Espanhol B1.2
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Español
Objetivos
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:
- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.
- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.
- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
Resultados de aprendizagem e competências
Todos os conteúdos programáticos giram em torno da consecução dos objetivos enumerados anteriormente, visto que a especificação dos mesmos foi feita a partir da análise destes objetivos.
A partir da apresentação e da prática dos conteúdos linguísticos, os quais abrangem conteúdos gramaticais (indicativo vs. subjuntivo, futuro perfecto de ind., condicional compuesto, oraciones condicionales y de relativo, pasiva refleja e impersonalidad, pretérito imperfecto y perfecto de subj., nexos de finalidad, tiempo, causa y concesión, pronombre “lo”, verbos que rigen preposición...), lexicais (vocabulário relacionado com o desporto, a ecologia...), pragmático-discursivos (exprimir probabilidade, hipótese, finalidade, temporalidade, etc.) e culturais (hábitos e costumes da cultura hispânica e temas das apresentações em sala de aula), os alunos serão capazes de realizar tarefas de compreensão, produção e interação orais e escritas que vão ao encontro dos objetivos descritos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Contenidos pragmático-discursivos:
Expresar probabilidad en presente/pasado/futuro. Hacer hipótesis. Lamentarse. Mostrar (des)acuerdo en varios registros. (Contra)argumentar. Expresar condición, impersonalidad, finalidad, temporalidad. Describir, definir objetos/lugares/personas. Justificar una opinión negando otra anterior.
II. Tipos de textos: de opinión, argumentativos, anuncios, cartas formales de solicitud de información.
III. Contenidos gramaticales:
Probabilidad + ind/subj. Futuro perfecto de ind. Condicional compuesto. Oraciones condicionales y de relativo. Pasiva refleja e impersonalidad. Diferencias ind y subj. Pretérito imperfecto y perfecto de subj. Verbos y fórmulas de opinión. Argumentación. Nexos de finalidad, tiempo, causa y concesión. Pronombre “lo”. Verbos que exigen preposiciones.
IV. Contenidos nocionales:
Vocabulario sobre deportes, ecología...
V. Contenidos culturales:
Saberes y comportamientos interculturales de los países de habla hispana. Presentaciones en clase.
Bibliografia Obrigatória
AA. VV; Prisma: progresa. Nivel B1, Edinumem, 2006
MÉNDEZ, A.; Los girasoles ciegos, Anagrama, 2005
Bibliografia Complementar
AA. VV; Aula Internacional 3, Difusión 2007
AA. VV.; Gramática básica del estudiante de español (A1-B1), Difusión, 2005
GÓMEZ TORREGO, L.; Gramática didáctica del español, 2000. ISBN: SM
GÓMEZ TORREGO, L.; Ortografía de uso del español actual, SM, 2000
GONZÁLEZ HERMOSO, A., CUENOT, J.R. y SÁNCHEZ ALFARO, M.; Gramática de ELE. Normas. Recursos para la comunicación, Edelsa, 1994
HERMOSO, A. González; CUENOT, J. R.; ALFARO, M. Sánchez; Gramática de español lengua extranjera. Normas. Recursos para la comunicación, EDELSA
MOREIRA, L., MEIRA, S. & RUIZ PÉREZ, F.; Contigo.es. Espanhol 10.º ano. Formação Geral e Específica. Continuação., Porto Editora, 2013
MOREIRA, L., MEIRA, S. & RUIZ PÉREZ, F.; Contigo.es. Cuaderno de Ejercicios. Espanhol 10.º ano. Formação Geral e Específica. Continuação., Porto Editora, 2013
Observações Bibliográficas
Diccionario Clave: http://clave.librosvivos.net/
Diccionario de la Real Academia Española (RAE): http://buscon.rae.es/draeI/
Diccionario bilingüe español-portugués: http://wordreference.com/es/
Fonética. Los sonidos del español: http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html
Centro Virtual Cervantes: http://cvc.cervantes.es/
Rayuela: Ejercicios lúdicos de español en la página del Instituto Cervantes: http://cvc.cervantes.es/aula/pasatiempos/pasatiempos1/
Periódicos españoles:
- El País: http://www.elpais.com/
- El ABC: http://www.abc.es/
- El Mundo: http://www.elmundo.es/
- La Vanguardia: http://www.lavanguardia.es/
Periódicos de América Latina: GDA (Grupo de Diarios de América): http://www.gda.com/index.php
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são práticas, em Espanhol e seguem uma abordagem baseada na ação, uma vez que o aprendente de uma língua é um ator social. Os alunos são incentivados a participar nas aulas e na sua própria aprendizagem. Os materiais estarão disponíveis no Sigarra.
