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Instrumentos de Análise Linguística

Código: MEAF013     Sigla: IAL

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Africanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAF 0 Plano de estudos 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir o conhecimento das noções básicas das áreas de Morfologia, Morfossintaxe, Sintaxe, Semântica Lexical e Fonologia; 3. Desenvolver técnicas de descrição gramatical (observação, procura de regularidades, generalização a partir dos dados linguísticos) que permitam a análise de línguas tipologicamente distintas.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da unidade curricular os estudantes deverão estar familiarizados com as noções básicas da Linguística, que lhes permitam analisar não só línguas tipologicamente muito distintas das línguas indo-europeias, como são algumas das línguas faladas em África, mas também estudar as variedades africanas do português; perceber alguns princípios linguísticos comuns e parâmetros de variação, de modo a perceber as mudanças operadas nas variantes pós-coloniais do português.  

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Questões preliminares: níveis de análise linguística; técnicas e métodos em Linguística 2. A Morfologia e o Léxico Noção de palavra e de morfema Processos morfológicos de formação de palavras Processos não morfológicos de formação de palavras Relações semânticas entre palavras 3. Da Morfossintaxe à Sintaxe Classes de palavras Estrutura de constituintes e categorias sintácticas; selecção categorial Relações gramaticais: funções sintácticas. Padrões de ordem de palavras; os universais linguísticos de Greenberg Oração, frase simples, frase complexa A coordenação, a subordinação 4. Noções básicas de Fonética e Fonologia Consoantes, vogais e semivogais Caracterização articulatória sumária destes sons. A sílaba. Propriedades prosódicas.

Bibliografia Obrigatória

Duarte, Inês; Língua Portuguesa, Instrumentos de análise, U. Aberta, Lisboa, 2000
Faria, Isabel; Pedro, Emília; Duarte, Inês; Gouveia, Carlos; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, Lisboa, 1996
Fromkin, Victoria A.; Rodman, Robert; Hyams, N.M.; An Introduction to Language, Almedina, Coimbra (trad. Portuguesa) , 2006
Mateus, Maria Helena Mira et al.; Gramática da Língua Portuguesa , Caminho, 2003
Mateus, M.H. e Villalva, A.; O Essencial sobre Linguística , Caminho, Lisboa, 2006. ISBN: ISBN 972-21-1777-7
Mateus, M.H. e Cardeira, E.; Norma e Variação. O Essencial sobre Língua Portuguesa , Caminho, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 62,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Média positiva de todos os elementos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

 Teste e trabalho valem 50% cada um.

Provas e trabalhos especiais

Sem efeito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

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