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Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I

Código: CL026     Sigla: TCOE1

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 29 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 -
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 -
Plano Oficial para 2007/2008 3 - 6 -
LA 33 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 1 - 6 -
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 1 - 6 -
LLC 151 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 1 - 6 -
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 1 - 6 -
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 -
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 -
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 1 - 6 -
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 1 - 6 -
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 1 - 6 -
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 -
Plano Monodisciplinar - Francês 1 - 6 -
Plano Monodisciplinar - Inglês 1 - 6 -
Plano Monodisciplinar - Espanhol 1 - 6 -
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 -
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 1 - 6 -
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 1 - 6 -
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 1 - 6 -
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 1 - 6 -
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 1 - 6 -
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 1 - 6 -
Perfil de Inglês (Via Ensino) para 2007/2008 3 - 6 - -
LRI 42 Plano Oficial 1 - 6 -
Pl. Oficial - com Minor História 1 - 6 -
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 1 - 6 -
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 1 - 6 -
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 1 - 6 -
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conceber a Língua Portuguesa como uma maneira de aceder a outras formas de pensar, a outras formas de representar o mundo e as relações humanas;
- Reflectir sobre os valores formativo-cognitivo e afectivo da língua materna;
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a actuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.

Programa

Comunicação:
- Acto comunicativo – acto interactivo
- Componentes do acto comunicativo
- Factores condicionantes do acto comunicativo
- As funções da comunicação
- Material semiótico: verbal, paraverbal e não verbal
- Comunicação interlocutiva e monolocutiva

Comunicação e expressão oral:
- Especificidade do modo oral (co-presença dos interlocutores; forte dependência contextual; mobilização de diferentes tipos de elementos semióticos)
- Do discurso espontâneo ao discurso preparado
- Algumas técnicas de comunicação: o relato; a apresentação/exposição; o debate;

Comunicação e expressão escrita:
- Especificidade do modo escrito (etapas do processo redaccional: planificação; textualização; revisão)
- Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, conexão
- Estrutura de alguns textos académicos: a recensão; o relatório; o resumo; a síntese; a dissertação; o comentário;

Texto e discurso:
- A multiplicidade e a funcionalidade dos géneros discursivos
- A heterogeneidade composicional dos textos
- Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa

Enunciação:
- Enunciado vs Frase
- a enunciação na língua – directa, diferida, relatada (discurso relatado – directo, directo livre, indirecto, indirecto livre, evocado, híbrido, narrativizado)
- modalização do discurso (modalização da enunciação e modalização do enunciado; subjectividade explícita/implícita; subjectividade avaliativa – quantitativa, qualitativa, axiológica; subjectividade lógica; subjectividade afectiva)
- variação diatópica ou regional, variação diastrática ou social, variação diafásica ou situacional
- variedades da língua; principais divisões dialectais do português contemporâneo
- registos de língua (cuidado, corrente, familiar, popular)

Sintaxe:
- frase simples (ordem directa, inversão, elipse)
- frase complexa (coordenação e subordinação)
- termos integrantes da oração
- verbos regulares e irregulares (tempos, modos, voz – seus valores)
- pontuação

Morfologia:
- palavra e morfema
- morfemas gramaticais e lexicais
- formação de palavras (composição e derivação – sufixação e prefixação)

Lexicologia:
- enriquecimento do léxico – conversão ou derivação imprópria, acronímia, sigla, abreviatura, amálgama, empréstimos, estrangeirismos, extensão metafórica
- relações lexicais – antonímia, sinonímia, hiperonímia, hiponímia, holonímia, meronímia, polissemia.

Bibliografia Obrigatória

Adam, Jean-Michel; Éléments de Linguistique Textuelle, Liège, Mardaga, 1990. ISBN: 2-87009-440-X
Adam, Jean-Michel; Les textes: types et prototypes, Paris: Nathan, 1992
Adam, Jean-Michel; Linguistique textuelle. Des gentes de discours aux textes, Paris: Nathan, 1999. ISBN: 2-09-190840-1
Bassolds, M. e Torrent, A.; Modelos textuales: teoria y práctica, 1997
Cintra, L. e Cunha, C.; Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Sá da Costa, 1984
Figueiredo, O. e Figueiredo, E.; Dicionário Prático para o Estudo do Português, Porto: Asa , 2003
Mateus, M.H.M. et al.; Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 2003. ISBN: 972-21-0445-4 (5ªed. revista e aumentada)
Vilela, M.; Gramática da Língua Portuguesa, Coimbra: Almedina, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas;
Aulas práticas com apoio de uma plataforma electrónica de aprendizagem (e-learning) que permitirá aos alunos aplicar e avaliar os seus conhecimentos ao longo do semestre;
Orientação dos alunos na realização de pequenos trabalhos de exploração da expressão escrita e oral em português.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame final Exame 2,00 2009-06-06
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho Trabalho escrito 51,00 2009-06-06
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de exame Estudo autónomo 53 2009-06-06
Total: 53,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Nota positiva no exame final e na avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A combinar com os alunos no início do semestre tendo em conta as normas em vigor na FLUP

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português
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