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Ontologia I

Código: FILO030     Sigla: ONT1

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://https://moodle.up.pt/course/view.php?id=143
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 31 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-10-06.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma;
2. Identificação, na história da filosofia, do itinerário da constituição da «metafísica» como ciência
3. Determinação da “orientação programática” e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis.
4. Identificação das questões filosóficas inerentes à definição e constituição da ciência «Metafísica»
5. Determinação dos modelos epistemológicos associados aos distintos paradigmas ontológicos estudados.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Desenvolvimento da capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia
2. Desenvolvimento da capacidade crítica e especulativa em torno das questões acerca da constituição da metafísica como ciência
3. Aprendizagem do vocabulário técnico fundamental da Ontologia e sua correlação com os paradigmas ontológicos de cada autor examinado.
4. Compreensão dos temas e problemas inerentes à questão filosófica da constituição da ciência metafísica, na história da filosofia

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pré-requisitos: instrumentos de investigação e conhecimento filosófico obtido nos anos anteriores, correspondente às diciplinas do 1º ciclo do Curso de Filosofia.
Co-requisitos: leitura da bibliografia obrigatória (fontes e estudos).

Programa

I – INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA

  1. Nascimento de uma ciência (Rudolf Golclenius / Jacob Lorhard)
  2. Temas e problemas da ciência «ontologia»

II – Ser e Pensar

  1. O Poema de Parménides e a dicotomia Ser – Não –Ser
  2. O problema da dizibilidade do Ser, ante o monismo parmenidiano
  3. A impossibilidade da fundamentação do discurso verdadeiro e o nascimento da escola sofista.
  4. O Sofista de Platão e a fundamentação possível do discurso sobre o não-ser.
  5. A instauração dos géneros supremos e a especificidade do «ser».

III – A Ciência Metafísica – Aristóteles

  1. A «Metafísica» de Aristóteles e o problema da diversidade de objectos desta ciência
  2. A Metafísica como ousiologia
  3. A Metafísica como ciência das primeiras causas e princípios
  4. A Metafísica como «ciência divina» ou «teologia»
  5. O itinerário da «Metafísica» de Aristóteles nas Escolas do Período Tardo-Antigo e a sua recepção pelo mundo árabe.

IV – A Ciência Metafísica – Avicena

  1. A influência de Al-farabi na compreensão aviceniana da Metafísica
  2. A Influência da obra «Teologia de Aristóteles» na compreensão aviceniana da Metafísica
  3. A Metafísica de Avicena no âmbito da obra Kitab al Shifa (Livro da Cura)
  4. A Metafísica de Avicena: discussão do problema do objecto desta ciência; lugar entre os saberes.
  5. O objecto da ciência Metafísica: noções comuns de «ente», «coisa» e «necessário». O lugar da demonstração da existência de Deus na Metafísica. Os fins da ciência Metafísica.
  6. Paradigma ontológico aviceniano. Emanação, Intelecto Agente, Causalidade, Geração-corrupção. O retorno: o conhecimento do intelecto agente por meio das ciências; o reconhecimento das ideias impressas de «ente, coisa, necessário» por via de iluminação. A união com o divino por via da ciência Metafísica. Profecia, Metafísica e Teologia.

V – A recepção da «Metafísica» de Aristóteles no Mundo Ocidental

  1. Traduções da obra de Aristóteles, Comentários árabes.
  2. A incorporação do Lber de Causis à «Metafísica» de Aristóteteles.
  3. O problema da definição do objecto da ciência metafísica: a causalidade do Primeiro motor e a causalidade do Primeiro Agente.
  4. A teologia de Aristóteles: Física ou Metafísica? O problema da relação entre Física, Metafísica e Teologia e o debate sobre o primeiro objecto próprio e adequado do entendimento humano.

VI – Duns Escoto e a fundação da metafísica como «ciência transcendente»

  1. Duns Escoto e Avicena: pontos de convergência e divergência.
  2. Duns Escoto e crítica à «analogia entis» - Tomás de Aquino e Henrique de Gant.
  3. A cognoscibilidade de Deus: o debate sobre o objecto primeiro e adequado do entendimento
  4. A proposta escotista da univocidade do ente e a fundação da metafísica como «scientia transcendens».
  5. Conclusão:
    1. A fundação da metafísica como a melhor ciência do maximamente inteligível
    2. A condição de possibilidade do conhecimento do ente e da constituição da ciência metafísica.
    3. A recepção desta ciência na Escolástica tardia e a refundação da ciência metafísica por F. Suárez.

Bibliografia Obrigatória

Kirk, G.S.; Raven, J.S.; Os filósofos pré-socráticos : história crítica com selecção de textos , Fundação Calouste Gulbenkian, 1994
Aristóteles; Metafísica, Loyola, 2002
Platão; Sofista, F.C.G., 2011
Avicena (ed. Marmura); The Metaphysics of the Healing, Brighma Yung Univ. Press, 2005
Duns Scot (ed. Boulnois); Sur la Connaissance de Dieu et Univocité de l'étant, PUF, 1988

Bibliografia Complementar

Gutas, Dimitri; Avicenna and the Aristotelian tradition : introduction to reading Avicenna’s philosophical works , Brill, 1988
Gilson, E.; Jean Duns Scot : Introduction a ses positions fondamentales , Vrin, 1952
Parménides (ed. Néstor-Luis Cordero); Poema. Fragmentos y Tradición Textual, Ágora, 2007
NEF, Frédéric; Qu'est-ce que la métaphysique?, Gallimard, 2004
Lando, G.; Ontologia. Un'Introduzione, Carocci, 2010
Galuzzo, G.; Breve Storia dell'Ontologia, Carocci, 2011
Ferraris, M. (ed.); Storia dell'Ontologia, Bompiani, 2008
Meyer, M.; Por una historia de la ontología, Idea-Books, 2000
Pseudo-Aristóteles (ed. Catarina Belo); A Teologia de Aristóteles, INCM, 2010
Jaulin, A., et alt.; La philosophie d'Aristote., PUF, 2003
Jolivet, J.; La teologia degli Arabi, Jaca Books, 2001
GIlson, E.; BEing and some philosophers, Europe Printing (2aed), 1961
De Boni, L.A.; A Entrade de Aristóteles no Ocidente, EST, 2010
AA.VV; Aristotele. Perchè la metafísica, Vita e Pensiero, 1994
Narcy, M., Tordesillas, A.; La Métaphysique d'Aristote. Perspectives Contemporaines, Vrin, 2005
Mesquita, A.P.; Aristóteles. Obras Completas. IIntrodução Geral, INCM-CFUL, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas, incentivando o diálogo com os estudantes.

A metodologia empregue é essencialemente hermeneutica, partindo da leitura e comentario de textos, exposiçao das questões filosóficas neles presentes e debate crítico dos argumentos

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas de avaliação em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular funciona em avaliação distribuída com exame final, incluindo 3 elementos: -- Participação presencial e trabalho escrito a entregar através da página moodle: 30% + Exame final: 70 %.

Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor
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