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Literatura Portuguesa do Barroco e do Neoclassicismo

Código: EPL028     Sigla: LPBNEO

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 -
2
EPL 16 Plano Oficial em Vigor 2 - 6 -
LLC 6 Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 2 - 6 -
3
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 2 - 6 -
3
Plano Monodisciplinar - Espanhol 3 - 6 -
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 2 - 6 -
3
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 2 - 6 -
3
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Conhecer e problematizar algumas das obras literárias mais significativas do Barroco e do Neoclassicismo em Portugal;
2. Identificar e caracterizar os fundamentos teóricos e as práticas estético-literárias desenvolvidas ao longo dos séculos XVI-XVIII;
3. Aplicar correctamente os instrumentos teóricos fundamentais para a análise crítica de textos literários de natureza lírica e narrativa;
4. Produzir, no plano da análise e do comentário, um discurso crítico fundamentado.


Programa

1. A estética barroca e os conceitos de «agudeza» e «engenho»: os «códigos» e as práticas.

1.1. As Obras Métricas (1665) de D. Francisco Manuel de Melo.
1.2. A Fénix Renascida e o Postilhão de Apolo.
1.3. António Vieira e a oratória sacra.


2. Reacção neoclássica e teoria do «bom gosto».

2.1. Luís António Verney e o Verdadeiro Método de Estudar (1746)
2.2. Teorização e prática «arcádica».
2.2.1. Correia Garção, António Dinis da Cruz e Silva, Domingos Reis Quita e Manuel de Figueiredo.

Bibliografia Obrigatória

Poesia maneirista (apres. crítica e notas de Isabel Almeida, Ed. Comunicação, 1998
MARQUES, João Francisco; A Parenética portuguesa e a Restauração (1640-1668), INIC, 1989
VISTARINI, António Bernat; Francisco Manuel de Melo (1608-1666). Textos y contextos del Barroco peninsular, Palma, 1992
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar; Escavações de arqueologia literária II: a Grinalda de Apolo, cancioneiro inédito de Cristóvão Alão de Morais, Diacrítica, nº 10 (1995), pp. 563-569, 1995
MENDES, Margarida Vieira; A oratória barroca de Vieira, Caminho, 1989
AA.VV; Vieira Escritor , Cosmos, 1997
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar; Camões: labirintos e fascínios, Cotovia, 1994
VIEIRA, António; Sermões, Lello & Irmão, s/d
AA.VV; estudos introdutórios a Obras Métricas de D. Francisco Manuel de Melo , IPLB, 2006
MARAVALL José António; La Cultura del Barroco, Arial, 1983
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar; Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa, Centro de Estudos Românicos, 1975
Poetas do período Barroco (int. e org. de Maria Lucília Gonçalves Pires, Duarte Reis, 2003
VERNEY, Luís António; Cartas sobre Retórica e Poética (int. de M. Lucília Gonçalves Pires), , Presença, 1991
GARÇÃO, P. A. Correia; Obras completas , Sá da Costa, 1982-1983
MELO, D. Francisco Manuel de (ed. coordenada por Maria Lucília Gonçalves Pires e José Adriano de Freitas Carvalho; Obras Métricas , IPLB, 2006
VIEIRA, António; Obras completas , Sá da Costa, 1945-1946
EGIDO, Aurora; De la mano di Artemia. Literatura, emblemática, Mnemotecnia y arte en el siglo de Oro,, José J. de Olañeta, editor y Universitat de les Illes Balears, 2004
PIRES, Maria Lucília Gonçalves; Xadrez de palavras. Estudos de literatura barroca, Cosmos, 1996
CASTRO, Aníbal Pinto de; Retórica e Teorização Literária em Portugal do Humanismo ao Neoclassicismo,, Imprensa da universidade, 1973
CASTRO, Aníbal Pinto de; Os códigos poéticos em Portugal do Renascimento ao Barroco. Seus fundamentos. Seus conteúdos. Sua evolução., Revista da Universidade de Coimbra, 31 (1985), pp 505-531, 1985
CASTRO, Aníbal Pinto de; La teoria poética e la formazione letteraria dei codici del Barroco portoghese», Italienisch-europaisch Kulturbeziehungen im Zeitalter des Barok, pp. 317-329, Stauffenburg Verlag, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos, análise de texto, acompanhamento personalizado dos alunos com vista ao desenvolvimento das suas capacidades de escrita e de investigação.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00
Elaboração de relatórios de leitura ou trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação do exame Estudo autónomo 73
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP.
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