Literatura Comparada
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa, dividido em dois grandes momentos, terá como principal objectivo facultar uma introdução histórica, crítica e metodológica ao campo da “Literatura Comparada”, uma disciplina académica com mais de um século de existência, tanto a Ocidente como a Oriente, e que se tem vindo a renovar e a adaptar a sucessivos enquadramentos epistemológicos, culturais e sociais.
Com o propósito de desenvolver as capacidades de reflexão crítica e de abordagem multidisciplinar e intercultural, explorar-se-á a temática do(s) “exílio(s)”, mediante a análise contextualizada e dirigida de textos e/ou de “imagens em movimento”, assinados por autores de diferentes culturas.
De acordo com o novo paradigma de formação a nível do ensino superior, este programa supõe uma participação acrescida dos estudantes, designadamente em termos da organização de um portfolio individual de pesquisas e leituras na área literária e cultural, realizado a partir das questões abordadas em cada um dos pontos, e tendo em conta a especificidade do percurso curricular de cada um dos estudantes.
Programa
1. Literatura Comparada: apresentação crítica de tempos e modos
2. O exílio: da presença do tema como símbolo da condição humana em autores/textos matriciais da cultura ocidental a algumas das suas versões literárias ( e não só) na Europa do século XX.
(No decurso do programa, serão disponibilizados textos de apoio – tanto de teor crítico como de carácter literário - que serão alvo de análise e discussão nas aulas práticas)
Bibliografia Obrigatória
Guillen, Claudio; O Sol dos Desterrados: Literatura e Exílio , Teorema, 2005[1995]
Alegre, Manuel; Rafael, Dom Quixote, 2003
Kundera, Milan; L'Ignorance, Folio /Gallimard, 2003
Bibliografia Complementar
Bassnett, Susan; Comparative Literature. A Critical Introduction , Blackwell, 1993
AAVV; Floresta Encantada. Caminhos da Literatura Comparada , Dom Quixote, 2001
Machado, Álvaro Manuel; Pageaux, Daniel-Henri; Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura , Presença, 2001
Guillen, Claudio; Entre lo uno y lo diverso. Introduccion à la Literatura Comparada , Editorial Crítica
AAVV. Org. Armando Gnisci; Introduccion à la Literatura Comparada, Editorial Crítica, 2002
Said, Edward; Reflections on Exile and Other Essays, Harvard University Press, 2002
Naupert, Cristina; La tematologie comparatiste - entre teoría y prática , Arco/Libros, 2001
Observações Bibliográficas
Outras indicações bibliográficas ( bibliografia principal e complementar) serão fornecidas aos estudantes no decorrer do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: apresentação dos diferentes enquadramentos teóricos e metodológicos do comparatismo; enquadramento do exílio enquanto temática existencial e dos exílios nos seus diversos circunstancialismos históricos.
Aulas práticas: Análise e discussão em torno dos diferentes textos de carácter crítico e/ou literário. As aulas práticas comportarão também uma componente quinzenal de orientação do trabalho de pesquisa e de reflexão dos estudantes, tendo em vista não apenas a organização do seu portfolio pessoal, como a apresentação oral e escrita de um pequeno trabalho de síntese sobre um dos aspectos ou autores ligados ao programa.
Software
Plataforma Webcvista
Datashow
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas comparada
Humanidades > Literatura
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Elaboração de relatórios de investigação/leitura |
Trabalho escrito |
31,00 |
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|
Teste/Exame |
Exame |
2,00 |
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2008-12-20 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
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|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por Lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nas aulas, relatórios de leitura-investigação -40%; exame -60%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor
Observações
É suposto que os alunos tenham competência linguística, pelo menos passiva, a nível do francês, do inglês e do castelhano.
Quando possível, utilizar-se-ão textos em tradução portuguesa.