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Relações Culturais Luso-Francesas

Código: LRI018     Sigla: RCLFRA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Franceses

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/flup/ficha_disciplina.editar?p_cad_codigo=LRI018&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010&pv_copia_dados=N
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 3 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 2 - 6 52 162
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 12 Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 2 - 6 52 162
3
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 2 - 6 52 162
3
Plano Monodisciplinar - Francês 2 - 6 52 162
3
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 3 - 6 52 162
LRI 0 Plano Oficial 2 - 6 52 162
3
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflictam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.

Programa

1.Mediadores e mediações culturais no século XIX
1.1.Francofilias e francofobias
2.Mediadores e mediações culturais no século XX
2.1.Assimetrias e Reciprocidades
3.Novos desafios interculturais entre Portugal e França

Bibliografia Obrigatória

MENDES, Ana Paula Coutinho; “A França literária em Portugal (1950-1980). Modalidades da sua recepção na imprensa periódica”, Mediação Crítica e Criação Poética em António Ramos Rosa, Quasi Edições, 2003
GOETSCHEL, P. et E. Loyer; GOETSCHEL, P. et E. Loyer (2001), Histoire Culturelle de la France De la Belle Époque à nos jours, Armand Colin, 2001
OUTEIRINHO, Mª de Fátima; “A perspectiva comparatista no ensino duma cultura estrangeira: reflexões sobre uma abordagem intercultural”, A Escola e a Diversidade Cultural. Multiculturalsimo, Interculturalismo e Educação, Areal Editores, 2006
MACHADO, Álvaro Manuel e Daniel-Henri Pageaux; Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura, Presença, 2001
LOURENÇO, Eduardo; A Europa desencantada. Para uma mitologia europeia, Visão, 1994
L’Enseignement et l’Expansion de la Littérature Portugaise en France. Actes du Colloque (Paris, 21-23 novembre, 1985), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1986
L’Enseignement et l’Expansion de la Littérature Française au Portugal. Actes du Colloque (Paris, 21-23 novembre, 1983), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1984
Les Rapports Culturels et Littéraires entre le Portugal et la France. Actes du Colloque (Paris, 11-16 oct., 1982), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1983
CHARTIER, Roger; A História Cultural entre Práticas e Representações, Difel, 1988
LOURENÇO, Eduardo ; Nós e a Europa ou as duas razões, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988
MACHADO , Álvaro Manuel ; O ‘Francesismo’ na Literatura Portuguesa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984
PAGEAUX, Daniel-Henri; Imagens de Portugal na Cultura Francesa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983

Observações Bibliográficas

Outras indicações bibliográficas serão fornecidas no decorrer das aulas.

Other literature references will be provided during classes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas teóricas – método expositivo-demonstrativo;
2. Aulas práticas – análise e discussão em torno de documentos vários: contacto com equipamentos culturais.
3. Sessões de orientação tutorial

Software

datashow

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 104
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação:
. Exame - 50%
. Participação nas aulas + investigação e relatórios - 50%
Cálculo da classificação final:
Cálculo ponderado das componentes da avaliação referidas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Língua de ensino: português e/ou francês.
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