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Arqueologia de Campo e Laboratorial

Código: ARQU057     Sigla: ARQCL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 48 ARQU - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
Plano Transitório do ano letivo 2014 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ensinar ao estudante os métodos de prospeção e de escavação defendidos pelos protocolos da arqueologia de campo; ensinar-lhe também como deve levar a cabo o primeiro tratamento dos diferentes "materiais" em laboratório.

Resultados de aprendizagem e competências


O estudante poderá participar em trabalhos/programas de prospecção e escavação arqueológica, na qualidade de técnico licenciado, dirigido por um profissional (arqueólogo)

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não se aplica

Programa

I-Prospecção Arqueológica
1. Objectivos da prospecção arqueológica
2. Diferentes contextos e enquadramentos da prospecção
3. Aprendizagem de manipulação interpretativa da cartografia do IGE
4. Preparação: fontes
5. Métodos: batida de campo e outros métodos complementares
6. Elaboração de uma ficha de um sitio arqueológico
II- Escavação arqueológica
1. Objectivos e noções básicas relativas ao processo de formação das materialidades
2. Diferentes metodologias de  escavação, de registo e de recolha de amostras
2.1. Procedimentos preparatórios à escavação
2.2.  Processos de escavação e de registo de estruturas e de estratigrafias
2.3.Métodos de datação relativa e absoluta mais utilizados em arqueologia
2.4. Processos e estratégias de recolha de artefactos, amostras de micro e macrorestos e tratamento laboratorial
3. Organização e sistematização de toda a documentação recolhida num sítio em escavação com vista à criação da “história” do sítio no seu contexto espacial e cronológico-cultural

Bibliografia Obrigatória

Renfrew, C.; Bahn, P.; Archaeology. Theories, Methods and Pratice, Thames and Hudson, 1991. ISBN: 0-500-27605-6
Carandini, A.; Historias en la Tierra. Masnual de excavación arqueológica, Critica, 1997. ISBN: 84-7423-764-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dominam aulas de caráter expositivo mas o debate é também suscitado. O carácter mais prático apoia-se no manuseamento da cartografia com vista à realização de uma ficha de sítio arqueológico e ao entendimento espacial no contexto de uma escavação.

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > História > Arqueologia
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 88,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame vale 65% (13 valores) e o trabalho de investigação (ficha de sítio) vale 35% (7 valores)

Provas e trabalhos especiais

não tem

Melhoria de classificação

Segundo as normas da FLUP
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