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Bases de Análise Gramatical_Português

Código: LLC011     Sigla: BAGR_P

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 51 Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 1 - 6 52 162
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Recordar e fortalecer as bases de análise gramatical adquiridas ao longo dos Ensinos Básico e Secundário; familiarizar os estudantes com as noções básicas das áreas fundamentais de Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica Lexical; desenvolver técnicas de observação, de procura de regularidades e de generalização a partir dos dados linguísticos; repensar o âmbito tradicional da gramática.

Programa

1. Noção e âmbito da Gramática
2. Noções básicas de Fonologia
2.1. Distinção entre fonemas e fones (sons da fala)
2.2. Oposição fonológica distintiva e par mínimo
3. Noções básicas de Morfologia e de Semântica Lexical
3.1. Noção de palavra e de morfema
3.2. Significado lexical e relações semânticas
3.3. Processos morfológicos de formação de palavras
4. Da Morfossintaxe à Sintaxe
4.1. Estrutura de constituintes e categorias sintácticas
4.2. Funções sintácticas
4.3. Complementos verbais e adjuntos
4.4. Oração, frase simples, frase complexa
4.5. A coordenação, a subordinação
5. Repensando o âmbito da gramática: para uma noção abrangente e modular de gramática.

Bibliografia Obrigatória

DUARTE, I.; Língua Portuguesa. Instrumentos de análise, U. Aberta, 2000. ISBN: 972-674-322-2
MATEUS, M. H. et alii; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2003. ISBN: 972-21-0445-4
BECHARA, E.; Moderna Gramática Portuguesa , E. Lucerna, 1999. ISBN: 85-86930-05-9
NEVES, M. H. ; Gramática de Usos do Português, Unesp, 1999. ISBN: 85-7139-288-9
FARIA, I. H. et alii; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996. ISBN: 972-21-1048-9
CUNHA, C. e L. CINTRA; Nova Gramática do Português Contemporâneo, João Sá da Costa, 1984. ISBN: não tem
MATEUS. M. H. e A. Villalva; O Essencial sobre Linguística, Caminho, 2006. ISBN: ISBN972-21-1777-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Preparação de exame Exame 100,00 2008-12-20
Teste / exame Exame 6,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Duas provas realizadas ao longo do semestre valendo 30% cada uma e exame final-40%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Não se aplica.
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