Métodos e Técnicas de Pesquisa
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Para LLC:
1. Conhecer as funções e potencialidades das bibliotecas na perspectiva do investigador em ciências humanas.
2. Tomar consciência das virtualidades e dos riscos da pesquisa na Internet.
3. Desenvolver uma leitura atenta, exigente e crítica.
4. Compreender e interiorizar normas rigorosas de redacção e apresentação de trabalho universitário.
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem:
Incutir nos estudantes o rigor metodológico e o espírito crítico subjacentes à investigação em ciências da linguagem. Treinar os estudantes nas técnicas básicas de preparação e execução de trabalhos de pesquisa neste domínio científico. Familiarizar os estudantes com os procedimentos e a terminologia habituais na apresentação, escrita e oral, dos estudos de ciências da linguagem, bem como com alguns equipamentos auxiliares da recolha, tratamento e análise de dados e da apresentação de resultados. Transmitir aos estudantes conhecimentos amplos acerca de técnicas e procedimentos específicos no domínio dos estudos de campo e experimentais. Dotar os estudantes de conhecimentos de nível básico no capítulo da análise e interpretação estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Preparar os estudantes para participarem activamente num projecto de linguística. Contribuir para a capacidade de leitura e interpretação de estudos científicos na área das ciências da linguagem. Todos estes objectivos serão activamente trabalhados durante o semestre, através da execução de um pequeno projecto de turma, cujos resultados serão apresentados no final do semestre num pequeno colóquio informal aberto a todos os interessados.
Programa
Para LLC:
1. Pesquisar
1.1. Livros e Bibliotecas
1.1.1. Tipologia e funções
1.1.2. Normas de catalogação; catálogos manuais, catálogos on-line e outros recursos eletrónicos
1.1.3. Meios bibliográficos auxiliares de pesquisa
1.2. Recursos electrónicos
1.2.1. A pesquisa na Internet: rigor científico e identificação de fontes
1.2.2. Bases de dados e publicações eletrónicas
2. Ler
2.1. Selecção e hierarquização da informação
2.2. Identificação de estruturas e relações entre ideias
2.3. Funções das notas e das citações
2.3. Plano, paráfrase, resumo
3. Apresentar
3.1. Ficha de leitura, recensão e relatório: da construção do plano à redação
3.2. Normas de citação, anotação e referência bibliográfica
3.3. Influência e plágio: ética científica e princípios jurídicos
3.3. Composição e paginação
Bibliografia (para LLC)
BOOTH, Wayne C., COLOMBE, G. e WILLIAMS, J.M. - tHE CRAFT OF RESEARCH. Chicago: Univ. Chicago Press, 1995
BROPHY, Peter – The library in the 21st century: new services for the information age. London: Library Association Publishing, 2001.
CALIXTO, José António – A biblioteca escolar e a sociedade da informação. Lisboa: Caminho, 1996.
CEIA, Carlos - Normas para apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Presença, 1995.
ECO, Umberto – A Biblioteca. Lisboa: Difel, 1987 (imp.).
ECO, Umberto - Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Presença, 1988
FEBVRE, Lucien e MARTIN, Henri-Jean – O aparecimento do Livro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
LABARRE, Albert – História do Livro. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.
MANGUEL, Alberto - Uma História da Leitura. Lisboa: Presença, 1998.
MANN, Chris - Internet Communication and Qualitative Research: A Handbook for Researching Online. London: Sage, 2000.
MELOT, Michel – La Sagesse du Bibliothécaire. Paris: L’Oeil Neuf, 2004.
O’DONNELL, James J. – Avatars of the Word: from papyrus to cyberspace. Cambridge, Massachussets / London: Harvard University Press, 1998.
SOUSA, José Martínez de – Pequeña Historia del Libro. Gijón: Ediciones Trea, 2002.
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem:
1 – A investigação em ciências da linguagem. Considerações prévias.
2 – O planeamento da investigação em ciências da linguagem.
3 – A execução do estudo.
4 – Divulgação dos resultados.
5 – Fontes bibliográficas e não-bibliográficas em ciências da linguagem.
6 – Metodologias particulares em ciências da linguagem.
7 – Normas éticas e deontológicas na investigação em ciências da linguagem.
8 – A apresentação oral dos resultados da investigação em ciências da linguagem.
9 – A apresentação escrita dos resultados da investigação em ciências da linguagem.
10 – Algumas aplicações das ciências da linguagem e as consequentes adaptações metodológicas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e orientação tutorial.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exercícios práticos |
Teste |
16,00 |
|
2012-02-11 |
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2012-02-11 |
Trabalhos |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
40,00 |
|
2012-02-11 |
Estudo |
Exame |
48,00 |
|
2012-02-11 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de, pelo menos, 75% das aulas, excepto nos casos previstos pela lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A indicar pelos docentes no início do semestre.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação em vigor na FLUP.