Ontologia I
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
31 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma;
2. Identificação, na história da filosofia, do itinerário da constituição da «metafísica» como ciência
3. Determinação da “orientação programática” e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis.
4. Identificação das questões filosóficas inerentes à definição e constituição da ciência «Metafísica»
5. Determinação dos modelos epistemológicos associados aos distintos paradigmas ontológicos estudados.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Desenvolvimento da capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia
2. Desenvolvimento da capacidade crítica e especulativa em torno das questões acerca da constituição da metafísica como ciência
3. Aprendizagem do vocabulário técnico fundamental da Ontologia e sua correlação com os paradigmas ontológicos de cada autor examinado.
4. Compreensão dos temas e problemas inerentes à questão filosófica da constituição da ciência metafísica, na história da filosofia
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Pré-requisitos: instrumentos de investigação e conhecimento filosófico obtido nos anos anteriores, correspondente às diciplinas do 1º ciclo do Curso de Filosofia.
Co-requisitos: leitura da bibliografia obrigatória (fontes e estudos).
Programa
I – INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA
- Nascimento de uma ciência (Rudolf Golclenius / Jacob Lorhard)
- Temas e problemas da ciência «ontologia»
II – Ser e Pensar
- O Poema de Parménides e a dicotomia Ser – Não –Ser
- O problema da dizibilidade do Ser, ante o monismo parmenidiano
- A impossibilidade da fundamentação do discurso verdadeiro e o nascimento da escola sofista.
- O Sofista de Platão e a fundamentação possível do discurso sobre o não-ser.
- A instauração dos géneros supremos e a especificidade do «ser».
III – A Ciência Metafísica – Aristóteles
- A «Metafísica» de Aristóteles e o problema da diversidade de objectos desta ciência
- A Metafísica como ousiologia
- A Metafísica como ciência das primeiras causas e princípios
- A Metafísica como «ciência divina» ou «teologia»
- O itinerário da «Metafísica» de Aristóteles nas Escolas do Período Tardo-Antigo e a sua recepção pelo mundo árabe.
IV – A Ciência Metafísica – Avicena
- A influência de Al-farabi na compreensão aviceniana da Metafísica
- A Influência da obra «Teologia de Aristóteles» na compreensão aviceniana da Metafísica
- A Metafísica de Avicena no âmbito da obra Kitab al Shifa (Livro da Cura)
- A Metafísica de Avicena: discussão do problema do objecto desta ciência; lugar entre os saberes.
- O objecto da ciência Metafísica: noções comuns de «ente», «coisa» e «necessário». O lugar da demonstração da existência de Deus na Metafísica. Os fins da ciência Metafísica.
- Paradigma ontológico aviceniano. Emanação, Intelecto Agente, Causalidade, Geração-corrupção. O retorno: o conhecimento do intelecto agente por meio das ciências; o reconhecimento das ideias impressas de «ente, coisa, necessário» por via de iluminação. A união com o divino por via da ciência Metafísica. Profecia, Metafísica e Teologia.
V – A recepção da «Metafísica» de Aristóteles no Mundo Ocidental
- Traduções da obra de Aristóteles, Comentários árabes.
- A incorporação do Lber de Causis à «Metafísica» de Aristóteteles.
- O problema da definição do objecto da ciência metafísica: a causalidade do Primeiro motor e a causalidade do Primeiro Agente.
- A teologia de Aristóteles: Física ou Metafísica? O problema da relação entre Física, Metafísica e Teologia e o debate sobre o primeiro objecto próprio e adequado do entendimento humano.
VI – Duns Escoto e a fundação da metafísica como «ciência transcendente»
- Duns Escoto e Avicena: pontos de convergência e divergência.
- Duns Escoto e crítica à «analogia entis» - Tomás de Aquino e Henrique de Gant.
- A cognoscibilidade de Deus: o debate sobre o objecto primeiro e adequado do entendimento
- A proposta escotista da univocidade do ente e a fundação da metafísica como «scientia transcendens».
- Conclusão:
- A fundação da metafísica como a melhor ciência do maximamente inteligível
- A condição de possibilidade do conhecimento do ente e da constituição da ciência metafísica.
- A recepção desta ciência na Escolástica tardia e a refundação da ciência metafísica por F. Suárez.
Bibliografia Obrigatória
Kirk, G.S.; Raven, J.S.; Os filósofos pré-socráticos : história crítica com selecção de textos , Fundação Calouste Gulbenkian, 1994
Aristóteles; Metafísica, Loyola, 2002
Platão; Sofista, F.C.G., 2011
Avicena (ed. Marmura); The Metaphysics of the Healing, Brighma Yung Univ. Press, 2005
Duns Scot (ed. Boulnois); Sur la Connaissance de Dieu et Univocité de l'étant, PUF, 1988
Bibliografia Complementar
Gutas, Dimitri; Avicenna and the Aristotelian tradition : introduction to reading Avicenna’s philosophical works , Brill, 1988
Gilson, E.; Jean Duns Scot : Introduction a ses positions fondamentales , Vrin, 1952
Parménides (ed. Néstor-Luis Cordero); Poema. Fragmentos y Tradición Textual, Ágora, 2007
NEF, Frédéric; Qu'est-ce que la métaphysique?, Gallimard, 2004
Lando, G.; Ontologia. Un'Introduzione, Carocci, 2010
Galuzzo, G.; Breve Storia dell'Ontologia, Carocci, 2011
Ferraris, M. (ed.); Storia dell'Ontologia, Bompiani, 2008
Meyer, M.; Por una historia de la ontología, Idea-Books, 2000
Pseudo-Aristóteles (ed. Catarina Belo); A Teologia de Aristóteles, INCM, 2010
Jaulin, A., et alt.; La philosophie d'Aristote., PUF, 2003
Jolivet, J.; La teologia degli Arabi, Jaca Books, 2001
GIlson, E.; BEing and some philosophers, Europe Printing (2aed), 1961
De Boni, L.A.; A Entrade de Aristóteles no Ocidente, EST, 2010
AA.VV; Aristotele. Perchè la metafísica, Vita e Pensiero, 1994
Narcy, M., Tordesillas, A.; La Métaphysique d'Aristote. Perspectives Contemporaines, Vrin, 2005
Mesquita, A.P.; Aristóteles. Obras Completas. IIntrodução Geral, INCM-CFUL, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas, incentivando o diálogo com os estudantes.
A metodologia empregue é essencialemente hermeneutica, partindo da leitura e comentario de textos, exposiçao das questões filosóficas neles presentes e debate crítico dos argumentos
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
66,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
36,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas de avaliação em vigor
Fórmula de cálculo da classificação final
A unidade curricular funciona em avaliação distribuída com exame final, incluindo 3 elementos: -- Participação presencial e trabalho escrito a entregar através da página moodle: 30% + Exame final: 70 %.
Provas e trabalhos especiais
n/a
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação em vigor