Metodologia dos Estudos Literários_Português I
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo do objecto literário.
2. Promover uma perspectiva crítica das grandes concepções da Literatura enquanto criação, comunicação e instituição.
Programa
1. Objecto e métodos dos Estudos Literários
1.1. “Poesia”, “literatura” e “literariedade”
1.2. Sistema literário e literaturas nacionais
1.3. Métodos de estudo e correntes críticas
2. A Poética ocidental
2.1. As tradições platónica e aristotélica
2.2. De Horácio a Pseudo-Longino
2.3. Do Classicismo ao Romantismo
2.4. A Poética contemporânea
3. Estruturas do discurso literário
3.1. Enunciação e géneros do discurso
3.2. Elementos de versificação
3.3. Elementos de Retórica literária
Bibliografia Obrigatória
Abrams, M. H.; The Mirror and the Lamp: Romantic Theory and the Critical Tradition, Nova Iorque: Oxford University Press, 1971
Aristóteles; Poética, Lisboa: INCM, 1988
Benveniste, Émile; Problèmes de Linguistique Générale, 2 vol., Paris: Gallimard, 1981
Bloom, Harold; O Cânone Ocidental, Lisboa: Temas e Debates, 2002
Carvalho, Amorim de; Tratado de Versificação Portuguesa, Coimbra: Almedina, 1991
Dessons, Gérard, e Henri Meschonnic; Traité du Rythme, Paris: Nathan, 2003
Dionísio de Halicarnasso; La Composition Stylistique, Paris: Les Belles Lettres, 2003
Dolezel, Lubomír; A Poética Ocidental, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990
Genette, Gérard; Palimpsestes: La Littérature au Second Degré, Paris: Seuil, 1982
Genette, Gérard; Discurso da Narrativa, Lisboa: Vega, 1995
Genette, Gérard; Introduction à l’Architexte, Paris: Seuil, 1979
Grupo M; Rhétorique Générale, Paris: Seuil, 1982
Hamburger, Käte; Logique des Genres Littéraires, Paris: Seuil, 1986
Highet, Gilbert; The Classical Tradition, Nova Iorque: Oxford University Press, 1957
Horácio; Arte Poética, Lisboa: Inquérito, 1984
Jakobson, Roman; Essais de Linguistique Générale, vol. I, Paris: Minuit, 1981
Lausberg, Heinrich; Elementos de Retórica Literária, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1972
Longino; Du Sublime, Paris: Les Belles Lettres, 1965
Lotman, Juri; A Estrutura do Texto Artístico, Lisboa: Estampa, 1978
Platão; A República, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983
Platão; Fedro, Lisboa: Guimarães Editores, 1981
Platão; Íon, Mem Martins: Inquérito, 2000
Sartre, Jean-Paul; Qu’Est-ce que la Littérature?, Paris: Gallimard, 1978
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e; Teoria da Literatura, Coimbra: Almedina, 1999
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e; Teoria e Metodologia Literárias, Lisboa: Universidade Aberta, 1990
Staiger, Emil; Conceptos Fundamentales de Poética, Madrid: Rialp, 1966
Todorov, Tzvetan; Os Géneros do Discurso, Lisboa: Edições 70, 1981
Todorov, Tzvetan; Poética, Lisboa: Teorema, 1977
Vários; História da Retórica, Lisboa: Temas e Debates, 2002
Vários; Teoria da Literatura: Textos dos Formalistas Russos, ed. Tzvetan Todorov, 2 vol., Lisboa: Edições 70, 1987-1989
Wellek, René; A History of Modern Criticism 1750-1950: The Age of Transition, Londres: Jonathan Cape, 1966
Wellek, René; Concepts of Criticism, New Haven: Yale University Press, 1975
Wellek, René, e Austin Warren; Teoria da Literatura, Mem Martins: Europa-América, 1976
Wimsatt, Jr., William K.; Crítica Literária: Breve História, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980
Observações Bibliográficas
Além da bibliografia principal, será recomendada bibliografia específica no decurso das aulas.
In addition to the main literature, other specific literature will be recommended during classes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário. | Aulas práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas. | Sessões restritas de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado das tarefas a desenvolver pelos alunos, nomeadamente a elaboração de relatórios de leitura ou de trabalhos de investigação.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste |
Exame |
2,00 |
|
2012-02-10 |
Trabalho |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2012-02-10 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
73 |
2012-02-10 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas, nos termos do Art. 9.º do Regulamento de Avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%.
Exame final - 70%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.