Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conceber a Língua Portuguesa como uma maneira de aceder a outras formas de pensar, a outras formas de representar o mundo e as relações humanas;
- Reflectir sobre os valores formativo-cognitivo e afectivo da língua materna;
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a actuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.
Programa
Comunicação:
- Acto comunicativo – acto interactivo
- Componentes do acto comunicativo
- Factores condicionantes do acto comunicativo
- As funções da comunicação
- Material semiótico: verbal, paraverbal e não verbal
- Comunicação interlocutiva e monolocutiva
Comunicação e expressão oral:
- Especificidade do modo oral (co-presença dos interlocutores; forte dependência contextual; mobilização de diferentes tipos de elementos semióticos)
- Do discurso espontâneo ao discurso preparado
- Algumas técnicas de comunicação: o relato; a apresentação/exposição; o debate;
Comunicação e expressão escrita:
- Etapas do processo redaccional: planificação; textualização; revisão
- Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, conexão
- Estrutura de alguns textos académicos: a recensão; o relatório; o resumo; a síntese; a dissertação; o comentário;
Texto e discurso:
- A multiplicidade e a funcionalidade dos géneros discursivos
- A heterogeneidade composicional dos textos
- Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa
Enunciação:
- Enunciado vs Frase
- a enunciação na língua – directa, diferida, relatada (discurso relatado – directo, directo livre, indirecto, indirecto livre, evocado, híbrido, narrativizado)
- modalização do discurso (modalização da enunciação e modalização do enunciado; subjectividade explícita/implícita; subjectividade avaliativa – quantitativa, qualitativa, axiológica; subjectividade lógica; subjectividade afectiva)
- registos de língua (cuidado, corrente, familiar, popular)
Sintaxe:
- frase simples (ordem directa, inversão, elipse)
- frase complexa (coordenação e subordinação)
- termos integrantes da oração
- verbos regulares e irregulares (tempos, modos, voz – seus valores)
- pontuação
Morfologia:
- palavra e morfema
- morfemas gramaticais e lexicais
- formação de palavras (composição e derivação – sufixação e prefixação)
Lexicologia:
- enriquecimento do léxico – conversão ou derivação imprópria, acronímia, sigla, abreviatura, amálgama, empréstimos, estrangeirismos, extensão metafórica
- relações lexicais – antonímia, sinonímia, hiperonímia, hiponímia, holonímia, meronímia, polissemia.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas;
Aulas práticas com apoio de uma plataforma electrónica de aprendizagem (e-learning) que permitirá aos alunos aplicar e avaliar os seus conhecimentos ao longo do semestre;
Orientação dos alunos na realização de pequenos trabalhos de exploração da expressão escrita e oral em português.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Actividades de expressão oral e escrita |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2008-05-30 |
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2008-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
2008-07-31 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Nota positiva no exame final e na avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
A combinar com os alunos no início do semestre tendo em conta as normas em vigor na FLUP
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: Português