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Organização e Gestão de Pessoas

Código: MSOCI009     Sigla: OGP

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSOCI 23 MSOCI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos 

• Conhecer os pressupostos e os conteúdos teóricos, metodológicos e deontológicos de intervenção e investigação no domínio da gestão das pessoas;

•Capacitar científica e profissionalmente para abordagens de investigação e  intervenção nos diferentes domínios da gestão das pessoas;

 • Capacitar para a intervenção nas áreas técnicas da gestão das pessoas através da construção e da utilização dos diferentes instrumentos operacionais;

  • Desenvolver e aperfeiçoar as capacidades crítica e propositiva sobre a gestão de pessoas.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências 

• competências de análise, avaliação e de intervenção de modo a promover um exercício profissional fundamentado; 

• competências operacionais de exercício de técnicas de gestão de pessoas; 

• competências de compreensão e resolução de problemas em contextos complexos e multidisciplinares;

• competências para emitir juízos e comunicar conclusões, bem como os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Abordagem organizacional da gestão das pessoas

2. Evolução da gestão das pessoas nas organizações e configurações da função pessoal: da administração de pessoal aos novos arranjos organizacionais

3. Gestão estratégica e integrada de pessoas: a perspetiva contemporânea

4. Responsabilidade social das organizações

5. Políticas, práticas e instrumentos de gestão das pessoas

Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, C., MENESES J. W., FRANCO, R. C. (eds.); Gerir organizações sem fins lucrativos – o desafio da inovação social. , Vida Económica , 2010 (Capitulo: PARENTE, Cristina, “Gestão de pessoas em organizações sem fins lucrativos”)
GOMES, J.; Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C.; Marques, C. ; Manualde Gestão de Pessoas e do Capital Humano, , Lisboa, Edições Silabo, 2008
Bilhim, João Abreu de Faria; Gestão estratégica de recursos humanos. ISBN: 972-8726-71-6
CAMARA, P.; GUERRA P. B.; RODRIGUES, J. V. ; Humanator: recursos humanos e sucesso empresarial, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1997. ISBN: 972-20-2023-4
MILKOVICH, George T. BOUDREAU, J. W.; Administração de recursos humanos, São Paulo, Atlas, 2000
NEVES, Augusto L.; COSTA, Ricardo F. () ; Gestão de Recursos Humanos de A a Z, Editora RH, Lisboa., 2012
Parente, Cristina; Competências. ISBN: 978-972-36-0967-7
SOUSA, M. José; SANCHES, Pedro; DUARTE, Teresa et al; Gestão de recursos humanos. Métodos e Práticas., Lisboa, Lidel, 2006. ISBN: 972-757-441-6

Observações Bibliográficas

Publicações periódicas: RH Magazine; Inovação e Formação. Revista Sociedade e Trabalho. Cadernos Sociedade e Trabalho.  Dirigir e Formar. Revista para Gestores e Formadores .
A bibliografia complementar é indicada no texto de apoio 1.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dois tipos de práticas pedagógicas: sessões teórico-práticas, com privilégio para a exposição formal de conteúdos teóricos e práticos, intercalada com práticas interrogativas, que apelam à participação dos alunos, e com metodologias demonstrativas, privilegiando casos e instrumentos operacionais da realidade organizacional portuguesa (estes materiais são previamente disponibilizados no sítio da UC); sessões de orientação tutorial onde existem programas de trabalho prévios (fichas de trabalho que exigem atividades de leitura, análise crítica e reflexão sobre textos, vídeos ou documentos técnicos ilustrativos de situações concreta) e a participação ativa dos alunos Acresce as conferência e/ou workshop, orientadas por peritos em áreas de saberes altamente especializados.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída sem exame final composta por 3 componentes: i) Trabalho de campo aplicado (relatório sobre instrumento operacional); ii) Estudo de caso (relatório de prática simulada); iii) Assiduidade e participação.

Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.

Para efeitos de aprovação na unidade curricular, nunca a avaliação obtida em qualquer das componentes de avaliação pode ser inferior a 8  valores.

A época de recurso é composta pelo mesmo número de provas realizadas ao longo do semestre, bem como respetivas ponderações, de acordo com o estatuto do aluno. No caso dos estudantes não abrangidos pela assiduidade às aulas, esta componente será transferida para a ponderação do relatório de análise de dados.

A classificação obtida na assiduidade e participação não é passível de realização na época de recurso, mantendo-se inalterada.

Tem ainda direito à época de recurso, todos os alunos que disponham de uma das componentes escritas de avaliação já realizada em época normal com nota igual ou superior a 8 valores.

Neste caso, a época de recurso destina-se a realizar uma, e apenas uma das componentes de avaliação. 


Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular: i) Trabalho de campo aplicado (relatório sobre instrumento operacional). Ponderação: alunos ordinários - 40%; alunos não abrangidos pela componente assiduidade -50% ii) Estudo de caso (relatório de prática simulada). Ponderação: alunos ordinários - 40%; alunos não abrangidos pela componente assiduidade.-50%; iii) Assiduidade e participação. Ponderação: alunos ordinários - 20%; alunos não abrangidos pela componente assiduidade: 0%.

Para efeitos de aprovação na unidade curricular, nunca a avaliação obtida em qualquer das componentes de avaliação pode ser inferior a 8 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de Conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Os alunos realizam o trabalho de campo aplicado (relatório sobre instrumento operacional) com ponderação de 50% e o estudo de caso (relatório de prática simulada) (com ponderação de 50%). Ambos os trabalhos são individuais. As decisões acerca do trabalho de campo plicado devem ser alvo de uma discussão prévia com a docente até ao ultimo dia de aulas do semestre. O dia de entrega de ambas as provas é definido no calendário oficial de exames.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação apenas se considera a componente escrita da avaliação, devendo a melhoria ser realizada à totalidades das provas escritas prevista. Para o efeito mantém-se inalterada a classificação obtida na componente de participação em sala de aula.

Observações

Dossier de orientação É editado na página da unidade curricular do Sigarra um dossier de orientação com um conjunto de informações detalhadas sobre o funcionamento da unidade curricular, incluindo nomeadamente as componentes de avaliação, uma bibliografia pormenorizada complementar.

É imprescindível a leitura atenta do dossier de orientação onde encontra um desenvolvimento de todos os itens de funcionamento da disciplina, os quais o/a conduzirão à sua realização com sucesso.

Vão sendo disponibilizados na página unidade curricular do Sigarra a bibliografia suplementar e materiais de suporte às aulas.

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