Teoria do Gosto Literário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Crítica Literária - Português |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Estudar a função da sensibilidade na percepção estética do discurso literário.
2. Desenvolver o conhecimento histórico e sistemático dos mecanismos do gosto literário.
3. Compreender o funcionamento dos critérios de apreciação da Literatura e as condições
da comunicação estético-literária nos planos individual, social e civilizacional.
Programa
1. Aspectos teóricos da sensibilidade
2. Fisiologia e psicologia do gosto
3. O gosto como metáfora estética e literária
3.1. A matriz platónica da beleza ideal
3.2. “Juízo” e “gosto” no Renascimento
3.3. “Bom gosto” e “Belo ideal” no Classicismo
3.4. Gosto e sentimento na Modernidade
4. A comunicação estética
4.1. Estilos e padrões do gosto
4.2. Categorias estéticas: do Belo ao Sublime
4.3. Critérios de apreciação da obra literária
5. Pedagogia do gosto
5.1. Gosto individual e gosto social
5.3. A educação do gosto literário
Bibliografia Obrigatória
Baumgarten, A. G.; Esthétique, Paris: L’Herne, 1988
Bayer, Raymond; História da Estética, Lisboa: Estampa, 1995
Berman, Marshall; Tudo o que É Sólido se Dissolve no Ar: A Aventura da Modernidade, Lisboa: Edições 70, 1989
Brillat-Savarin; Fisiologia do Gosto, Lisboa: Via Occidentalis, 2007
Brugère, Fabienne; Le Goût: Art, Passions et Société, Paris: PUF, 2000
Burke, Edmund; A Philosophical Enquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful, Nova Iorque: Oxford University Press, 1998
Carlos, Luís Adriano; “Fisiologia do Gosto Literário”, introd. a José Emílio-Nelson, A Alegria do Mal, Quasi Edições, 2004
Coelho, Jacinto do Prado; “A Educação do Sentimento Poético”, in A Poesia de Teixeira de Pascoaes seguido de A Educação do Sentimento Poético, Porto: Lello, 1999
Dickie, George; Introdução à Estética, Lisboa: Bizâncio, 2008
Dickie, George; The Century of Taste, Nova Iorque: Oxford University Press, 1996
Dorfles, Gillo; As Oscilações do Gosto: A Arte de hoje entre a Tecnocracia e o Consumismo, Lisboa: Livros Horizonte, 1989
Eco, Umberto; Arte e Beleza na Estética Medieval, Lisboa: Presença, 2000
Eco, Umberto (dir.); História da Beleza, Miraflores: Difel, 2004
Ferry, Luc; Homo Aestheticus: A Invenção do Gosto na Era Democrática, Coimbra: Almedina, 2003
Genette, Gérard; “L’Appréciation Esthétique”, in L’Oeuvre de l’Art: La Relation Esthétique, Paris: Seuil, 1997
Hartmann, Pierre; Du Sublime (De Boileau à Schiller), Estrasburgo: Presses Universitaires de Strasbourg, 1997
Hugo, Victor; “Le Goût”, in Critique, Paris: Robert Laffont, 1985
Hume, David; “Do Padrão do Gosto”, in Ensaios Morais, Políticos e Literários, Lisboa: INCM, 2002
Kant, Immanuel; Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: INCM, 1998
Klein, Robert; “Giudizio et Gusto dans la Théorie de l’Art au Cinquecento”, in La Forme et l’Intelligible, Paris: Gallimard, 1983
Lopes, Óscar; “A Educação do Gosto Literário”, in Uma Arte de Música e Outros Ensaios, Porto: Oficina Musical, 1986
Michaud, Yves; Critères Esthétiques et Jugement de Goût, Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 1999
Michel, Alain; La Parole et la Beauté: Rhétorique et Esthétique dans la Tradition Occidentale, Paris: Albin Michel, 1994
Pina, Álvaro; O Belo como Categoria Estética: Antologia, Lisboa: Livros Horizonte, 1982
Schiller, Friedrich; Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, Lisboa: INCM, 1997
Schiller, Friedrich; Sobre a Educação Estética do Ser Humano numa Série de Cartas e Outros Textos, Lisboa: INCM, 1994
Souriau, Étienne; Les Catégories Esthétiques, Paris: Centre de Docummentation Universitaire, 1966
Townsend, Dabney; Introdução à Estética: História, Correntes, Teorias, Lisboa: Edições 70, 2002
Vários; Antologia de Textos da Questão Coimbrã, ed. Alberto Ferreira e Maria José Marinho, Lisboa: Moraes, 1980
Wellek, René; Conceptos de Crítica Literaria, Caracas: Universidad Central de Venezuela, 1968
Wellek, René; Discriminations: Further Concepts of Criticism, New Haven: Yale University Press, 1971
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário.
Aulas práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas.
Sessões restritas de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado das tarefas a desenvolver pelos alunos, nomeadamente a elaboração de relatórios de leitura ou de trabalhos de investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
104 |
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|
Total: |
104,00 |
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Obtenção de frequência
Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas, nos termos do Art. 9.º do Regulamento de Avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%.
Exame final - 70%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.