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Filosofia Contemporânea I

Código: FILO011     Sigla: FILC1

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 31 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Contemporânea (no período do século XIX), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas fundamentais.
2. Analisar  textos representativos de autores e doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia contemporânea (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea (a respeito do período referido no programa).
2. Saber analisar textos filosóficos da Contemporaneidade, compreendendo as suas especificidades
3. Saber articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Utilizar adequadamente os instrumentos de trabalho e de pesquisa requeridos no estudo  de filosofia contemporânea (no período em questão).

5. Fazer com proficiência exposições sobre as linhas de força da filosofia contemporânea no período em questão, sobre os seus principais autores e correntes doutrinais.
6. Analisar conceitos e problemas fundamentais, no seu itinerário particular,  dos filósofos e correntes filosóficas da contemporaneidade mais representativos, no período em questão.
7. Expor sobre temas e problemas do pensamento dos autores principais da contemporaneidade, com base em bibliografia primária, no período em questão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A questão  da contemporaneidade filosófica.
2. A tradição idealista - I.
3. História e razão.
4. Tempo e filosofia.
5. O transcendentalismo emersoniano.
6. A tradição empirista e o utilitarismo.
7. O retorno do pensamento trágico e a questão dos valores.
8. As filosofias vitalistas.
9. A nova problemática dos fundamentos.
10. A tradição idealista - II.
11. O pragmatismo.

Bibliografia Obrigatória

Bergson, Henri ; Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889), trad. portuguesa João da Silva Gama, Edições 70, Lisboa, 1988
Cassirer, Ernst ; Filosofia das formas simbólicas (1923-1929), trad. francesa Olé Hanson-Love e Jean Lacoste, 3 vols, Minuit, Paris, 1972
Hegel, G. W. F. ; Fenomenologia do espírito (1807), trad. francesa Jean Hyppolite, Aubier, Paris, 1941
Husserl, Edmund ; Ideias directrizes para uma fenomenologia (1913), trad. francesa Paul Ricoeur, Gallimard, Paris, 1950
Kierkegaard, Soren ; Ou… ou… (1843), trad. francesa F. Prior, O. Prior e M. H. Guignot, Gallimard, Paris, 1943
Nietzsche, Friedrich ; Assim falava Zaratustra (1883-1885), trad. portuguesa Carlos Grifo Babo, Presença, Lisboa, 1976
Russell, Bertrand ; Princípios da matemática (1903), George Allen and Unwin, Londres, 1903
Schopenhauer, Arthur ; O mundo como vontade e representação (1818), trad. francesa A. Burdeau, PUF, Paris, 1966
Stuart Mill, John ; Um sistema de lógica (1843), trad. francesa Louis Peisse, Madraga, Bruxelas, 1988
James, William, 1842-1910; Pragmatism and four essays from the meaning of truth

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final  vale 50% e a avaliação distribuída 50%. Em relação a esta, os alunos terão de realizar um trabalho escrito, apresentado oralmente em aula.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Língua de ensino: Português.

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