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Introdução à Sociologia

Código: LRI011     Sigla: INTSOC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 52 Plano Oficial 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - com Minor História 1 - 6 52 162
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 1 - 6 52 162
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 1 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 1 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1) Objectivos
. Iniciação à reflexão epistemológica e metodológicas no âmbito das ciências sociais.
. Iniciação ao discurso científico, à linguagem conceptual e às perspectivas de análise sociológicas.
. Familiarização com a lógica de investigação científica em sociologia

2) Competências a adquirir
1. Ser capaz de perspectivar a Sociologia enquanto ciência e profissão, ao dominar as problematizações constitutivas do campo disciplinar da Sociologia.
2. Ser capaz de perceber os contributos da Sociologia e de outras ciências sociais na sua complementaridade e no quadro mais alargado da interdisciplinaridade.
3. Ser capaz de identificar e reflectir sobre os métodos e as técnicas de investigação mobilizados na Sociologia.
4. Integração de nos instrumentos de desenvolvimento de capacidades que lhes permitam aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
5. Ser um cidadão crítico e reflexivo, com posturas profissionais assentes em princípios éticos.

Programa

1. As ciências sociais e o conhecimento da realidade social
1.1. A ciência como forma particular de conhecimento
1.2. Unidade do real e a pluralidade das ciências sociais
2. A sociologia como ciência social
2.1. Objecto da Sociologia
2.2. Os usos da sociologia
2.3. A perspectiva sociológica. Obstáculos ao conhecimento sociológico
2.4. Lógica de investigação sociológica e instrumentos de pesquisa

Bibliografia Obrigatória

ALMEIDA, João Ferreira (coord.); Introdução à Sociologia, Universidade Aberta, 1994
ALMEIDA, João Ferreira e PINTO, José Madureira; A Investigação nas Ciências Sociais, Ed. Presença, 1980
COSTA, A Firmino; O que é a Sociologia, Difusão Cultural, 1992
GIDDENS, Anthony; Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992
NUNES, A. Sedas; Sobre o Problema do Conhecimento nas Ciências Sociais, G.I.S., Caderno nº 9, 1976
PINTO, J. Madureira e SILVA, Augusto Santos, (Orgs.) ; Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento, 1994

Bibliografia Complementar

BOURDIEU, Pierre, CHAMBODERON, J. C., e PASSERON, J. C.; Le Métier du Sociologue, Mouton, 1983
COMISSÃO GULBENKIAN SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS; Para Abrir as Ciências Sociais, Publicações Europa-América, 1996
FERRAROTI, Franco; Sociologia, Teorema, 1985
SANTOS, Boaventura Sousa de; Um discurso sobre as ciências, Afrontamento, 1988
SANTOS, Boaventura de Sousa; Introdução a uma ciência pós-moderna, Afrontamento, 1989
WORSELEY, Peter; Introdução à Sociologia, Publicações D. Quixote, 1974

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilização intensa de métodos expositivos articulados com o recurso a métodos interrogativos, demonstrativos e activos.

Aulas teórico-práticas (TPP) – aulas expositivas sobre os diferentes pontos do programa, com privilégio para a exposição de conteúdos teóricos e metodológicos. A intervenção expositiva por parte do docente é intercalada pela participação e discussão com os alunos sobre questões de interesse levantadas, senão por eles próprios, pelo docente. Paralelamente, ao recurso às pedagogias interrogativas, opta-se por metodologias demonstrativas, priviligiando a demonstração com casos da sociedade portuguesa.

Sessões de orientação tutorial (OT) – aulas orientadas por programa de trabalhos conducentes às fichas de trabalho que serão objecto de avaliação. São disponibilizados previamente os materiais de trabalho e as sessões de orientação tutorial consistem no apoio e acompanhamento cientifico-pedagógico dos alunos, preferencialmente, em pequenos grupos previamente definidos.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Fichas de trabalho Trabalho escrito 48,00 2008-12-20
Exame escrito Exame 2,00 2008-12-20
Preparação de exame Exame 56,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas Frequência das aulas 56 2008-12-20
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Ambas as provas, exame final e fichas de trabalho, são de realização obrigatória. A assiduidade e participação nas aulas será igualmente contabilizada para efeitos de nota final.
O controlo da assiduidade está submetido ao art. 9º das normas de avaliação da Faculdade, o qual define que os discentes devem assistir a 75% das aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial. Para o efeito, existe um sistema de verificação pela assinatura de folhas de presença.


Fórmula de cálculo da classificação final

Ponderação de cada uma das componentes da avaliação:
- exame final: 70%
- fichas de trabalho: 30%
Será ainda tida em consideração a assiduidade e participação nas sessões teórico-práticas e orientação tutória

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A realizar nos períodos e segundo o estipulado pelas Normas de Avaliação da FLUP.

Observações

Consultar o texto de apoio 1 anexo ao sumário da primeira aula e disponível no gabinete de impressão.

São editados no gabinete de impressão textos de apoio que integram bibliografia de difícil acesso e materiais de apoio às aulas.
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