Código: | FILO009 | Sigla: | FILA1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FILO | 79 | FILO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 |
Adquirir formação em Filosofia Antiga (até Platão), estudando a questão das origens da filosofia, os principais autores e textos. Discutir a atualidade dos argumentos, conceitos e teorias filosóficos da Filosofia Antiga no período considerado.
No fim do curso, o estudante deverá ser capaz de: 1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Antiga (até Platão). 2. Saber analisar textos filosóficos desde os présocráticos até Platão, compreendendo as suas especificidade. 3. Utilizar adequadamente os instrumentos de trabalho e de pesquisa requeridos no estudo de Filosofia Antiga (no período em questão), nomeadamente o acesso às fontes e a estudos relevantes. 4. Fazer com proficiência exposições sobre as linhas de força da filosofia antiga no período em questão, sobre os seus principais autores e correntes doutrinais. 5. Analisar e discutir os argumentos e conceitos fundamentais dos textos e autores estudados.
Não se aplica.
Introdução: o lugar da filosofia antiga na história da filosofia; a especificidade do estudo da filosofia antiga; a análise crítica das fontes.
I. As origens da Filosofia.
1. Do pensamento pré-filosófico ao pensamento filosófico.
2. Os mitos gregos e as teogonias.
3. Os Sete Sábios.
II. As primeiras escolas e o estudo da natureza
1. A filosofia jónia. 1.1 Os Milésios. 1.2. Xenófanes de Colofonte. 1.3 Heraclito.
2. A Filosofia Itálica. 2.1 Parménides e os Eleatas. 2.2 Empédocles de Agrigento. 2.3 Pitágoras e os Pitagóricos.
3. A Filosofia Grega Oriental. 3.1. Anaxágoras de Clazómenes. 3.2. Lêucipo, Demócrito e os Atomistas.
III. Os Sofistas
IV. Sócrates e a herança Socrática
V. Platão
1. Vida e obras (periodização, estilos, temas)
2. A forma do diálogo e a dialética (exemplos de: O Sofista, Fedro, Parménides)
3. A República
3.1. Política e justiça. 3.2. O estado ideal. 3.3. Conhecimento (opinião e ciência). 3.4. Evolução da teoria das formas.
4. A influência de Platão (a Academia e o Liceu)
Aulas teórico-práticas. Trabalho de pesquisa e leitura de textos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Em conformidade com as normas gerais em vigor.
Exame vale 60%, participação 20% e trabalho escrito 20%. O trabalho escrito é entregue via moodle e será discutido com o docente ou apresentado em aula.
Não se aplica.
Não se aplica.
Não se aplica
Em conformidade com as normas em vigor, apresentando os mesmos elementos que para a avaliação distribuída.