Código: | FILO017 | Sigla: | FILCO2 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
FILO | 89 | FILO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 |
A disciplina de Filosofia do Conhecimento II tem como objectivo principal a aplicação dos conhecimento básicos de epistemologia adquiridos em Filosofia do Conhecimento I a tópicos específicos em cuja discussão se cruzam a epistemologia, a metafísica e a filosofa da mente. Os tópicos escolhidos para este curso são a racionalidade e a percepção. Cada um deles é abordado através de textos clássicos e de textos contemporâneos.
Os alunos deverão ser capazes de aplicar os conhecimento básicos de epistemologia adquiridos em Filosofia do Conhecimento II a tópicos específicos relvantes para o estudo do conhecimento.
Questões aplicadas de epistemologia
Parte I Percepção
1. Debates clássicos e contemporâneos em torno de percepção, ilusão e alucinação. Representacionismo, realismo directo, cepticismo e idealismo na teoria da percepção
1. 1 J. Locke, An Essay Concerning Human Understanding.
1. 2 G. Berkeley, The Principles of Human Knowledge.
1. 3 D. Hume, An Inquiry Concerning Human Understanding.
1. 4 T. Reid, Essay on the Intellectual Powers of Man.
1. 5 B. Russell, The Problems of Philosophy.
1. 6 J. L. Austin, Sense and Sensibilia.
Parte II Racionalidade
1. Racionalidade teórica (racionalidade na fixação de crenças) e racionalidade prática (racionalidade na acção). Irracionalidade teórica e prática. Acrasia. Auto-engano
1. 1 Racionalidade prática
1. 1.1 Motivação para a acção: Hume versus Kant.
1. 1.2 Intenção na acção: E. Anscombe.
1. 1.3 Razões e causas: D. Davidson.
1. 1. 4 Aristóteles e o telos das vidas humanas (Ética a Nicómaco).
1.2. Racionalidade teórica
1.2 1 A. Goldman, epistemologia e cognição (Epistemology and Cognition).
1.2. 2 S. Stich, uma teoria pragmatista da racionalidade (The Fragmentation of Reason).
1.2.3 R. Nozick – Para que servem princípios? (The Nature of Rationality).
Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura com discussão de textos). Os tópicos do programa serão abordados em textos dos autores indicados no programa. Esses textos serão objecto de trabalho em aula. Existirá material de apoio de vários tipos disponível na página da disciplina. É solicitada e encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação de trabalhos de pesquisa.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Exame final. 30% da classificação final é obtida através da realização de um trabalho de investigação a entregar na data do exame final.
Exame final (70%), trabalho de investigação (30%).
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas de avaliação em vigor.