Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LRI010

Introdução à Economia

Código: LRI010     Sigla: INTECO

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 12 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 2 - 6 1 3
LRI 56 Plano Oficial 1 - 6 1 3
Pl. Oficial - com Minor História 1 - 6 1 3
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 1 - 6 1 3
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 1 - 6 1 3
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 1 - 6 1 3
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 1 - 6 1 3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina proporciona o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos básicos e enfatizando a relação de grande proximidade entre este ramo do saber e a Sociologia. A abordagem utilizada é essencialmente microeconómica, analisando-se como os comportamentos individuais determinam a obtenção de resultados globais, que poderão ou não ser equilibrados. São tratados temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, aplicando a perspectiva económica.

Competências a adquirir: Domínio de conceitos teóricos fundamentais no âmbito da teoria económica. Desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em torno da análise de informação de natureza económica

Programa

1. A Economia como ciência social
1.1. O objecto de análise
1.2. Pressupostos fundamentais: individualismo e racionalidade

2. Problemas básicos de organização económica
2.1. Escassez e possibilidades de produção
2.2. O mecanismo da “mão invisível”
2.3. A intervenção do Estado na economia

3. Funcionamento do mercado em concorrência perfeita
3.1. Oferta e procura
3.2. O equilíbrio de mercado

4. Mercados de factores
4.1. Terra, trabalho e capital
4.2. Desemprego de factores
4.3. Formação e distribuição do rendimento e riqueza

Bibliografia Obrigatória

Frank, R. e B. Bernanke ; Princípios de Economia, McGraw-Hill, 2003
Samuelson, P. A. e W. D. Nordhaus; Economia, Mc-Graw-Hill, 2001
Stiglitz, J. E. ; Economics, W. W. Norton, New York., 1997
Neves, J. L.C. ; Introdução à Economia , Editorial Verbo, Lisboa., 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (TP) e sessões de orientação tutorial (OT)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame Exame 2,00 2008-12-20
Trabalho Trabalho escrito 31,00 2008-12-20
Preparação de exame Exame 73,00 2008-12-20
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP, a avaliação inclui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade. O aluno cumpre este requisito se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas no âmbito das aulas teórico-práticas e no âmbito das sessões de orientação tutorial. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial (ver ponto seguinte). Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado do exame final tem uma ponderação de 80% na classificação final. A restante parte (20%) corresponde à avaliação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutorial.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que, nos termos da lei, estejam dispensados da obrigação de assiduidade às aulas ficam obrigados a apresentar, em calendário a combinar com o docente responsável, relatórios de progresso de estudo das matérias leccionadas, em substituição do trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutorial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Recomendar Página Voltar ao Topo