Introdução à Cultura Portuguesa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais - Portugueses |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos:
Em abordagem interdisciplinar, propiciar informação rigorosa, detalhada e de síntese, bem como problematização crítica e sensibilização, relativamente a alguns dos principais e recorrentes temas de cultura portuguesa, diacronicamente considerada. Como vector principal do programa fornecer-se-ão consistentes quadros evolutivos e explicativos da mitogenia e auto-representações historiográficas que os portugueses foram fazendo de si mesmo e da sua identidade colectiva ao longo do tempo.
Competências e resultados de aprendizagem:
Os discentes devem ficar capazes de: a) explicar o papel dos historicismos romântico e positivista na fixação dos nossos conceitos contemporâneos de «nação» e «cultura nacional»; b) explicar, à luz das fontes, as características do providencialismo histórico português de Antigo Regime; c) explicar a passagem oitocentista do «sebastianismo» do domínio da crença para o domínio da história literária e da história da cultura.
Programa
I - Do conceito de «cultura» à «Cultura Portuguesa».
Os historicismos romântico e positivista perante a questão das raízes e originalidade da
Cultura Portuguesa.
II - A construção da memória histórica oficial do Reino: da reconquista e da fixação do mito fundador de Ourique à justificação da expansão.
III - Do projecto imperial joanino ao projecto imperial sebástico.
A Coroa, a formação de competências e os Descobrimentos. A expansão, a cultura do Humanismo Renascimental e a modelação das mentalidades. Conjuntura ideológica pós-tridentina.
IV - Da crise do Império ao Quinto Império (de A. Vieira a F. Pessoa)
Alcácer Quibir e a génese do sebastianismo.
Dos domínios da crença aos domínios literário e culturológico.
Bibliografia Obrigatória
BELCHIOR, Maria de Lourdes ; Os homens e os livros - II, Séculos XIX e XX, Verbo, 1980.
BRAGA, Teófilo ; A Pátria Portugueza. O Território e a Raça, Chardron, 1894.
DIAS, Jorge ; Os Elementos Fundamentais da Cultura Portuguesa, I.N.C.M, 1985.
CLEMENTE, Manuel; Portugal e os portugueses, Assírio e Alvim, Lisboa, 2008. ISBN: 978-972-37-1322-0
COELHO, Jacinto do Prado ; Originalidade da literatura portuguesa, ICP, 1977.
CUNHA, Paulo Ferreira da; Lusofilias, Caixotim, Porto, 2005. ISBN: 972-8651-538
FRANÇA, José-Augusto ; O Romantismo em Portugal, , Livros Horizonte, 1993
HERCULANO, Alexandre ; História de Portugal, Bertrand, 1980
LEAL, João ; Etnografias Portuguesas (1870-1970). Cultura popular e Identidade Nacional, Dom Quixote, 2000
LOURENÇO, Eduardo ; Le Labyrinthe de la Saudade, Ed. Sagres-Europa, 1987
LOURENÇO, Eduardo ; Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade, Gradiva, 1999
MARTINS, J. P. Oliveira ; História de Portugal, Bertrand, 1879.
MARINHO, Maria de Fátima ; Um poço sem fundo. Novas reflexões sobre Literatura e História, Campo das Letras, 2005
MATTOSO, José ; A Identidade Nacional, Gradiva, 2001
PIRES, António Manuel Bettencourt Machado ; A ideia de decadência na Geração de 70, 1980
PIRES, António Manuel Bettencourt Machado; D. Sebastião e o Encoberto. Estudo e Antologia, F. C. Gulbenkian, Lisboa, 1982
RAMOS, Rui (Coord.); História de Portugal, Esfera dos Livros, Lisboa, 2010. ISBN: 978-989-626-139-9
RIBEIRO, Orlando ; Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, , Sá da Costa, 1991
SANTOS, Boaventura Sousa ; Pela Mão de Alice. O Social e o Político na Pós-Modernidade, Afrontamento, 1994
TORGAL, Luìs Reis, José Amado MENDES, Fernando CATROGA ; História da História em Portugal, Séculos XIX-XX, Temas e Debates, 1998
Observações Bibliográficas
Pressupõe-se indicação bibliográfica detalhada ao longo da leccionação.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos, análise crítica de fontes e textos \ base, acompanhamento personalizado dos alunos com vista ao desenvolvimento das suas capacidades de escrita e de investigação.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos europeus > Estudos portugueses
Humanidades > História
Ciências Sociais > Estudos culturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Exame escrito |
Exame |
2,00 |
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Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
73 |
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Total: |
73,00 |
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Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor