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Filosofia Contemporânea II

Código: FILO012     Sigla: FILC2

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 31 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-01-29.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Contemporânea (no período dos séculos XX e XXI), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas fundamentais.
2. Analisar  textos representativos de autores e doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia contemporânea (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea (a respeito período referido no programa).
2. Saber analisar textos filosóficos da Contemporaneidade , compreendendo as suas especificidades
3. Saber articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Utilizar adequadamente os instrumentos de trabalho e de pesquisa requeridos no estudo  de filosofia contemporânea (no período em questão).
5. Fazer com proficiência exposições sobre as linhas de força da filosofia contemporânea no período em questão, sobre os seus principais autores e correntes doutrinais.
6. Analisar conceitos e problemas fundamentais, no seu itinerário particular,  dos filósofos e correntes filosóficas da contemporaneidade mais representativos, no período em questão.
7. Expor sobre a atualidade filosófica dos temas e problemas do pensamento dos autores principais da contemporaneidade, com base em bibliografia primária, no período em questão.



Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A tradição fenomenológica. 2. Bergson. 3. Santayana. 4. A tradição neo-idealista. 5.As filosofias da existência. 6. Wittgenstein e a tradição analítica. 7. Tradições prolongadas, reformuladas ou renovadas. 8. Tradições especializadas. 9.Sob o signo da comunicação. 10. A fase actual.

Bibliografia Obrigatória

Habermas, Jürgen Teoria da acção comunicativa (1981), trad. inglesa Thomas McCarth, Beacon Press, Boston, 1984-1987.
Merleau-Ponty, Maurice - Fenomenologia da percepção (1945), Gallimard, Paris, 1945.
Ryle, O conceito de espírito (1949), trad. portuguesa M. Luísa Nunes, Moraes, Lisboa, 1970.
Sartre, O ser e o nada (1943), Gallimard, Paris, 1943.
Derrida, Jacques, 1930-2004; A voz e o fenómeno. ISBN: 972-44-0936-8
Husserl, Edmund, 1859-1938; Fenomenológia de la conciencia del tiempo inmanente
Bergson, Henri, 1859-1941; Matière et mémoire
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951; Tratado lógico-filosófico
Heidegger, Martin, 1889-1976; El^ser y el tiempo
Bradley, F. H.; Essays on truth and reality
Santayana, George; Scepticism and Animal Faith, Charles Scribners & Sons, 1923

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas, e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.

 

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final  vale 50% e a avaliação distribuída 50%. Em relação a esta, os alunos terão de realizar um trabalho escrito, apresentado oralmente em aula.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

língua de ensino: português

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