Código: | FILO031 | Sigla: | ONT2 |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1289 |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FILO | 25 | FILO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 4 |
1. Sedimentar os conhecimentos adquiridos em Ontologia I sobre os principais paradigmas ontológicos da Antiguidade e do Medievo.
2. Prosseguir a análise do itinerário da constituição da «ciência metafísica» até à crítica kantiana sobre os limites do entendimento e a impossibilidade da constituição da metafísica como ciência.
3.Evidenciar os principais elementos da passagem de uma ontologia do ens qua ens a uma ontologia do inteligível enquanto inteligível, ou do ente como o supremo inteligível.
4. Mostrar de que modo a crítica kantiana à possibilidade da metafísica coloca exigências teoréticas ameaçadoras à subsistência da ontologia – desconstrução, morte, proposta de uma era pós-metafísica.
5. Evidenciar as consequências da sua ‘morte’ e identificar propostas contemporâneas de regresso à ontologia.
1. aprender e consolidar as ferramentas conceptuais elementares para o estudo da Ontologia;
2. desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia.
3. Compreender os rumos da ciência metafísica na Idade Moderna e na contemporaneidade
4. Identificar as principais correntes da ontologia contemporânea
I – Introdução:
1. Da Metafísica à Ontologia: mudança de paradigma?
II – A refundação da Metafísica. Francisco Suárez.
F. Suárez e a refundação da metafísica.
Objeto da Metafísica. A definição suareziana do «existente» como o «apto para existir».
Conceito formal e conceito objectivo de ente
Relação entre essência e existência na metafísica suareziana
II. Christian. Wolff: a constituição da Ontologia como ciência do ente possível.
1. Os primeiros princípios do conhecimento e do conhecimento de todas as coisas em geral
a) Não-contradição
b) Possibilidade e impossibilidade
c) Definição de «existência»
d) Identidade e Diferença
e) O que é «ser coisa»
f) O essencialismo wolffiano
III – Kant e a impossibilidade da Metafísica como Ciência
A crítica de Kant ao empirismo e ao racionalismo dogmático de Wolff
A proposta de uma filosofia transcendental.
Exame critico das possibilidade e limites do entendimento: a) A estrutura do conhecimento humano b) A dialéctica da razão. c) O lugar da «ontologia» no sistema kantiano da Critica da Razão Pura.
IV Ontologia e Metafísica na era pós-kantiana.
IV.1. O regresso às coisas: limites e possibilidades:
Brentano, Bolzano, Husserl: a fenomenologia da percepção. O ‘regresso às coisas’.
IV.2. M. Heidegger:
1. Crítica à metafísica ocidental: a desconstrução da Metafísica;
2. a proposta de uma ontologia fenomenológica;
3. a impossibilidade da constituição de uma ontologia fundamental.
V – Ontologia contemporânea. Estado da questão e multiplicidade de paradigmas.
1. Estado da questão: situação contemporânea da ontologia. Principais correntes da ontologia contemporânea (fenomenológica, analítica, continental, austro-polaca)
2. A multiplicidade de paradigmas ontológicos. Seu significado e consequências na constituição da racionalidade hodierna
Aulas teórico-práticas, baseadas na exposição de doutrinas e análise de textos e no debate dos argumentos com os estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Participação Presencial = 20%
Assiduidade e participação ativa nas aulas
Trabalho = 30%
Trabalho escrito de investigação, com cerca de 10 páginas: tema e instrumentos de trabalho discutidos e concertados com o docente; apresentação do trabalho em aula. Critérios de trabalho e calendário disponíveis em Moodle, trabalhos enviados por moodle
Exame = 50%