Literatura Espanhola da Idade Média
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da literatura castelhana dos séculos XII e XIII. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos. Promover a compreensão do papel desempenhado pela produção literária deste período na problematização global da cultura e da identidade de Espanha.
Programa
1.Introdução à Literatura Medieval Castelhana
1.1 Castela no contexto europeu e ibérico
1.2 A diversidade do espaço e a reconquista
1.3 Grupos sociais e monarquia
1.4 Cultura oral, cultura escrita e seus agentes
2. Dos relatos épicos ao cantar de gesta
2.1 O Poema de Mio Cid e sua problemática
2.2 O tema do Cid na historiografia latina e romance
2.3 Tradições épicas, cantar de gesta e romanceiro
3. Uma especificidade castelhana: o “mester de clerecia”
3.1 Consciência literária e construção formal
3.2 Hagiografia, propaganda e arte de narrar em Gonzalo de Berceo
3.3 As tradições épicas e o “mester de clerecia”: O Poema de Fernán Gonzalez
3.4 As Mocedades de Rodrigo e a gesta tardia.
Bibliografia:
Textos:
Poema de Mio Cid, ed. Colin SMITH, (4ª ed.) Madrid, Cátedra, 1978;
Vida de San Millán de la Cogolla, Edición y comentario de Brian DUTTON, Madrid, Espasa Calpe, 1992
Poema de Fernan Gonzalez, ed. Juan VICTORIO, Madrid, Cátedra, 1981;
Épica Medieval Española, ed Manuel ALVAR/Carlos ALVAR, Madrid, Cátedra, 1992.
Estudos: (1)
CASTRO, Américo de, España en su historia. Cristianos, moros y judios, Barcelona, Grijalbo Mondadori, 1983.
LÓPEZ ESTRADA, Francisco, Introducción a la literatura medieval española, (3ª ed.) Madrid, Gredos, 1970
MARAVALL CASESNOVES, José Antonio, El concepto de España en la Edad Media, Madrid, Centro de Estudios Constitucionales, 1997
MENÉNDEZ PIDAL, Ramón, La España del Cid, (7ª ed.) 2 voll., Madrid, Espasa-Calpe, 1969.
SÁNCHEZ-ALBORNOZ, Claudio, España, un enigma historico, (2ª ed.) 2 voll., Barcelona, Edhasa, 2001.
(2 a 4)
CATALÁN, Diego, La épica española. Nueva documentación y nueva evaluación, Madrid, Fundación Ramón Menéndez Pidal, 2001
CATALÁN, Diego, El Cid en la historia y sus inventores, Madrid, Fundación Ramón Menéndez Pidal, 2002
CLAVERO, Dolores, Romances viejos de temas épicos nacionales. Relaciones con gestas y crónicas, Madrid, Ediciones del Orto, 1994
MÁRQUEZ VILLANUEVA, Francisco, El concepto cultural alfonsi, Barcelona, E. Bellaterra, 2004.
MARTIN, Georges, Les Juges de Castille. Mentalités et discours historique dans l'Espagne médiévale, Paris, Klincksieck, 1992.
MENÉNDEZ PIDAL, Ramón, Poesía juglaresca y juglares, (7ª ed.) Madrid, Espasa-Calpe, 1975
RICHTHOFEN, Erich von, Estudios épicos medievales, Madrid, Gredos, 1954
SAUGNIEUX, Joël, Berceo y las culturas del siglo XIII, Logroño, Instituto de Estudios Riojanos, 1982
SALVADOR MIGUEL, Nicasio, El mester de clerecia, Madrid, La Muralla, 1973
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2011-02-12 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
104 |
2011-02-12 |
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 70%; trabalho de investigação: 30%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Nota relativa à Biliografia:
Para além de indicações bibliográficas extensas, as edições aconselhadas possuem, na generalidade, introduções contextualizadoras e interpretativas que devem servir de guia a uma primeira abordagem das obras a que dizem respeito. Bibliografia de maior especificidade será fornecida ao longo do ano lectivo pelo docente da disciplina.