O objetivo principal desta disciplina é que os alunos atingam os objetivos estabelecidos pelo Quadro Europeu de Referência para este nível, no que o aluno deve ser capaz de compreender os pontos principais de textos claros e em língua estándar (…), em contexto profissional, de estudo ou de lazer, saber desenvolver-se na maior parte de situações que possam surgir durante uma viagem por espaços onde é utilizada a língua meta, produzir textos simples e coerentes e descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações, assim como justificar brevemente as suas opiniões ou exprimir os seus planos.
Para cumprir este objetivo principal, a prática simultânea de teoria e prática (aulas teórico-práticas) é fundamental para a consecução dos objetivos de aprendizagem nesta unidade curricular assim como permitir aos alunos demonstrar conhecimento das mesmas nos momentos destinados à avaliação. Por isso, cada um dos trabalhos de prática de conteúdos e avaliação incide sobre aspetos diversos, mas complementares, trabalhados no semestre.
Nas aulas trabalhamos todas as atividades comunicativas de língua (expressão oral e escrita, interação oral e escrita, compreensão leitora e mediação), mas as atividades de produção serão destacadas por serem as que os alunos apresentem maiores dificuldades.
Assim sendo, tanto na sala de aula, nos trabalhos de casa e nas provas de avaliação estas atividades terão um lugar relevante com o objetivo de conseguir: a participação espontânea dos alunos, sem preparação prévia, em conversações que tratem de temas de interesse pessoal e da sua especialidade (temas culturais e abstratos, como prendas, desportos, ecologia...), relatar acontecimentos e descrever situações (utilizando argumentos e raciocínios), ou escrever sequências compridas com uma finalidade determinada.
Os principais tipos de textos trabalhados para atingir estes objetivos são: cartas formais de pedido de informações, textos argumentativos e de opinião sobre diferentes temas tratados na sala de aula.
Software
Rayuela: Ejercicios lúdicos: http://cvc.cervantes.es/aula/pasatiempos/pasatiempos1/
Periódico La Vanguardia: www.lavanguardia.es
Fonética. Los sonidos del español: http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html
Periódico El País: www.elpais.es
Periódico El Mundo: www.elmundo.es
Diccionario de la Real Academia Española (RAE): http://buscon.rae.es/draeI/
Radio y Televisión Española: www.rtve.es
Periódico ABC: www.abc.es
Periódicos de América Latina: GDA (Grupo de Diarios de América): http://www.gda.com/index.php
Diccionario Clave: http://clave.librosvivos.net/
Diccionario bilingüe español-portugués: http://wordreference.com/es/
Centro Virtual Cervantes: http://cvc.cervantes.es/
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Teste |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
As avaliações de época normal e recurso são constituídas por duas componentes com uma ponderação de 50% para cada uma: uma escrita e outra oral.
A escrita consta dum trabalho escrito realizado em sala de aula em data marcada em fevereiro (opcional; até 4 valores) e dum exame escrito (16/20 caso de ter realizado o trabalho opcional ou 20/20 se não entregar).
Para passar à parte oral, a classificação mínima é de 9 valores.
A parte oral consta dum trabalho de interação realizado a pares em sala de aula em data marcada em março (opcional; até 4 valores) e dum exame a pares (16/20 caso de ter realizado o trabalho opcional ou 20/20 se não fazer).
Para obter aprovação à UC, a classificação mínima a obter na oral é de 9 valores.
Provas e trabalhos especiais
Leitura obrigatória do romance de Alberto Méndez "Los girasoles ciegos" (Barcelona, Editorial Anagrama, 2005) para fazer o exame oral.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento da FLUP.
Observações
IMPORTANTE: Mais informação nos documentos da disciplina (pdf).