Código: | MSOCI009 | Sigla: | OGP |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MSOCI | 23 | MSOCI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Objetivos
• Conhecer os pressupostos e os conteúdos teóricos, metodológicos e deontológicos de intervenção e investigação no domínio da gestão das pessoas;
•Capacitar científica e profissionalmente para abordagens de investigação e intervenção nos diferentes domínios da gestão das pessoas;
• Capacitar para a intervenção nas áreas técnicas da gestão das pessoas através da construção e da utilização dos diferentes instrumentos operacionais;
• Desenvolver e aperfeiçoar as capacidades crítica e propositiva sobre a gestão de pessoas.
Competências
• competências de análise, avaliação e de intervenção de modo a promover um exercício profissional fundamentado;
• competências operacionais de exercício de técnicas de gestão de pessoas;
• competências de compreensão e resolução de problemas em contextos complexos e multidisciplinares;
• competências para emitir juízos e comunicar conclusões, bem como os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes.
Não se aplica.
1. Abordagem organizacional da gestão das pessoas
2. Evolução da gestão das pessoas nas organizações e configurações da função pessoal: da administração de pessoal aos novos arranjos organizacionais
3. Gestão estratégica e integrada de pessoas: a perspetiva contemporânea
4. Responsabilidade social das organizações
5. Políticas, práticas e instrumentos de gestão das pessoas
Publicações periódicas: RH Magazine; Inovação e Formação. Revista Sociedade e Trabalho. Cadernos Sociedade e Trabalho. Dirigir e Formar. Revista para Gestores e Formadores .
A bibliografia complementar é indicada no texto de apoio 1.
Dois tipos de práticas pedagógicas: sessões teórico-práticas, com privilégio para a exposição formal de conteúdos teóricos e práticos, intercalada com práticas interrogativas, que apelam à participação dos alunos, e com metodologias demonstrativas, privilegiando casos e instrumentos operacionais da realidade organizacional portuguesa (estes materiais são previamente disponibilizados no sítio da UC); sessões de orientação tutorial onde existem programas de trabalho prévios (fichas de trabalho que exigem atividades de leitura, análise crítica e reflexão sobre textos, vídeos ou documentos técnicos ilustrativos de situações concreta) e a participação ativa dos alunos Acresce as conferência e/ou workshop, orientadas por peritos em áreas de saberes altamente especializados.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 56,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação distribuída sem exame final composta por 3 componentes: i) Trabalho de campo aplicado (relatório sobre instrumento operacional); ii) Estudo de caso (relatório de prática simulada); iii) Assiduidade e participação.
Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.
Para efeitos de aprovação na unidade curricular, nunca a avaliação obtida em qualquer das componentes de avaliação pode ser inferior a 8 valores.
A época de recurso é composta pelo mesmo número de provas realizadas ao longo do semestre, bem como respetivas ponderações, de acordo com o estatuto do aluno. No caso dos estudantes não abrangidos pela assiduidade às aulas, esta componente será transferida para a ponderação do relatório de análise de dados.
A classificação obtida na assiduidade e participação não é passível de realização na época de recurso, mantendo-se inalterada.
Tem ainda direito à época de recurso, todos os alunos que disponham de uma das componentes escritas de avaliação já realizada em época normal com nota igual ou superior a 8 valores.
Neste caso, a época de recurso destina-se a realizar uma, e apenas uma das componentes de avaliação.
Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular: i) Trabalho de campo aplicado (relatório sobre instrumento operacional). Ponderação: alunos ordinários - 40%; alunos não abrangidos pela componente assiduidade -50% ii) Estudo de caso (relatório de prática simulada). Ponderação: alunos ordinários - 40%; alunos não abrangidos pela componente assiduidade.-50%; iii) Assiduidade e participação. Ponderação: alunos ordinários - 20%; alunos não abrangidos pela componente assiduidade: 0%.
Para efeitos de aprovação na unidade curricular, nunca a avaliação obtida em qualquer das componentes de avaliação pode ser inferior a 8 valores.
Não se aplica
Não se aplica
Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de Conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Os alunos realizam o trabalho de campo aplicado (relatório sobre instrumento operacional) com ponderação de 50% e o estudo de caso (relatório de prática simulada) (com ponderação de 50%). Ambos os trabalhos são individuais. As decisões acerca do trabalho de campo plicado devem ser alvo de uma discussão prévia com a docente até ao ultimo dia de aulas do semestre. O dia de entrega de ambas as provas é definido no calendário oficial de exames.
Para efeitos de melhoria de classificação apenas se considera a componente escrita da avaliação, devendo a melhoria ser realizada à totalidades das provas escritas prevista. Para o efeito mantém-se inalterada a classificação obtida na componente de participação em sala de aula.
Dossier de orientação É editado na página da unidade curricular do Sigarra um dossier de orientação com um conjunto de informações detalhadas sobre o funcionamento da unidade curricular, incluindo nomeadamente as componentes de avaliação, uma bibliografia pormenorizada complementar.
É imprescindível a leitura atenta do dossier de orientação onde encontra um desenvolvimento de todos os itens de funcionamento da disciplina, os quais o/a conduzirão à sua realização com sucesso.
Vão sendo disponibilizados na página unidade curricular do Sigarra a bibliografia suplementar e materiais de suporte às aulas.