Código: | LLC083 | Sigla: | LER |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 19 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
Os objetivos principais desta unidade curricular são:
-Aproximar os alunos ao conhecimento da Literatura Espanhola do século XVI com especial atenção à transição entre a Idade Média e o Renascimento.
-Situar este período literário no contexto histórico do s. XVI.
-Compreender as características principais desta literatura: autores, gêneros, temática, estética.
-Analisar de forma crítica textos representativos dos gêneros e dos autores mais relevantes deste período.
Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam apresentar trabalhos e exames em Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Sigarra.
As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:
-Uma seleção de poemas disponibilizada no Sigarra
-La lozana andaluza de Francisco Delicado ou Diálogo de Mercurio y Carón de Alfonso de Valdés
-Lazarillo de Tormes
Com o objetivo de aproximar os alunos ao conhecimento da Literatura Espanhola do s. XVI, com especial atenção à transição entre o Medievo e o Renascimento, relembraremos de maneira sucinta as características principais do período medieval, estabelecendo interligações entre o Medievo e o Renascimento, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas (literatura, pintura), quer a nível sociopolítico, econômico, religioso e cultural, favorecendo a interatividade com os estudantes, uma vez que estes conhecimentos fazem parte da cultura europeia.
Logo iniciaremos a abordagem dos principais gêneros literários do s. XVI começando pela poesia: o petrarquismo de Garcilaso e a poesia ascética e mística mediante a análise crítica de poemas representativos de Garcilaso, fray Luis de León, san Juan de la Cruz e santa Teresa de Jesús.
Sendo que nos exames/testes será preciso analisar um texto poético das leituras obrigatórias e que nem todos os alunos estão familiarizados com este tipo de análises, a abordagem desta parte da UC dará especial importância às práticas em sala de aula. Além disso, os estudantes terão materiais de apoio no Sigarra e poderão consultar a bibliografia da UC, especialmente Lázaro Carreter, F. & Correa Calderón, E. (1981). Cómo se comenta un texto literario. Madrid: Cátedra.
Posteriormente iniciaremos o estudo da prosa renascentista: o gênero celestinesco, a prosa humanística, o romance picaresco e outros gêneros romanescos. Ao longo das aulas comentaremos La lozana andaluza, Diálogo de Mercurio y Carón, Diálogo de las cosas ocurridas en Roma e, nomeadamente, Lazarillo de Tormes a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.
Esta metodologia levará ao desenvolvimento das competências referidas nos objetivos e permitirá aos estudantes adquirir uns sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos. Além disso, os trabalhos optativos (exposição de outra obra literária recomendada pelo docente) permitirão ampliar o seu conhecimento da matéria.
As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam participar nas aulas, apresentar trabalhos e exames em Português.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Teste | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei
De acordo com o regulamento da FLUP.
De acordo com o regulamento da FLUP.