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Filosofia do Conhecimento II

Código: FILO017     Sigla: FILCO2

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 89 FILO - Plano de Estudos 1 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Filosofia do Conhecimento II tem como objectivo principal a aplicação dos conhecimento básicos de epistemologia adquiridos em Filosofia do Conhecimento I a tópicos específicos em cuja discussão se cruzam a epistemologia, a metafísica e a filosofa da mente. Os tópicos escolhidos para este curso são a racionalidade e a percepção. Cada um deles é abordado através de textos clássicos e de textos contemporâneos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão ser capazes de aplicar os conhecimento básicos de epistemologia adquiridos em Filosofia do Conhecimento II a tópicos específicos relvantes para o estudo do conhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Questões aplicadas de epistemologia

Parte I Percepção

1. Debates clássicos e contemporâneos em torno de percepção, ilusão e alucinação. Representacionismo, realismo directo, cepticismo e idealismo na teoria da percepção

1. 1 J. Locke, An Essay Concerning Human Understanding.

1. 2 G. Berkeley, The Principles of Human Knowledge.

1. 3 D. Hume, An Inquiry Concerning Human Understanding.

1. 4 T. Reid, Essay on the Intellectual Powers of Man.

1. 5 B. Russell, The Problems of Philosophy.

1. 6 J. L. Austin, Sense and Sensibilia.

 

Parte II Racionalidade

1. Racionalidade teórica (racionalidade na fixação de crenças) e racionalidade prática (racionalidade na acção). Irracionalidade teórica e prática. Acrasia. Auto-engano

1. 1 Racionalidade prática

1. 1.1 Motivação para a acção: Hume versus Kant.

1. 1.2 Intenção na acção: E. Anscombe.

1. 1.3 Razões e causas: D. Davidson.

1. 1. 4 Aristóteles e o telos das vidas humanas (Ética a Nicómaco).

1.2. Racionalidade teórica

1.2 1 A. Goldman, epistemologia e cognição (Epistemology and Cognition).

1.2. 2 S. Stich, uma teoria pragmatista da racionalidade (The Fragmentation of Reason). 

1.2.3 R. Nozick – Para que servem princípios? (The Nature of Rationality).

 

Bibliografia Obrigatória

ANSCOMBE, Elizabeth; Intention, Oxford, Blackwell, 1957
AUSTIN, J.L; Sense and Sensibilia, Oxford, Oxford University Press, 1962
DAVIDSON, Donald; Action, reasons and causes, in Essays on Actions and Events, Oxford, Oxford University Press, 1980
LOCKE, John; Ensaio sobre o Entendimento Humano, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999
NOZICK, Robert; The Nature of Rationality, Princeton, Princeton University Press., 1993
Miguens, Sofia; Racionalidade. ISBN: 972-610-858-6
Miguens, Sofia 340; Aparência e realidade. ISBN: 978-989-689-032-2
Miguens, Sofia; Em que devemos acreditar?
Aristóteles, 384-322 a.C; Ethica Nicomachea
Berkeley, George, 1685-1753; Tratado do conhecimento humano. ISBN: 972-27-0994-1
Russell, Bertrand, 1872-1970; Os^problemas da filosofia. ISBN: 978-972-44-1452-2
Hume, David, 1711-1776; Investigação sobre o entendimento humano. ISBN: 972-27-1186-5
Locke, John, 1632-1704; Ensaio sobre o entendimento humano. ISBN: 972-31-0856-9
Reid, Thomas; Essais sur les pouvoirs actifs de l.homme. ISBN: 978-2-7116-2190-3

Bibliografia Complementar

CADILHA, Susana; A teoria da acção de Donald Davidson e o problema da causação mental, in Miguens & Mauro, Perspectives on Rationallity, Porto FL-UP, 2006
Stich, Stephen; The fragmentation of reason. ISBN: 0-262-69159-0
Goldman, Alvin I.; Epistemology and cognition. ISBN: 0-674-25896-7
Editor: Edward ZALTA; The Stanford Encyclopedia of Philosophy, The Metaphysics Research Lab Center for the Study of Language and Information Stanford University Stanford

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura com discussão de textos). Os tópicos do programa serão abordados em textos dos autores indicados no programa. Esses textos serão objecto de trabalho em aula. Existirá material de apoio de vários tipos disponível na página da disciplina. É solicitada e encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação de trabalhos de pesquisa.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame final. 30% da classificação final é obtida através da realização de um trabalho de investigação a entregar na data do exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final (70%), trabalho de investigação (30%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

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