Literatura Francesa do Romantismo ao Simbolismo
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Pretende esta disciplina transmitir aos alunos um conhecimento organizado, integrado no contexto sociocultural e no devir literário do século XIX .
-Os módulos programáticos introduzem alguns dos grandes textos “canónicos” cuja eficácia estética oferece, tanto ao nível das formas do conteúdo, quanto ao das formas de expressão uma capacidade representativa.
-No âmbito das obras seleccionadas para esta disciplina procurar-se-à ter em consideração as suas especificidades estéticas ( formal, semântica, temática e ideológica ).
Programa
1.Orientações românticas
1.1. O "eu" como objecto de escrita em "Les Rêveries du Promeneur Solitaire", de J-J. Rousseau.
1.2. "Le Dernier Jour d’un Comdamné" de Victor Hugo : romantismo social e especificidade formal.
1.3.Percursos do texto fantástico : do romantismo ao realismo.
2.Aspectos da produção poética no século XIX
1.1.Ch..Baudelaire e a inovação poética.
1.2. O movimento simbolista.
Bibliografia Obrigatória
Barrère, J.B.; Victor Hugo, Hatier, 1984
BÉGUIN, A. ; L'Âme romantique et le rêve, José Corti, , 1979
BONY, J. ; Lire le Romantisme , Dunod, 1992
CASTEX, P-G. ; Le Conte fantastique en France de Nodier à Maupassant, José Corti, 1982
FAVRE, Y. A.; La Poésie romantique, Bordas, 1989
GUSDORF, G. ; Le Romantisme I, II , Grande Bibliothèque Payot, 1993
MARTINO,P.; Parnasse et symbolisme, Armand Colin, 1970
MIRAUX, J-P. ; L'Autobiographie (écriture de soi et sincérité), Nathan Université, 1996
OLIVEIRA, M .do NASCIMENTO; «L"Art d"enfanter des chimères dans La Morte Amoureuse de T. Gautier », in Intercâmbio, Instituto de Estudos Franceses da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1991
PEYRE, H.; Qu’est-ce que le symbolisme ?, P .U .F., 1974
RAIMOND, M.; Le Roman depuis la Révolution, Armand Colin, 1967
RAYMOND, M. ; Jean-Jacques Rousseau: la quête de soi et la rêverie, José Corti, 1962
RIEBEN P. A.; Délires romantiques, José Corti, 1989
RUFF,M. A. ; Baudelaire, Paris, Hatier, 1966
TADIÉ, J.Y.; Introduction à la vie littéraire du XIXe siècle, Bordas, 1984
TODOROV, T. ; Introduction à la littérature fantastique, Éditions du Seuil, 1970
Observações Bibliográficas
Bibliografia específica será facultada posteriormente aos alunos
Specific literature will be recommended in due time.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura francesa
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2012-02-11 |
Elaboração de trabalho |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2012-02-11 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
2012-02-11 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 50%; exame - 50%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.