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Métodos e Técnicas de Pesquisa

Código: LLC108     Sigla: MTP

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 26 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LLC 113 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Para LLC: Pretende-se que os estudantes 1. Conheçam as funções e potencialidades das bibliotecas na perspetiva do investigador em ciências humanas. 2. Tomem consciência das virtualidades e dos riscos da pesquisa na Internet.

 

Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: Os estudantes deverão: 1. saber como se processa a investigação em ciências da linguagem através do desenvolvimento da procura de rigor metodológico e espírito crítico; 2. desenvolver a capacidade de usar técnicas básicas de preparação e execução de trabalhos de pesquisa neste domínio científico; 3. conhecer os procedimentos e a terminologia habituais na apresentação, escrita e oral, dos estudos de ciências da linguagem, bem como alguns equipamentos auxiliares da recolha, tratamento e análise de dados e da apresentação de resultados; 4. adquirir conhecimentos amplos acerca de técnicas e procedimentos específicos no domínio dos estudos de campo e experimentais; 5. revelar a capacidade de participação ativa num projeto de linguística; 6. melhorar a capacidade de leitura e de interpretação de alguns estudos científicos na área das ciências da linguagem; 7. desenvolver a capacidade para um estudo autónomo em Linguística.

Resultados de aprendizagem e competências

Para LLC: 1. Desenvolver uma leitura atenta, exigente e crítica. 2. compreender e interiorizar normas rigorosas de planificação, redação e apresentação do trabalho universitário.

Para CL: Os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências: 1. conhecimento sobre como se processa a investigação em ciências da linguagem através do desenvolvimento da procura de rigor metodológico e  espírito crítico; 2. capacidade de usar técnicas básicas de preparação e execução de trabalhos de pesquisa neste domínio científico; 3. conhecimento dos procedimentos e da terminologia habituais na apresentação, escrita e oral, dos estudos de ciências da linguagem, bem como de alguns equipamentos auxiliares da recolha, tratamento e análise de dados e da apresentação de resultados; 4. conhecimentos amplos acerca de técnicas e procedimentos específicos no domínio dos estudos de campo e experimentais; 5. capacidade de participação ativa num projeto de linguística; 6. capacidade de leitura e de interpretação de alguns estudos científicos na área das ciências da linguagem; 7. capacidade para um estudo autónomo em Linguística.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

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Programa

Para LLC: 1. Pesquisar 1.1. Livros e Bibliotecas 1.1.1. Identificação e catalogação: tipologia e funções; 1.1.2. Catalogação e suportes; catálogos manuais, catálogos online e outros recursos eletrónicos; 1.1.3. Meios bibliográficos auxiliares de pesquisa. 1.2. Recursos online 1.2.1. A pesquisa na Internet: rigor científico e identificação de fontes; 1.2.2. Bases de dados e revistas online. 2. Ler 2.1. Seleção e hierarquização da informação 2.2. Identificação de estruturas e relações entre ideias 2.3. Funções das notas e das citações 2.4. Plano, paráfrase, resumo e palavras-chave 3.Apresentar 3.1. Ficha de leitura, recensão e relatório: da construção do plano à redação e à apresentação oral 3.2. Normas de citação, anotação e referência bibliográfica; 3.3. Influência e plágio: ética científica e legislação; 3.4. Composição e apresentação de texto escrito; 3.5. A apresentação oral.

Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: 1 – A investigação em ciências da linguagem. Considerações prévias. 2 – O planeamento da investigação em ciências da linguagem. 3 – A execução do estudo. 4 – Divulgação dos resultados. 5 – Fontes bibliográficas e não-bibliográficas em ciências da linguagem. 6 – Metodologias particulares em ciências da linguagem. 7 – Normas éticas e deontológicas na investigação em ciências da linguagem. 8 – A apresentação oral dos resultados da investigação em ciências da linguagem. 9 – A apresentação escrita dos resultados da investigação em ciências da linguagem. 10 – Algumas aplicações das ciências da linguagem e as consequentes adaptações metodológicas.

