Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EPL012

História do Teatro Português - de Garrett ao Teatro Contemporâneo

Código: EPL012     Sigla: HTP_GC

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 7 Plano Oficial para 2007/2008 1 - 6 -
2
LLC 11 Plano Português e Língua Estrangeira* 2007/2008 2 - 6 -
3
Plano Bidisciplinar para 2007/2008 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordagem da escrita portuguesa para teatro do romantismo aos nossos dias, em diálogo com as tradições e experiências teatrais europeias e mundiais.

Programa

1. Garrett e a renovação do teatro português: Frei Luís de Sousa.
2. Teatro simbolista em Portugal: António Patrício, Pedro, o Cru.
3. Modernismo: de O Marinheiro de Fernando Pessoa ao teatro idealizado por Mário de Sá-Carneiro.
4. Teatro e interrogação ética: de Raul Brandão a Natália Correia.
5. Teatro e experimentação: de Almada Negreiros a António Pedro.
6. Teatro e absurdo: de António Torrado a Gonçalo M. Tavares.
7. Pós-modernidade?: de Carlos J. Pessoa a José Maria Vieira Mendes.

Bibliografia Obrigatória

AA.VV.; Manual de Teatro, Temas e Debates, 1999
BORIE, Monique, ROUGEMONT, Martine de, e SCHERER, Jacques; Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht, Gulbenkian, 1996
CRUZ, Duarte Ivo; História do Teatro Português, Verbo, 2001
OLIVEIRA, Fernando Matos; Teatralidades. 12 Percursos pelo território do espectáculo, Angelus Novus, 2003
REBELLO, Luiz Francisco; Breve História do Teatro Português, Publicações Europa-América, 2000
SARRAZAC, Jean-Pierre; O Futuro do Drama, Campo das Letras, 2002
SENA, Jorge de; Do Teatro em Portugal, Edições 70, 1988

Observações Bibliográficas

Além desta bibliografia introdutória, serão fornecidas em aula bibliografias específicas de cada matéria do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Exame escrito Exame 2,00 2008-07-31
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00 2008-05-30
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de exame Estudo autónomo 73 2007-07-31
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

Observações

Língua de ensino: Português.
O horário de atendimento será combinado com os alunos.
Recomendar Página Voltar ao Topo