Código: | FILO039 | Sigla: | IFE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Filosofia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FILO | 49 | FILO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
a) Identificar e explorar criticamente diferentes teses da Filosofia da Educação
b) Aprofundar a compreensão e a problematização das relações entre Filosofia e Educação no reconhecimento da educação enquanto questão filosófica.
c) Proporcionar uma reflexão crítica sobre diferentes referências teóricas e relações conceptuais desta área do saber, promovendo, simultaneamente, um questionamento sobre a própria filosofia.
No final desta u.c. os estudantes deverão ser capazes de analisar filosoficamente a especificidade do campo educativo, constatando a natureza e evolução de diferentes conceitos e as suas implicações para o reconhecimento do estatuto e identidade da Filosofia da Educação como uma área de saber e de produção filosófica própria.
1. Filosofia da educação no universo do saber filosófico
1.1. Estatuto epistémico: problemas de constituição e problemas de legitimação
1.2.Filosofia da educação e educação filosófica: crítica da racionalidade educacional
2. Educação no horizonte hermenêutico do pensamento antropológico contemporâneo
2.1. Compreensão humana dialógica: resistências à normalização pragmática
2.2. Do projecto antropológico ao projecto pedagógico
2.3. Antropologia relacional: o sujeito dialógico
3. Abordagens ético-políticas do pensamento educativo contemporâneo
3.1. Humanismo, pragmatismo e teoria educacional critica
3.2.Ética e alteridade: fundamentos e limites da acção
3.3.Filosofia da educação e filosofia política: ideologias
Sustentada numa variabilidade metodológica e estratégica, a metodologia utilizada preferencialmente consiste numa análise crítica dos conteúdos através de aulas expositivas com recurso a metodologias ativas de ensino, permitindo, assim, a apropriação e a adequação de conceitos e teorias específicos pelos estudantes. É esta consolidação que permite sustentar criticamente o debate em grande grupo. É ainda facultado aos estudantes diverso material bibliográfico que permitirá um aprofundamento consistente das problemáticas trabalhadas em aula.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
No respeito pelas normas em vigor
Exame final: prova escrita, com a duração mínima de 2 horas, e prova oral, se necessário ou requerida. Classificação do exame final arredondada.
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas em vigor.