Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC039

Francês B1.1

Código: LLC039     Sigla: FB1.1

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 5 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
2
LA 19 LA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
2
LLC 18 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162
2
LRI 21 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162
2

Língua de trabalho

Francês

Objetivos

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de : compreender o essencial de um documento autêntico, audio ou audiovisual em que os locutores se expressam em língua francesa corrente • Ler e compreender textos descritivos, narrativos e diálogos de duração variável • Expressar-se oralmente em contínuo ou em interação, com ou sem preparação sobre assuntos abordados nas aulas • produzir curtos textos descritivos, narrativos e diálogos. Deverão ter adquirido conhecimentos geo-culturais relativos à França e aos paìses francófonos. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1/ desenvolvimento de competências orais : Apresentação individual ou em grupo, solicitações regulares nas aulas para se expressar em língua francesa, incitação à interatividade e trabalhos em grupos pequenos.

2/ Treino da compreensão oral de documentos audio/audiovisuais variados, autênticos ou semi-autênticos. 

3/Produção e compreensão de documentos escritos sobre os temas estudados permitindo a utilização ou reutilização do léxico e dos pontos gramaticais abordados nas aulas, reflexão sobre os erros cometidos.

4/ Estudo de estratégias de produção e de expressão oral e escrita e incentivo dos estudantes a aprender a aprender. 

Bibliografia Obrigatória

J. Girardet / J. Pécheur ; Écho B1 Volume 1, Méthode de Français + Cahier personnel d’apprentissage, Clé International/Sejer, Paris., 2010. ISBN: 978-2-09-038572-4

Bibliografia Complementar

Ch.Descotes-Genon, M.H. Morsel, C.Richou; L’exercisier (l’expression française pour le niveau intermédiaire), PUG
Josette Rey-Debove et Alain Rey (dir.) ; Le Nouveau Petit Robert de la Langue Française, Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française, Le Robert, 2009. ISBN: 978-2-84902-386-0
Maïa Grégoire, Odile Thiévenaz ; Grammaire Progressive du Français. Niveau Intermédiaire. Nouvelle édition, Clé International, Porto Editora, 2004. ISBN: 978-972-0-01176-3

Observações Bibliográficas

A bibliografia estará à disposição dos estudantes no inicio do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Abordagem comunicativa e interativa.

Software

Sigarra
Courriel dynamique

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 30,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência a 75% das aulas exceto nos casos previstos por lei.

Os estudantes isentos de assiduidade têm de contactar o professor logo no inicio do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação : 10%

Apresentação oral: 30%

Testes 60%: compreensão oral 10% , compreensão escrita 15%, estruturas gramaticais 15%, produção escrita 20%.

Total 100%

Os estudantes têm de realizar todas as componentes da avaliação para poder validar o semestre.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Segundo as normas em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo