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Métodos e Técnicas de Pesquisa

Código: LLC108     Sigla: MTP

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1872
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 24 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 52 162
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 52 162
LLC 160 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 1 - 6 52 162
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 1 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 1 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 1 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Para LLC:
1. Conhecer as funções e potencialidades das bibliotecas na perspectiva do investigador em ciências humanas.
2. Tomar consciência das virtualidades e dos riscos da pesquisa na Internet.
3. Desenvolver uma leitura atenta, exigente e crítica.
4. Compreender e interiorizar normas rigorosas de redacção e apresentação de trabalho universitário.

Para a licenciatura em Ciências da Linguagem:
Incutir nos estudantes o rigor metodológico e o espírito crítico subjacentes à investigação em ciências da linguagem. Treinar os estudantes nas técnicas básicas de preparação e execução de trabalhos de pesquisa neste domínio científico. Familiarizar os estudantes com os procedimentos e a terminologia habituais na apresentação, escrita e oral, dos estudos de ciências da linguagem, bem como com alguns equipamentos auxiliares da recolha, tratamento e análise de dados e da apresentação de resultados. Transmitir aos estudantes conhecimentos amplos acerca de técnicas e procedimentos específicos no domínio dos estudos de campo e experimentais. Dotar os estudantes de conhecimentos de nível básico no capítulo da análise e interpretação estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Preparar os estudantes para participarem activamente num projecto de linguística. Contribuir para a capacidade de leitura e interpretação de estudos científicos na área das ciências da linguagem. Todos estes objectivos serão activamente trabalhados durante o semestre, através da execução de um pequeno projecto de turma, cujos resultados serão apresentados no final do semestre num pequeno colóquio informal aberto a todos os interessados.

Programa

Para LLC:
1. Pesquisar
1.1. Livros e Bibliotecas
1.1.1. Tipologia e funções
1.1.2. Normas de catalogação; catálogos manuais, catálogos on-line e outros recursos eletrónicos
1.1.3. Meios bibliográficos auxiliares de pesquisa
1.2. Recursos electrónicos
1.2.1. A pesquisa na Internet: rigor científico e identificação de fontes
1.2.2. Bases de dados e publicações eletrónicas

2. Ler
2.1. Selecção e hierarquização da informação
2.2. Identificação de estruturas e relações entre ideias
2.3. Funções das notas e das citações
2.3. Plano, paráfrase, resumo

3. Apresentar
3.1. Ficha de leitura, recensão e relatório: da construção do plano à redação
3.2. Normas de citação, anotação e referência bibliográfica
3.3. Influência e plágio: ética científica e princípios jurídicos
3.3. Composição e paginação


Bibliografia (para LLC)

BOOTH, Wayne C., COLOMBE, G. e WILLIAMS, J.M. - tHE CRAFT OF RESEARCH. Chicago: Univ. Chicago Press, 1995
BROPHY, Peter – The library in the 21st century: new services for the information age. London: Library Association Publishing, 2001.
CALIXTO, José António – A biblioteca escolar e a sociedade da informação. Lisboa: Caminho, 1996.
CEIA, Carlos - Normas para apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Presença, 1995.
ECO, Umberto – A Biblioteca. Lisboa: Difel, 1987 (imp.).
ECO, Umberto - Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Presença, 1988
FEBVRE, Lucien e MARTIN, Henri-Jean – O aparecimento do Livro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
LABARRE, Albert – História do Livro. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.
MANGUEL, Alberto - Uma História da Leitura. Lisboa: Presença, 1998.
MANN, Chris - Internet Communication and Qualitative Research: A Handbook for Researching Online. London: Sage, 2000.
MELOT, Michel – La Sagesse du Bibliothécaire. Paris: L’Oeil Neuf, 2004.
O’DONNELL, James J. – Avatars of the Word: from papyrus to cyberspace. Cambridge, Massachussets / London: Harvard University Press, 1998.
SOUSA, José Martínez de – Pequeña Historia del Libro. Gijón: Ediciones Trea, 2002.


Para a licenciatura em Ciências da Linguagem:
1 – A investigação em ciências da linguagem. Considerações prévias.
2 – O planeamento da investigação em ciências da linguagem.
3 – A execução do estudo.
4 – Divulgação dos resultados.
5 – Fontes bibliográficas e não-bibliográficas em ciências da linguagem.
6 – Metodologias particulares em ciências da linguagem.
7 – Normas éticas e deontológicas na investigação em ciências da linguagem.
8 – A apresentação oral dos resultados da investigação em ciências da linguagem.
9 – A apresentação escrita dos resultados da investigação em ciências da linguagem.
10 – Algumas aplicações das ciências da linguagem e as consequentes adaptações metodológicas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exercícios práticos Teste 16,00 2012-02-11
Exame Exame 2,00 2012-02-11
Trabalhos Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 40,00 2012-02-11
Estudo Exame 48,00 2012-02-11
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de, pelo menos, 75% das aulas, excepto nos casos previstos pela lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A indicar pelos docentes no início do semestre.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor na FLUP.
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