Cultura Portuguesa da Época dos Descobrimentos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais - Portugueses |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Aceder a dados fundamentais de carácter histórico, cultural e social que contribuíram para configurar o modo específico do «ser português» e da sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal.
2. Reflectir criticamente sobre testemunhos das viagens de descobrimento e problematizar a visão do Outro que neles se patenteia.
3. Situar a participação do Portugal de quinhentos no processo de abertura do Ocidente às outras civilações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.
Programa
DESCOBRIMENTOS E LITERATURA DE VIAGENS
1. A literatura de viagens como fenómeno de cultura.
1.1. Viagens e viajantes: tipologias, motivações, condicionalismos;
1.2. A viagem como evasão.
2. Do imaginário ao real nos fins da Idade Média.
2.1. As viagens «maravilhosas» do Infante D. Pedro de Portugal;
2.2. As viagens de Marco Polo, ou a descoberta do Oriente na Idade Média.
3. Da consagração do real à visão dum mundo.
3.1. Uma matriz para uma literatura de descobrimento: o Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia;
3.2. A descoberta e a revelação de um mundo novo: a Carta de Pêro Vaz de Caminha;
3.3. O Oriente e o Ocidente em diálogo: a Verdadeira Informação das terras do Preste João, do Pe. Francisco Álvares, e o Itinerário da Índia a Portugal por terra, de António Tenreiro.
4. O português e os mares: os desastres e os sucessos.
4.1. Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação: autobiografia e relato de aventuras;
4.2. A História trágico-marítima: narrativas de proveito e exemplo.
Bibliografia Obrigatória
ÁLVARES, Francisco; Verdadeira informação das terras do Preste João das Índias, Europa-América, 1989
BRITO, Bernardo Gomes de (comp.); História Trágico-marítima, Editorial Sul, 1955-56 (edição de António Sérgio)
CAMINHA, Pêro Vaz de; Carta a D. Manuel I, Livros de Portugal, 1943 (edição de Jaime Cortesão)
GÓMEZ DE SANTISTEBAN; Libro del Infante D. Pedro de Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, 1962
PINTO, Fernão Mendes; Peregrinação, Lello & Irmão, 1984 (edição de Aníbal Pinto de Castro)
POLO, Marco; O Milhão, Editora Educação Nacional, 1944
TENREIRO, António; Itinerário: em que se contém como da Índia veio por terra a estes reinos de Portugal, Estampa, 1980
VELHO, Álvaro; Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia, Faculdade de Letras do Porto, 1999 (edição de José Marques)
AA. VV.; Viagens dos Descobrimentos, Editorial Presença, 1983 (Organização, introdução e notas de José Manuel Garcia)
Bibliografia Complementar
AA.VV.; Invitación al viaje, Junta de Extremadura, 2006 (coord. de María Luisa Leal, María Jesús Fernandez e Ana Belén García Benito)
AA. VV.; Voyager à la Renaissance. Colloque de Tours, 1983, Editions Maisonneuve et Larose, 1987
BROC, Numa; La géographie de la Renaissance (1420-1620), Les Éditions du C.T.H.S., 1986
CASTRO, Aníbal Pinto de; «Introdução» a «Peregrinação», de Fernão Mendes PINTO, Lello & Irmão, 1984
CARVALHO, José Adriano; FONSECA, Luís Adão da; A descoberta do oceano: saga e memória (séc. XI-XVI), Banco Português do Atlântico, 1993
CORREIA, Margarida Sérvulo; As viagens do Infante D. Pedro, Gradiva, 2000
CRISTÓVÃO, Fernando; Condicionantes culturais da literatura de viagens: estudos e bibliografias, Cosmos, 1999
GRAÇA, Luís; A visão do Oriente na literatura portuguesa de viagens: os viajantes portugueses e os itinerários terrestres (1560-1670) , Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983
MARGARIDO, Alfredo; «Os relatos de naufrágios na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto», Difel, 1991 (in «Estudos Portugueses. Homenagem a Luciana Stegnano Picchio», pp. 987-1024.)
PINTO, João Rocha; A viagem, memória e espaço: a literatura portuguesa de viagens. Os primeirosrelatos de viagem ao Índico (1497-1560), Livraria Sá da Costa, 1989
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos (literários e não literários) e outros «documentos de época».
Palavras Chave
Humanidades > História
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos sobre a Renascença
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2008-05-30 |
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2008-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
2008-07-30 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.