Código: | FILO020 | Sigla: | FPORT |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FILO | 29 | FILO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 4 |
Compreender no contexto mais vasto da história e cultura portuguesas problemas e ideias centrais da Filosofia em Portugal; Possibilitar uma visão geral do pensamento filosófico em Portugal, desde a Idade Média até ao séc. XX.; Conhecer e debater as temáticas e os autores da Filosofia Portuguesa, devendo atingir um elevado nível de autonomia do pensamento crítico.
Uma licenciatua implica uma formação científica consolidada e a boa prática de técnicas de investigação. Na articulação entre o programa e os objetivos, procuraremos aprofundar essas técnicas e competências, visando a consolidação dessa formação, procurando estimular um percurso de pesquisa autónomo e fundamentado.
A. Introdução
- Filosofia e filosofias nacionais.
B. Período Medieval
- Teologia e Filosofia: Santo António de Lisboa.
- Ética e Sociedade: Infante D. Pedro e o Rei D. Duarte.
C. Do Renascimento ao Humanismo: Leão Hebreu
D. Introdução ao pensamento de Francisco Sanches.
- Neo-Escolástica: O Curso Conimbricence.
E. Filosofia em Portugal no séc. XIX.
- Silvestre Pinheiro Ferreira: onto-gnoseologia e teoria política.
- Amorim Viana: Filosofia e Teologia.
- Antero de Quental: Filosofia e Sentimento.
- Teófilo Braga e o Positivismo.
- Sampaio Bruno: a sua visão de Deus e do Cosmos.
F. A Filosofia em Portugal no séc. XX
- Leonardo Coimbra e o Criacionismo.
- Teixeira de Pascoaes: a Saudade e o Saudosismo.
- António Sérgio: o seu racionalismo crítico
- O pensamento filosófico de Raúl Proença: Ética e Política.
- Vergílio Ferreira: Filosofia e Literatura.
- Agostinho da Silva: uma sabedoria de vida.
- Fernando Pessoa: os limites da filosofia.
Bibliografia adicional será indicada ao longo das aulas.
Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente.
Tipo de Avaliação: exame final
Condições de Frequência: De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.
Fórmula de avaliação: exame 100%
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.
exame final = 100%
Não aplicável.
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular.