Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC075

Literatura Contemporânea de Expressão Francesa

Código: LLC075     Sigla: LCEF

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 4 - 6 52 162
LA 0 Plano Oficial para 2007/2008 3 - 6 52 162
LLC 8 Plano Português e Língua Estrangeira* 2007/2008 2 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar para 2007/2008 2 - 6 52 162
3
Plano Monodisciplinar para 2007/2008 1 - 6 52 162
Perfil de Inglês (Via Ensino) para 2007/2008 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo em conta o enquadramento curricular desta disciplina, é objectivo do seu programa facultar aos estudantes uma perspectiva introdutória da Literatura Francesa do século XX (e inícios do século XXI), chamando a atenção para algumas das principais questões tanto de ordem socio-cultural como estética que foram pautando as mutações desta tão importante quanto projectora literatura europeia.
Essa componente mais teórica do programa será passo a passo acompanhada pela prática de análise e de interpretação de textos literários (excertos e/ou obras integrais), capaz de os relacionar com os respectivos contextos de produção e/ou de recepção.
De acordo com o novo paradigma de formação institucionalizado pela adesão ao Processo de Bolonha, este programa aponta para uma participação acrescida dos estudantes no sentido de estes desenvolverem, a partir das questões levantadas pelos temas/autores propostos, um trabalho de selecção e organização de informações, por meio de pesquisa orientada e com o objectivo final de uma efectiva integração dos conhecimentos.

Programa

1. As vanguardas do início do século XX e seus legados (Guillaume Apollinaire e o Surrealismo);
2. Efeitos literários de problemáticas existenciais (Albert Camus)
3. O romance e a poesia em questão (Nathalie Sarraute e Francis Ponge)
4. Inflexões e/ou conjunções de final de século: entre o “regresso ao eu” e “o prazer do texto” (Marguerite Duras e Pierre Michon)
5. Das vozes francófonas, mediadoras entre mundos ( Assia Djebar eTahar Ben Jelloun)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentação de contextos históricos e reflexão sobre questões de ordem socio-cultural e estética.

Aulas práticas: Análise e discussão dos textos/obras do programa. As aulas práticas comportarão também – em pequeno grupo - uma componente quinzenal de orientação do trabalho continuado dos estudantes.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Exame escrito Exame 2,00 2008-07-31
Elaboração de relatórios de leitura ou de investigação Trabalho escrito 31,00 2008-07-31
Prepaç~ Exame
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de exame Estudo autónomo 73 2008-07-31
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por Lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatórios de leitura ou de investigação -30%; exame - 70%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor
Recomendar Página Voltar ao Topo