Cultura Francesa Contemporânea
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Franceses |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objectivo identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais singularizadores da sociedade francesa, permitindo aos estudantes tomar contacto com dados históricos e culturais relevantes para a compreensão das questões e desafios que se colocam à França dos nossos dias.
Programa
1.A França contemporânea
1.1. Memória patrimonial e desafios presentes
2. A França e a construção da Europa
2.1.A França na Europa e no mundo
2.2.A Francofonia
3.A França multicultural
Bibliografia Obrigatória
AMSELLE, Jean-Loup ; Vers un Multiculturalisme Français. L’empire de la coutume, Flammarion, 2001
RÉMOND, René ; Le XXe siècle, de 1918 à 1995, Fayard, 1996
PHAN, B.; Colonisations et décolonisations françaises depuis 1850, Armand Colin, 1999
CERTEAU, Michel de; La Culture au Pluriel, Éditions du seuil, 1993
GOETSCHEL, P. et E. Loyer ; Histoire Culturelle de la France De la Belle Époque à nos jours, Armand Colin, 2001
SPEAR, Thomas C. et alii; La Culture Française vue d'ici et d'ailleurs, Éditions Karthala, 2002. ISBN: 2-84586-290-3
NADEAU, Jean-Benoît et Julie Barlow; Pas si fous, ces Français! Les français mode d'emploi, Éditions du Seuil, 2005. ISBN: 2-7578-0152-X
ORY, Pascal; Les intellectuels en France, de l’affaire Dreyfus à nos jours, Perrin, 2004
CROZET; Les grandes questions de la société française, Nathan, 2000
DENIAU, X.; La Francophonie, PUF, 2003
Observações Bibliográficas
Sítios com interesse:
www.ambafrance.org
www.gouv.fr
www.histoiredefrance.net
www.histoire.presse.fr
www.lemonde.fr
www.scienceshumaines.fr
www.tv5.org
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1.Blended learning (recurso a plataforma de ensino à distância).
2.Aulas teóricas e práticas
3.Sessões de orientação tutorial
Para além das horas de contacto presencial será promovido o contacto on-line síncrono e assíncrono.
Software
Plataforma Moodle
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
Trabalho |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
73 |
|
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação:
•Exame 60%
•Trabalho 20%
•Participação nas discussões em sala de aula 10%
•Participação nas actividades da plataforma Moodle 10%
Cálculo da classificação final: cálculo ponderado das componentes da avaliação referidas.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Língua de ensino: português e/ou francês.