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Bases de Análise Gramatical_Português

Código: LLC011     Sigla: BAGR_P

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 40 Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 1 - 6 52 162
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


1. Fortalecer as bases de análise gramatical adquiridos ao longo dos Ensinos Básico e Secundário;
2. Adquirir o conhecimento das noções básicas das áreas fundamentais de Fonologia, Morfologia, Morfossintaxe e Sintaxe;
3. Desenvolver técnicas de descrição gramatical (observação, procura de regularidades, generalização a partir dos dados linguísticos).


Programa


1. Noção e âmbito da gramática
2. A Morfologia
2.1. Noção de palavra e de morfema
2.2. Processos morfológicos de formação de palavras
2.3. Processos não morfológicos de formação de palavras
3. Da Morfossintaxe à Sintaxe
3.1. Classes de palavras
3.2. Estrutura de constituintes e categorias sintácticas; selecção categorial
3.3. Relações gramaticais: funções sintácticas e papéis temáticos
3.4. Oração, frase simples, frase complexa
3.5. A coordenação, a subordinação
4. Noções básicas de Fonética e Fonologia
4.1. Consoantes, vogais e semivogais
4.2. Distinção entre fonemas e fones (sons da fala)
4.3. Noção de oposição fonológica distintiva e par mínimo
4.4. O acento; classificação de palavras quanto à acentuação; a regra geral da acentuação em Português

Bibliografia Obrigatória

DUARTE, I.; Língua Portuguesa. Instrumentos de análise, U. Aberta, 2000. ISBN: 972-674-322-2
MATEUS, M. H. et alii; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2003. ISBN: 972-21-0445-4
BECHARA, E.; Moderna Gramática Portuguesa , E. Lucerna, 1999. ISBN: 85-86930-05-9
NEVES, M. H. ; Gramática de Usos do Português, Unesp, 1999. ISBN: 85-7139-288-9
FARIA, I. H. et alii; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996. ISBN: 972-21-1048-9
CUNHA, C. e L. CINTRA; Nova Gramática do Português Contemporâneo, João Sá da Costa, 1984. ISBN: não tem
MATEUS. M. H. e A. Villalva; O Essencial sobre Linguística, Caminho, 2006. ISBN: ISBN972-21-1777-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Teste / exame Exame 6,00 2009-12-20
Preparação de exame Exame 100,00 2009-12-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Duas provas realizadas ao longo do semestre valendo 30% cada uma e exame final-40%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Não se aplica.
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