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Introdução à Filosofia da Educação

Código: FILO039     Sigla: IFE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 49 FILO - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-06-25.

Campos alterados: Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português

Objetivos

a) Identificar e explorar criticamente diferentes teses da Filosofia da Educação
 

b) Aprofundar a compreensão e a problematização das relações entre Filosofia e Educação no reconhecimento da educação enquanto questão filosófica.

c) Proporcionar uma reflexão crítica sobre diferentes referências teóricas e relações conceptuais desta área do saber, promovendo, simultaneamente, um questionamento sobre a própria filosofia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta u.c. os estudantes deverão ser capazes de analisar filosoficamente a especificidade do campo educativo, constatando a natureza e evolução de diferentes conceitos e as suas implicações para o reconhecimento do estatuto e identidade da Filosofia da Educação como uma área de saber e de produção filosófica própria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Filosofia da educação no universo do saber filosófico

1.1. Estatuto epistémico: problemas de constituição e problemas de legitimação

1.2.Filosofia da educação e educação filosófica: crítica da racionalidade educacional

 

2. Educação no horizonte hermenêutico do pensamento antropológico contemporâneo

2.1. Compreensão humana dialógica: resistências à normalização pragmática

2.2. Do projecto antropológico ao projecto pedagógico

2.3. Antropologia relacional: o sujeito dialógico

 

3. Abordagens ético-políticas do pensamento educativo contemporâneo

3.1. Humanismo, pragmatismo e teoria educacional critica

3.2.Ética e alteridade: fundamentos e limites da acção

3.3.Filosofia da educação e filosofia política:  ideologias

 

Bibliografia Obrigatória

La Garanderie, Antoine de; Crítica da razão pedagógica. . ISBN: ISBN: 972-771-321-1
POURTOIS, J-P e DESMET, H. ; A Educação Pós-moderna. , Instituto Piaget., 1999. ISBN: ISBN: 972-771-109-X
RORTY, A.; Philosophers on Education, Routledge, 1998
CARVALHO, A., (coord.) ; Dicionário de Filosofia da Educação, Porto Editora, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Sustentada numa variabilidade metodológica e estratégica, a metodologia utilizada preferencialmente consiste numa análise crítica dos conteúdos através de aulas expositivas com recurso a metodologias ativas de ensino, permitindo, assim, a apropriação e a adequação de conceitos e teorias específicos pelos estudantes. É esta consolidação que permite sustentar criticamente o debate em grande grupo. É ainda facultado aos estudantes diverso material bibliográfico que permitirá um aprofundamento consistente das problemáticas trabalhadas em aula.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

No respeito pelas normas em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: prova escrita, com a duração mínima de 2 horas, e prova oral, se necessário ou requerida. Classificação do exame final arredondada.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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