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Literatura Espanhola da Idade Média

Código: LLC081     Sigla: LEIM

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 1 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 42 Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 2 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 2 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 2 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 2 - 6 52 162
3
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 2 - 6 52 162
3
LRI 0 Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da literatura castelhana dos séculos XII e XIII. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos. Promover a compreensão do papel desempenhado pela produção literária deste período na problematização global da cultura e da identidade de Espanha.

Programa

1.Introdução à Literatura Medieval Castelhana

1.1 Castela no contexto europeu e ibérico
1.2 A diversidade do espaço e a reconquista
1.3 Grupos sociais e monarquia
1.4 Cultura oral, cultura escrita e seus agentes

2. Dos relatos épicos ao cantar de gesta

2.1 O Poema de Mio Cid e sua problemática
2.2 O tema do Cid na historiografia latina e romance
2.3 Tradições épicas, cantar de gesta e romanceiro

3. Uma especificidade castelhana: o “mester de clerecia”

3.1 Consciência literária e construção formal
3.2 Hagiografia, propaganda e arte de narrar em Gonzalo de Berceo
3.3 As tradições épicas e o “mester de clerecia”: O Poema de Fernán Gonzalez
3.4 As Mocedades de Rodrigo e a gesta tardia.


Bibliografia:

Textos:

Poema de Mio Cid, ed. Colin SMITH, (4ª ed.) Madrid, Cátedra, 1978;

Vida de San Millán de la Cogolla, Edición y comentario de Brian DUTTON, Madrid, Espasa Calpe, 1992

Poema de Fernan Gonzalez, ed. Juan VICTORIO, Madrid, Cátedra, 1981;

Épica Medieval Española, ed Manuel ALVAR/Carlos ALVAR, Madrid, Cátedra, 1992.

Estudos: (1)

CASTRO, Américo de, España en su historia. Cristianos, moros y judios, Barcelona, Grijalbo Mondadori, 1983.

LÓPEZ ESTRADA, Francisco, Introducción a la literatura medieval española, (3ª ed.) Madrid, Gredos, 1970

MARAVALL CASESNOVES, José Antonio, El concepto de España en la Edad Media, Madrid, Centro de Estudios Constitucionales, 1997

MENÉNDEZ PIDAL, Ramón, La España del Cid, (7ª ed.) 2 voll., Madrid, Espasa-Calpe, 1969.

SÁNCHEZ-ALBORNOZ, Claudio, España, un enigma historico, (2ª ed.) 2 voll., Barcelona, Edhasa, 2001.

(2 a 4)

CATALÁN, Diego, La épica española. Nueva documentación y nueva evaluación, Madrid, Fundación Ramón Menéndez Pidal, 2001

CATALÁN, Diego, El Cid en la historia y sus inventores, Madrid, Fundación Ramón Menéndez Pidal, 2002

CLAVERO, Dolores, Romances viejos de temas épicos nacionales. Relaciones con gestas y crónicas, Madrid, Ediciones del Orto, 1994

MÁRQUEZ VILLANUEVA, Francisco, El concepto cultural alfonsi, Barcelona, E. Bellaterra, 2004.

MARTIN, Georges, Les Juges de Castille. Mentalités et discours historique dans l'Espagne médiévale, Paris, Klincksieck, 1992.

MENÉNDEZ PIDAL, Ramón, Poesía juglaresca y juglares, (7ª ed.) Madrid, Espasa-Calpe, 1975

RICHTHOFEN, Erich von, Estudios épicos medievales, Madrid, Gredos, 1954

SAUGNIEUX, Joël, Berceo y las culturas del siglo XIII, Logroño, Instituto de Estudios Riojanos, 1982

SALVADOR MIGUEL, Nicasio, El mester de clerecia, Madrid, La Muralla, 1973

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00 2011-02-12
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 104 2011-02-12
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 70%; trabalho de investigação: 30%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Nota relativa à Biliografia:
Para além de indicações bibliográficas extensas, as edições aconselhadas possuem, na generalidade, introduções contextualizadoras e interpretativas que devem servir de guia a uma primeira abordagem das obras a que dizem respeito. Bibliografia de maior especificidade será fornecida ao longo do ano lectivo pelo docente da disciplina.
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