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Semântica Lexical

Código: CL021     Sigla: SEMLEX

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 16 Plano Oficial - Variante de Linguística 2 - 6 4
LLC 10 Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 2 - 6 4
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 2 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 2 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 2 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: 1. Conhecer os princípios da Semântica Lexical. 2. Analisar diferentes dimensões do significado das estruturas léxicas e os mecanismos da sua organização. 3. Descrever a estrutura das unidades léxicas. 4. Determinar as principais relações de significado das estruturas léxicas. 5. Apreender os processos de variação e mudança do significado léxico.

Programa

1. Delimitação do conceito de Semântica Lexical
1.1. O objecto da Semântica Lexical
1.2. Unidades de análise da Semântica Lexical
1.3. Relação entre Semântica Lexical e outras áreas da Linguística
2.Significado lexical
2.1. Tipos de significado
2.2. Dimensões do significado: significado, referência, intensão, extensão, denotação, conotação
2.3. Ambiguidade
2.4. Vagueza
3. Organização significado lexical - várias propostas
3.1. Análise sémica
3.2. Análise componencial
3.3. Semântica cognitiva/teoria do protótipo
3.5. Teoria dos postulados de significado
4. Análise das estruturas léxicas
4.1. Relações paradigmáticas e sintagmáticas
4.2. Relações paradigmáticas e campos lexicais/semânticos
4.3. Relações sintagmáticas e solidariedades lexicais/colocações
5. Relações de significado
5.1. Sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, meronímia, holonímia
5.2. Polissemia e homonímia
6. Variação e mudança do significado léxico

Bibliografia Obrigatória

Aitchinson, Jean; Words in the mind: An introduction to mental lexicon, Blackwell, 2003. ISBN: 978-0631232438
Bidermann, Maria Tereza C; Teoria linguística, Martins Fontes, 2001. ISBN: 85-336-1417-9
Cruse, Alan D; Meaning in Language. An Introduction to Semantics and Pragmatics, Oxford University Press, 2004. ISBN: 978-0199263066
Jackendoff, Ray ; The Architecture of Language Faculty, The MIT Press , 1996. ISBN: 978-0262600255
Keith, Alan; Natural Language Semantics, Blackwell, 2001. ISBN: 978-0631192978
Lakoff, George; Women, Fire, and Dangerous Things: What Categories Reveal about the Mind, 978-0226468037 , 1987. ISBN: University of Chicago Press
Lopes, Ana Cristina Macário; Rio-Torto, Graça; Semântica, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1878-1
Mateus, Maria Helena Mira et al.; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2003. ISBN: 972-21-0445-4
Miller, George A; The Science of Words, Freeman & Company, 1996. ISBN: 978-0716760160
Olano, Concepción Ataola; Lexicología y Semántica Léxica, Ediciones Académicas, 2004. ISBN: 84-96062-45-7
Sandmann, António; Competência lexical: produtividade, restrições e bloqueio, Editora da UFPR, 1991. ISBN: 85-86957-02-X
Sanromán, Álvaro Iriarte; A Unidade Lexicográfica. Palavras, Colocações, Frasemas, Pragmatemas, Universidade do Minho, 2001. ISBN: 972-98621-5-X
Urs, Egli Pause, Peter E.; Schwarze, Christoph ; Lexical knowledge in the organization of language, Benjamins Publishing Company, 1995. ISBN: 978-1556195686
Vilela, Mário; Estudos de Lexicologia do Português, Almedina, 1994. ISBN: 972-40-0767-7

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Semântica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Teste escrito Exame 2,00
Teste escrito Exame 2,00
Trabalho de pesquisa / estudo Trabalho escrito 102,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75%, salvo nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída: 1º teste escrito: 40%; 2º teste escrito: 40%; trabalho: 20%.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
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