Arqueologia de Campo e Laboratorial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ensinar ao estudante os métodos de prospeção e de escavação defendidos pelos protocolos da arqueologia de campo; ensinar-lhe também como deve levar a cabo o primeiro tratamento dos diferentes "materiais" em laboratório.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante poderá participar em trabalhos/programas de prospecção e escavação arqueológica, na qualidade de técnico licenciado, dirigido por um profissional (arqueólogo)
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
I-Prospecção Arqueológica
1. Objectivos da prospecção arqueológica
2. Diferentes contextos e enquadramentos da prospecção
3. Aprendizagem de manipulação interpretativa da cartografia do IGE
4. Preparação: fontes
5. Métodos: batida de campo e outros métodos complementares
6. Elaboração de uma ficha de um sitio arqueológico
II- Escavação arqueológica
1. Objectivos e noções básicas relativas ao processo de formação das materialidades
2. Diferentes metodologias de escavação, de registo e de recolha de amostras
2.1. Procedimentos preparatórios à escavação
2.2. Processos de escavação e de registo de estruturas e de estratigrafias
2.3.Métodos de datação relativa e absoluta mais utilizados em arqueologia
2.4. Processos e estratégias de recolha de artefactos, amostras de micro e macrorestos e tratamento laboratorial
3. Organização e sistematização de toda a documentação recolhida num sítio em escavação com vista à criação da “história” do sítio no seu contexto espacial e cronológico-cultural
Bibliografia Obrigatória
Renfrew, C.; Bahn, P.; Archaeology. Theories, Methods and Pratice, Thames and Hudson, 1991. ISBN: 0-500-27605-6
Carandini, A.; Historias en la Tierra. Masnual de excavación arqueológica, Critica, 1997. ISBN: 84-7423-764-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dominam aulas de caráter expositivo mas o debate é também suscitado. O carácter mais prático apoia-se no manuseamento da cartografia com vista à realização de uma ficha de sítio arqueológico e ao entendimento espacial no contexto de uma escavação.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > História > Arqueologia
Humanidades > História
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
65,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
88,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame vale 65% (13 valores) e o trabalho de investigação (ficha de sítio) vale 35% (7 valores)
Provas e trabalhos especiais
não tem
Melhoria de classificação
Segundo as normas da FLUP