Metodologia dos Estudos Literários_Português II
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Facultar, com fins propedêuticos, instrumentos teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo crítico da singularidade das obras literárias e da historicidade das literaturas nacionais, confrontando o aluno com o fenómeno da variabilidade das formas e com a diversidade de tipos, géneros e estilos nas diferentes épocas.
Programa
PROGRAMA A - Docente: Prof. Doutor Luís Adriano Carlos
1. A leitura e a interpretação. Autor, texto e leitor. A leitura como «prazer do texto». A leitura como cooperação textual: A competência intertextual; Os protocolos interpretativos.
2. A percepção estética da obra literária. Comunicação literária e comunicação estética. A leitura como experiência do gosto. Da recepção individual à recepção social. Fruição e apreciação. Categorias estéticas e conceitos críticos.
3. A crítica literária. Crítica, poética e teoria literária. Os grandes modelos críticos: Do biografismo ao formalismo. Originalidade e senso comum. O crítico e a História.
4. A história literária. O método histórico-literário. A evolução literária: A «vida das formas»; A dialéctica da duração. A periodização literária. Historicidade dos géneros literários. Épocas e períodos literários: Estilo individual e estilos de época. Genealogias, grupos e gerações. Escolas, correntes e movimentos.
PROGRAMA B - Docente: Prof.ª Dr.ª Maria Luísa Malato Borralho
1. “O Tempo, esse grande escultor…” (M. Yourcenar). 1.1. O objecto da Crítica e da História Literária. Breve história das Histórias de Literatura. 1.2.Período, Movimento, Escola e Geração. 2. “Todas as épocas se traem pelas suas nostalgias” (R. Bauer). Tipologias literárias: estilo individual e estilo de época. 2.1.“Stylus aticus” e “stylus asianus”. Antigos e Modernos. Clássicos e românticos. Clássicos e barrocos. 2.2. Da tipologia à periodologia literárias: alguns problemas epistemológicos. 3. “Já tudo foi dito... Se as palavras não tivessem outros sentidos e os sentidos outras palavras.” (J. Paulhan): Periodologias literárias. 3.1. Antiguidade. 3.2. Idade do Meio. 3.3. Renascimento. 3.4. Maneirismo, Barroco.3.5.Neoclassicismo, Arcadismo, Rococó, Pré-Romantismo.3.6. Romantismo. 3.7. Realismo, Naturalismo 3.8. Estéticas “fine-seculares”, Modernismo(s). 3.9. Sur-realismo, Neo-realismo. 3.10. Pós-Modernismo?
PROGRAMA C - Docente: Prof. Doutora Joana Matos Frias
1. Do discurso ao texto. Texto, intertexto e hipertexto. Paratexto, peritexto, epitexto e metatexto.
2. Modalidades e problemática da relação intersemiótica: «ekphrasis» e transposição.
3. A História Literária. Tempo, literatura e evolução literária. Dialéctica dos períodos literários; Tradição e ruptura; Grupos e gerações; Escolas e movimentos. Historicidade dos géneros literários. Constituição diacrónica do cânone nacional; Permanência e variação do valor literário. O cânone ocidental e o cânone lusófono: História, ideologia, identidade cultural e literatura nacional; Imagologia e «angústia da influência».
4. A Crítica Literária. Leitura, competência intertextual e competência enciclopédica. Crítica e interpretação. Métodos e correntes críticas. Crítica textual e crítica genética.
Bibliografia Obrigatória
ARISTÓTELES; Poética, Lisboa: I.N.C.M., 1988
AUERBACH, Erich; Mimesis: La Représentation de la Réalité dans la Littérature Occidentale, Paris: Gallimard, 1968
BARTHES, Roland; Crítica e Verdade, Lisboa: Edições 70, 1978
BARTHES, Roland; O Prazer do Texto, Lisboa: Edições 70, 1988
BRAUDEL, Fernand; História e Ciências Sociais, Lisboa: Presença, 1972
CABANÈS, Jean-Louis; Crítica Literária e Ciências Humanas, Lisboa: Via Editora, 1979
CHARLES, Michel; Rhétorique de la Lecture, Paris: Seuil, 1977
COELHO, Eduardo Prado; Os Universos da Crítica: Paradigmas nos Estudos Literários, Lisboa: Edições 70, 1982
COELHO, Jacinto do Prado; Problemática da História Literária, Lisboa: Ática, 1961
DELFAU, Gérard, e Anne Roche; Histoire / Littérature: Histoire et Interprétation du Fait Littéraire, Paris: Seuil, 1977
DOLEZEL, Lubomír; A Poética Ocidental, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990
ECO, Umberto; Leitura do Texto Literário: Lector in Fabula, Lisboa: Presença, 1983
ELIOT, T. S.; Ensaios de Doutrina Crítica, Lisboa: Guimarães Editores, 1997
FAYOLLE, Roger; La Critique, Paris: Armand Colin, 1978
FOCILLON, Henri; A Vida das Formas, Lisboa: Edições 70, 2001
FOUCAULT, Michel; O que É um Autor?, Lisboa: Vega, 1997
