Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC083

Literatura Espanhola do Renascimento

Código: LLC083     Sigla: LER

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 19 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Espanhol

Objetivos

Os objetivos principais desta unidade curricular são:

-Aproximar os alunos ao conhecimento da Literatura Espanhola do século XVI com especial atenção à transição entre a Idade Média e o Renascimento. 


-Situar este período literário no contexto histórico do s. XVI.

-Compreender as características principais desta literatura: autores, gêneros, temática, estética. 


-Analisar de forma crítica textos representativos dos gêneros e dos autores mais relevantes deste período.

Resultados de aprendizagem e competências

Todos os conteúdos programáticos giram em torno à consecução dos objetivos enumerados anteriormente, visto que a especificação dos mesmos foi feita a partir da análise destes objetivos.

Com o objetivo de oferecer aos alunos um guia orientado à reflexão sobre a Literatura Espanhola do Renascimento iremos contextualizar e relacionar os conteúdos literários próprios deste período fundamental da Literatura Espanhola com o âmbito histórico, ideológico e cultural do século XVI, estabelecendo interligações com o período medieval.
Para os alunos compreenderem as características principais desta literatura (os autores, os gêneros literários, a temática e a estética, particularmente o ascetismo e misticismo) tomaremos como ponto de partida de referência os textos literários dos autores mais representativos deste período, oferecendo aos alunos as ferramentas necessárias para que sejam capazes de realizar uma análise crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à literatura do Renascimento.

2. A poesia do século XVI:
2.1. Poesia do primeiro Renascimento: Garcilaso de la Vega.
2.2. Poesia do segundo Renascimento: fray Luis de León.
2.3. Literatura ascética e mística: san Juan de la Cruz e santa Teresa de Jesús.

3. A prosa renascentista:
3.1. Gênero celestinesco: La lozana andaluza.
3.2. Prosa humanística: Alfonso de Valdés.
3.3. Romance picaresco: Lazarillo de Tormes.
3.4. Outros gêneros romanescos.

Bibliografia Obrigatória

ALBORG, Juan Luis; Historia de la literatura española, Editorial Gredos, 1992-1996. ISBN: 84-249-1483-X
BLECUA, José Manuel (ed.); Poesía de la Edad de Oro I: Renacimiento, Castalia, 1984. ISBN: 84-7039-427-4
CANAVAGGIO, Jean (dir.); Historia de la literatura española, Editorial Ariel, 1994-1995. ISBN: 84-344-7453-0
DELICADO, Francisco; La lozana andaluza, Castalia, 1984. ISBN: 84-7039-369-3
LÓPEZ ESTRADA, Francisco (ed.); Siglos de oro : renacimiento, Crítica, 1980. ISBN: 84-7423-139-6
MENÉNDEZ PELÁEZ, Jesús; Historia de la literatura española. II. Renacimiento y Barroco, Everest, 1993
PEDRAZA, F. y RODRIGUEZ, M.; Manual de literatura española. Barroco, CENLIT, 1981
RICO, Francisco (ed.); Lazarillo de Tormes, Cátedra, 1997. ISBN: 84-376-0660-8
RICO, Francisco; Historia y crítica de la literatura española. Vol. 2. Siglos de Oro: Renacimiento, Crítica, 1980. ISBN: 84-7423-139-6. (vol. 2)
VALDÉS, Alfonso de; Diálogo de Mercurio y Carón, Cátedra, 2013

Bibliografia Complementar

LÁZARO CARRETER, F. e CORREA CALDERÓN, E.; Cómo se comenta un texto literario, Cátedra, 1981
NAVARRETE, I.; Los huérfanos de Petrarca. Poesía y teoría en la España renacentista, Gredos, 1997
OROZCO DÍAZ, E.; Estudios sobre San Juan de la Cruz y la mística del Barroco, Universidad de Granada, 1994
PRIETO, A.; La poesía del siglo XVI. I. Andáis tras mis escritos., Cátedra, 1984
PRIETO, A.; La prosa española del siglo XVI. I., Cátedra, 1986
RICO, F.; Problemas del “Lazarillo”, Cátedra, 1987
RIVERS, Elias L.; La poesía de Garcilaso, Ariel, 1974
RUFFINATTO, A.; Las dos caras del Lazarillo: texto y mensaje, Castalia, 2000
THOMPSON, C. P.; La lucha de las lenguas: fray Luis de León y el Siglo de Oro en España, Consejería de Educación y Cultura, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam apresentar trabalhos e exames em Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Sigarra.

As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:
-Uma seleção de poemas disponibilizada no Sigarra
-La lozana andaluza de Francisco Delicado ou Diálogo de Mercurio y Carón de Alfonso de Valdés
-Lazarillo de Tormes


Com o objetivo de aproximar os alunos ao conhecimento da Literatura Espanhola do s. XVI, com especial atenção à transição entre o Medievo e o Renascimento, relembraremos de maneira sucinta as características principais do período medieval, estabelecendo interligações entre o Medievo e o Renascimento, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas (literatura, pintura), quer a nível sociopolítico, econômico, religioso e cultural, favorecendo a interatividade com os estudantes, uma vez que estes conhecimentos fazem parte da cultura europeia.
Logo iniciaremos a abordagem dos principais gêneros literários do s. XVI começando pela poesia: o petrarquismo de Garcilaso e a poesia ascética e mística mediante a análise crítica de poemas representativos de Garcilaso, fray Luis de León, san Juan de la Cruz e santa Teresa de Jesús.
Sendo que nos exames/testes será preciso analisar um texto poético das leituras obrigatórias e que nem todos os alunos estão familiarizados com este tipo de análises, a abordagem desta parte da UC dará especial importância às práticas em sala de aula. Além disso, os estudantes terão materiais de apoio no Sigarra e poderão consultar a bibliografia da UC, especialmente Lázaro Carreter, F. & Correa Calderón, E. (1981). Cómo se comenta un texto literario. Madrid: Cátedra.
Posteriormente iniciaremos o estudo da prosa renascentista: o gênero celestinesco, a prosa humanística, o romance picaresco e outros gêneros romanescos. Ao longo das aulas comentaremos La lozana andaluza, Diálogo de Mercurio y Carón, Diálogo de las cosas ocurridas en Roma e, nomeadamente, Lazarillo de Tormes a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.
Esta metodologia levará ao desenvolvimento das competências referidas nos objetivos e permitirá aos estudantes adquirir uns sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos. Além disso, os trabalhos optativos (exposição de outra obra literária recomendada pelo docente) permitirão ampliar o seu conhecimento da matéria.
As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam participar nas aulas, apresentar trabalhos e exames em Português.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura espanhola

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Existem dois tipos de avaliação:

-Avaliação A: consta dum único exame escrito (20/20 valores).

-Avaliação B: consta de dois testes (8/20 valores cada um) a realizar em sala de aula em datas marcadas no início do semestre e de uma exposição oral de outra obra literária (4/20 valores) a apresentar no fim do semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento da FLUP.

Observações

IMPORTANTE: Mais informação nos documentos da disciplina (pdf).
Recomendar Página Voltar ao Topo