Bibliografia Obrigatória

BETHERY, A.; BETHERY, Abregé de la Classification Décimale de Dewey, Paris, Ed. C. de la Librairie, 1993
BOOTH, W. C., COLOMBE, G. e WILLIAMS, J.M. ; The Craft of Research, Chicago: Univ. Chicago Press, 1995
BROPHY, Peter; The Library in the 21st Century: New Services for the Information Age., London: Library Association Publishing,, 2001
CALIXTO, José António; A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação, Lisboa: Caminho, 1996
CEIA, Carlos; Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, Lisboa: Presença, 1995
CERVEIRA, Maria Elisa ; CE A Referência Bibliográfica de Documentos Impressos e Electrónicos. Análise das Normas NP405-1 e ISO-690-2, in "Revista da FL/ Ciências e Técnicas do Património, Porto, FLUP, 2002, I Série, Vol. I, pp. 111-128 (Disponível online)
Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, s.l. s.n., s.d. (Disponível online)
ECO, Umberto ; A Biblioteca, Lisboa: Difel, [1987]
ECO, Umberto; Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, Lisboa: Presença, 1988
FEBVRE, Lucien e MARTIN, Henri-Jean; O Aparecimento do Livro, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
LABARRE, Albert; História do Livro, Lisboa: Livros Horizonte, 2005
LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. ; Metodologia Científica, Atlas, 1991
MANGUEL, Alberto ; Uma História da Leitura, Lisboa: Presença, 1998
MALATO, M. Luísa e CUNHA, Paulo F. ; Manual de Retórica & Direito, Lisboa, Quid Juris, 2007
MANN, Chris; Internet Communication and Qualitative Research: A Handbook for Researching Online, London: Sage, 2000
MARQUES, Ana Margarida et alii; 101 Perguntas e Respostas do Direito da Internet e da Informática, s.l., Centro Atlântico, 2002
McMURTRIE, Douglas C.; O Livro, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1982
MELOT, Michel ; La Sagesse du Bibliothécaire, Paris: L’Oeil Neuf, 2004
NP 405-1, DR III Série, n.º 128, 3/6/1994. , 1994 (Disponível online)
O’DONNELL, James J. ; Avatars of the Word: from Papyrus to Cyberspace, Cambridge, Massachussets / London: Harvard University Press, 1998
OLIVEIRA, L. A. ; Ética em investigação científica. Guias práticos com estudos de caso. , Lidel, 2013. ISBN: 978-972-757-942-6
McENERY, T. e HARDIE, A; Corpus Linguistics, Cambridge University Press, 2012. ISBN: 978-0-521-54736-9
POCINHO, M; Metodologia de Investigação e comunicação do conhecimento científico, Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-916-7
PODESVA, R. J. E SHARMA, D. (Eds.) ; Research Methods in Linguistics, Cambridge University Press, 2013. ISBN: 978-1-107-69635-8
RAPOSO, E.P. et al. (Eds.); Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. ISBN: 978-972-31-1456-0
Wray, Alison 070; Projects in linguistics. ISBN: 0-340-65210-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura
Humanidades > Ciências da linguagem
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de, pelo menos, 75% das aulas, excepto nos casos previstos pela lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para a licenciatura em LLC: avaliação contínua (participação nas aulas e apresentação de um portefólio com, pelo menos, um projeto de pesquisa e o relatório de observação de uma conferência)- 50%; exame: 50%. Classificação mínima no exame: 10.

 

Para a licenciatura em CL: 

A avaliação é distribuída por diferentes trabalhos, sem exame final. Os itens de avaliação são os seguintes:

1)Participação num projeto de investigação sobre um tema do domínio da linguística – 9 valores

2)Relatório de observação de um colóquio de linguística – 4 valores

3)Trabalho escrito individual sobre um tema do programa – 7 valores

 

Provas e trabalhos especiais

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Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.

Observações

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