FRYE, Northrop; Anatomy of Criticism, Londres: Penguin, 1990
GARDINER, Patrick; Teorias da História, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995
GENETTE, Gérard; L’Oeuvre de l’Art: La Relation Esthétique, Paris: Seuil, 1997
GUILLÉN, Claudio; Teorías de la Historia Literaria, Madrid: Espasa Calpe, 1989
HORÁCIO; Arte Poética, Lisboa: Inquérito, 1984
IMBERT, Enrique Anderson; Métodos de Crítica Literária, Coimbra: Almedina, 1971
JAUSS, Hans Robert; Pour une Esthétique de la Réception, Paris: Gallimard, 1978
KUBLER, George; A Forma do Tempo, Lisboa: Vega, 1991
LAUSBERG, Heinrich; Elementos de Retórica Literária, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1972
MEYERHOFF, Hans; O Tempo na Literatura, São Paulo: McGraw-Hill, 1976
ORTEGA Y GASSET, José; El Tema de Nuestro Tiempo, Madrid: Alianza Editorial, 1981
PAZ, Octavio; Los Hijos del Limo, Barcelona: Seix Barral, 1981
SHELLEY, P. B.; Defesa da Poesia, Lisboa: Guimarães Editores, 2001
SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e; Teoria da Literatura, Coimbra: Almedina, 1999
SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e; Teoria e Metodologia Literárias, Lisboa: Universidade Aberta, 1990
TACCA, Óscar; La Historia Literaria, Madrid: Gredos, 1968
TODOROV, Tzvetan; Poética, Lisboa: Teorema, 1977
VÁRIOS; Analyse de la Périodisation Littéraire, Paris: Éditions Universitaires, 1972
VÁRIOS; Esthétique et Poétique, Paris: Seuil, 1992
VÁRIOS; História Literária, Lisboa: Apáginastantas, 1982
VÁRIOS; Teoria da Literatura: Textos dos Formalistas Russos, 2 vol., Lisboa: Edições 70, 1987-1989 (Ed. Tzvetan Todorov)
WELLEK, René; A History of Modern Criticism 1750-1950, Londres: Jonathan Cape, 1966
WELLEK, René; Concepts of Criticism, New Haven: Yale University Press, 1975
WIMSATT, Jr., William K.; Crítica Literária: Breve História, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980
Bibliografia Complementar
(Programa A) BLANCHÉ, Robert; Des Catégories Esthétiques, Paris: J. Vrin, 1979
(Programa A) BRUGÈRE, Fabienne; Le Goût: Art, Passions, Société, Paris: Presses Universitaires de France, 2000
(Programa A) GENETTE, Gérard; "Poétique et Histoire", in Figures III, Paris: Seuil, 1972
(Programa A) JAUSS, Hans Robert; História Literária como Desafio à Ciência Literária / Literatura Medieval e Teoria dos Géneros, V. N. Gaia: José Soares Martins Editor, 1974
(Programa A) LEWIS, C. S.; A Experiência de Ler, Porto: Elementos Sudoeste / Porto Editora, 2000
(Programa A) PENNAC, Daniel; Como um Romance, Porto: ASA, 1993
(Programa A) PROUST, Marcel; O Prazer da Leitura, Lisboa: Teorema, 1997
(Programa A) RICOEUR, Paul; Teoria da Interpretação, Lisboa: Edições 70, 1987
(Programa A) SENA, Jorge de; “Académico” e “Antigos e Modernos”, in Amor e Outros Verbetes, Lisboa: Edições 70, 1992
(Programa A) SENA, Jorge de; Dialécticas Teóricas da Literatura, Lisboa: Edições 70, 1977
(Programa A) VÁRIOS; L’Histoire Littéraire, Genebra: Droz, 2001
(Programa B) LONGINO, Dionísio; Tratado do Sublime de Dionísio Longino, Lisboa: I.N.C.M., 1984 (Trad. port. de Custódio José de Oliveira, 1771)
(Programa B) VÁRIOS; Biblos, 5 vols., Lisboa : Verbo, 1995-2005
(Programa B) VÁRIOS; História Crítica da Literatura Portuguesa, 9 vols., Lisboa: Verbo, 1993-...
(Programa C) GENETTE, Gérard; Palimpsestes: La Littérature au Second Degré, Paris : Seuil, 1982
(Programa C) GRUPO M; Rhétorique Générale, Paris : Seuil, 1982
(Programa C) HAMON, Philippe, org.; La Description Littéraire: Anthologie de Textes Théoriques et Critiques, Paris: Macula, 1991
(Programa C) KRIEGER, Murray; Ekphrasis: The Illusion of the Natural Sign, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1992
Observações Bibliográficas
Além da bibliografia complementar, será recomendada bibliografia específica no decurso das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário.
Aulas práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas.
Sessões restritas de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado das tarefas a desenvolver pelos alunos, nomeadamente a elaboração de relatórios de leitura ou de trabalhos de investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2008-07-31 |
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2008-05-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
2008-07-18 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas, nos termos do Art. 9.º do Regulamento de Avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%.
Exame final - 70%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.