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Filosofia Medieval I

Código: FILO022     Sigla: FMED1

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 60 FILO - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os principais temas e autores do período medieval. Ler e analisar textos representativos das discussões filosóficas medievais. Identificar e discutir as posições filosóficas dos autores estudados.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender a natureza histórica dos problemas e dos textos estudados. Entender a cronologia de autores e problemas. Expor de modo claro os conceitos e problemas estudados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

FILOSOFIA E FILOSOFIAS NA IDADE MÉDIA

1. Posição histórica e filosófica do pensamento na Idade Média.

  1. As múltiplas idades médias e a diversidade de filosofias e as suas especificidades: quais os critérios de demarcação?
  2. Ritmos e expressões da filosofia durante a Idade Média. Percursos de leituras: séculos V-XIV.

2. Especificidades da filosofia na Idade Média. Problemas, contextos, autores e correntes.

  1. A confluência e o conflito de tradições: As matrizes helenístico-romana, patrística, árabe, judaica. Face ao outro: entre antigos e modernos. - Translationes studiorum. 
  2. A invenção de problemas, de conceitos, de géneros de discussão, de instituições.

3. Introdução a questões centrais do pensamento medieval. Leitura aprofundada de textos e comparação de posições:

  1. Linguagem e coisas (Fredegiso de Tours; Anselmo de Cantuária; Agostinho de Hipona)
  2. As ideias: causa do ser e princípio de inteligibilidade (Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino)
  3. Conhecimento de objetos materiais (e extramentais): sensação e certeza (Tomás de Aquino; Agostinho de Hipona; Henrique de Gand; João Duns Escoto)
  4. Felicidade e os fins do homem (Severino Boécio; Boécio de Dácia; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino)

 

BIBLIOGRAFIA:

Os textos de leitura obrigatória estão disponíveis na página moodle da UC.
A bibliografia de apoio está disponível ou indicada na página moodle da UC.

Bibliografia Obrigatória

Gilson, Etienne, 1884-1978; History of christian philosophy in the midddle ages. ISBN: 0-7220-4114-4
Kenny, Anthony; Filosofia Medieval, Gradiva, 2010. ISBN: 978-989-616-370-9 ((Obra existe na Biblioteca))
Libera, Alain de; La^philosophie médiévale. ISBN: 2-13-0474748

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura com discussão de textos). Os diferentes pontos do programa serão estudados em textos de autores medievais e suas interpretações. Os textos selecionados serão objeto de leitura e comentário na aula. É solicitada e encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação de trabalhos de pesquisa.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia medieval
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença a 75% das aulas. De acordo com as normas de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular funciona em avaliação distribuída com exame final, incluindo 3 elementos: -- Participação presencial e trabalho escrito a entregar através da página moodle: 30% + Exame final: 70 %.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

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