Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC085

Literatura Francesa Clássica

Código: LLC085     Sigla: LFC

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 0 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 18 Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 2 - 6 52 162
3
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 2 - 6 52 162
3
Plano Monodisciplinar - Francês 2 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 2 - 6 52 162
3
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina procurará oferecer um leque representativo, também nos géneros diversos, de dois séculos de Literatura Francesa, no percurso evolutivo do Renascimento à consolidação e superação da estética classicista francesa, discutindo pressupostos de renovação do cânone numa área em franco dinamismo recente.

Programa

O programa oferecido ao curso de 2007-2008 procurará identificar, no terreno fértil e diverso da literatura francesa dos séculos XVI e XVII, alguns momentos de relevância estratégica, assim se respondendo à diversidade e importância relativa dos géneros cultivados num longo período literário definido por incessante reformulação canónica.
Neste contexto, e em opção forçosamente discutível, o nosso percurso evoluirá, sucessivamente, do estudo de Les Amours (1553), de Pierre Ronsard, para o o de L’Amour Médecin (1665), de Molière (1622-1673), até o de Bérénice (1670), de Jean Racine (1639-1699), para concluir com a reflexão estética fundadora de L’Art Poétique (1674), de Nicolas Boileau (1636-1711), deste modo se dando voz à lírica e ao drama nalgumas das suas expressões esteticamente mais destacadas.
O percurso assim definido será sempre acompanhado de um esforço de integração histórico-literária nas fundamentais projecções do Humanismo, por um lado, que culminarão, por outro lado, no reinado de Luís XIV, emanação solar da identidade francesa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas com intervenções dos estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame escrito Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura comentada das obras, consulta de apoio bibliográfico e reflexões críticas sobre a matéria estudada Estudo autónomo 104 2008-12-20
Total: 104,00

Obtenção de frequência

É necessário estar presente em 75 por cento das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Balanço articulado entre intervenções nas aulas ( 30 por cento) e exame final ( 70 por cento).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamentado.

Melhoria de classificação

Não aplicável.
Recomendar Página Voltar ao Topo