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Teoria do Gosto Literário

Código: EPL041     Sigla: TGLIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Crítica Literária - Português

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 11 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 52 162
LLC 6 Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 2 - 6 52 162
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 2 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 2 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 2 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Estudar a função da sensibilidade na percepção estética do discurso literário.
2. Desenvolver o conhecimento histórico e sistemático dos mecanismos do gosto literário.
3. Compreender o funcionamento dos critérios de apreciação da Literatura e as condições
da comunicação estético-literária nos planos individual, social e civilizacional.

Programa

1. Aspectos teóricos da sensibilidade
2. Fisiologia e psicologia do gosto
3. O gosto como metáfora estética e literária
3.1. A matriz platónica da beleza ideal
3.2. “Juízo” e “gosto” no Renascimento
3.3. “Bom gosto” e “Belo ideal” no Classicismo
3.4. Gosto e sentimento na Modernidade
4. A comunicação estética
4.1. Estilos e padrões do gosto
4.2. Categorias estéticas: do Belo ao Sublime
4.3. Critérios de apreciação da obra literária
5. Pedagogia do gosto
5.1. Gosto individual e gosto social
5.3. A educação do gosto literário


Bibliografia Obrigatória

Baumgarten, A. G.; Esthétique, Paris: L’Herne, 1988
Bayer, Raymond; História da Estética, Lisboa: Estampa, 1995
Berman, Marshall; Tudo o que É Sólido se Dissolve no Ar: A Aventura da Modernidade, Lisboa: Edições 70, 1989
Brillat-Savarin; Fisiologia do Gosto, Lisboa: Via Occidentalis, 2007
Brugère, Fabienne; Le Goût: Art, Passions et Société, Paris: PUF, 2000
Burke, Edmund; A Philosophical Enquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful, Nova Iorque: Oxford University Press, 1998
Carlos, Luís Adriano; “Fisiologia do Gosto Literário”, introd. a José Emílio-Nelson, A Alegria do Mal, Quasi Edições, 2004
Coelho, Jacinto do Prado; “A Educação do Sentimento Poético”, in A Poesia de Teixeira de Pascoaes seguido de A Educação do Sentimento Poético, Porto: Lello, 1999
Dickie, George; Introdução à Estética, Lisboa: Bizâncio, 2008
Dickie, George; The Century of Taste, Nova Iorque: Oxford University Press, 1996
Dorfles, Gillo; As Oscilações do Gosto: A Arte de hoje entre a Tecnocracia e o Consumismo, Lisboa: Livros Horizonte, 1989
Eco, Umberto; Arte e Beleza na Estética Medieval, Lisboa: Presença, 2000
Eco, Umberto (dir.); História da Beleza, Miraflores: Difel, 2004
Ferry, Luc; Homo Aestheticus: A Invenção do Gosto na Era Democrática, Coimbra: Almedina, 2003
Genette, Gérard; “L’Appréciation Esthétique”, in L’Oeuvre de l’Art: La Relation Esthétique, Paris: Seuil, 1997
Hartmann, Pierre; Du Sublime (De Boileau à Schiller), Estrasburgo: Presses Universitaires de Strasbourg, 1997
Hugo, Victor; “Le Goût”, in Critique, Paris: Robert Laffont, 1985
Hume, David; “Do Padrão do Gosto”, in Ensaios Morais, Políticos e Literários, Lisboa: INCM, 2002
Kant, Immanuel; Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: INCM, 1998
Klein, Robert; “Giudizio et Gusto dans la Théorie de l’Art au Cinquecento”, in La Forme et l’Intelligible, Paris: Gallimard, 1983
Lopes, Óscar; “A Educação do Gosto Literário”, in Uma Arte de Música e Outros Ensaios, Porto: Oficina Musical, 1986
Michaud, Yves; Critères Esthétiques et Jugement de Goût, Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 1999
Michel, Alain; La Parole et la Beauté: Rhétorique et Esthétique dans la Tradition Occidentale, Paris: Albin Michel, 1994
Pina, Álvaro; O Belo como Categoria Estética: Antologia, Lisboa: Livros Horizonte, 1982
Schiller, Friedrich; Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, Lisboa: INCM, 1997
Schiller, Friedrich; Sobre a Educação Estética do Ser Humano numa Série de Cartas e Outros Textos, Lisboa: INCM, 1994
Souriau, Étienne; Les Catégories Esthétiques, Paris: Centre de Docummentation Universitaire, 1966
Townsend, Dabney; Introdução à Estética: História, Correntes, Teorias, Lisboa: Edições 70, 2002
Vários; Antologia de Textos da Questão Coimbrã, ed. Alberto Ferreira e Maria José Marinho, Lisboa: Moraes, 1980
Wellek, René; Conceptos de Crítica Literaria, Caracas: Universidad Central de Venezuela, 1968
Wellek, René; Discriminations: Further Concepts of Criticism, New Haven: Yale University Press, 1971

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário.
Aulas práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas.
Sessões restritas de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado das tarefas a desenvolver pelos alunos, nomeadamente a elaboração de relatórios de leitura ou de trabalhos de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 104
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas, nos termos do Art. 9.º do Regulamento de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%.
Exame final - 70%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
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