos no processo de desenvolvimento de game design;
- promover a compreensão, a análise e discussão sobre o impacto dos videojogos na sociedade da atualidade;
- promover a capacidade de análise e avaliação de narrativas digitais e de jogos digitais interativos;
Competências:
Espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- efetuar uma análise crítica sobre as várias teorias e conceitos sobre narrativas digitais e jogos interativos;
- experimentar o processo de game design
- analisar os impactos dos jogos na sociedade atual (pontos fortes e fracos);
- planear uma avaliação de narrativas digitais e jogos interativos;
Os alunos deverão aplicar os conceitos apreendidos em novas situações e desenvolver trabalho autónomo de natureza projetual através de ferramentas de software e desenvolver competências sociais de trabalho colaborativo.
Unidade 1 – conceitos fundamentais acerca de jogos interativos, jogar, narrativas digitais
- jogos digitais interativos;
- jogar;
- narrativas digitais;
- tipos de jogos e narrativas;
- contextualização histórica das narrativas e jogos interativos;
Unidade 2 – game design
- princípios gerais;
- processo de desenvolvimento;
- análise do públicos;
- análise dos dispositivos;
- análise das ferramentas desenvolvimento;
Unidade 3 – os jogos digitais e a sociedade
- efeitos (psicológicos, cognitivos, comportamentais, ....);
- públicos específicos;
Unidade 4 – análise de jogos digitais
- estudo casos;
- avaliações heurísticas.
Aulas expositivas, apoiadas por projeções, para fornecimento dos conceitos teóricos básicos; discussão em turma das bases teóricas da matéria exposta; realização de exercícios práticos de análise das várias teorias e conceitos apresentados sobre narrativas digitais e jogos interativos.
Avaliação: apresentação oral e escrita de um trabalho teórico/prático de investigação sobre narrativas digitais e/ou jogos interativos.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 20,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Trabalho de investigação | 70,00 |
Total: | 100,00 |