Relações Culturais Luso-Francesas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Franceses |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflictam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.
Programa
1.Mediadores e mediações culturais no século XIX
1.1.Francofilias e francofobias
2.Mediadores e mediações culturais no século XX
2.1.Assimetrias e Reciprocidades
3.Novos desafios interculturais entre Portugal e França
Bibliografia Obrigatória
MENDES, Ana Paula Coutinho; “A França literária em Portugal (1950-1980). Modalidades da sua recepção na imprensa periódica”, Mediação Crítica e Criação Poética em António Ramos Rosa, Quasi Edições, 2003
GOETSCHEL, P. et E. Loyer; GOETSCHEL, P. et E. Loyer (2001), Histoire Culturelle de la France De la Belle Époque à nos jours, Armand Colin, 2001
OUTEIRINHO, Mª de Fátima; “A perspectiva comparatista no ensino duma cultura estrangeira: reflexões sobre uma abordagem intercultural”, A Escola e a Diversidade Cultural. Multiculturalsimo, Interculturalismo e Educação, Areal Editores, 2006
MACHADO, Álvaro Manuel e Daniel-Henri Pageaux; Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura, Presença, 2001
LOURENÇO, Eduardo; A Europa desencantada. Para uma mitologia europeia, Visão, 1994
L’Enseignement et l’Expansion de la Littérature Portugaise en France. Actes du Colloque (Paris, 21-23 novembre, 1985), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1986
L’Enseignement et l’Expansion de la Littérature Française au Portugal. Actes du Colloque (Paris, 21-23 novembre, 1983), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1984
Les Rapports Culturels et Littéraires entre le Portugal et la France. Actes du Colloque (Paris, 11-16 oct., 1982), Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel de Paris, 1983
CHARTIER, Roger; A História Cultural entre Práticas e Representações, Difel, 1988
LOURENÇO, Eduardo ; Nós e a Europa ou as duas razões, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988
MACHADO , Álvaro Manuel ; O ‘Francesismo’ na Literatura Portuguesa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984
PAGEAUX, Daniel-Henri; Imagens de Portugal na Cultura Francesa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983
Observações Bibliográficas
Outras indicações bibliográficas serão fornecidas no decorrer das aulas.
Other literature references will be provided during classes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aulas teóricas – método expositivo-demonstrativo;
2. Aulas práticas – análise e discussão em torno de documentos vários: contacto com equipamentos culturais.
3. Sessões de orientação tutorial
Software
datashow
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
104 |
|
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação:
. Exame - 50%
. Participação nas aulas + investigação e relatórios - 50%
Cálculo da classificação final:
Cálculo ponderado das componentes da avaliação referidas.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Língua de ensino: português e/ou francês.